Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Tecnologia reforçou a ligação entre escola e família

Tecnologia reforçou a ligação entre escola e família
Share it:
Kinderpedia Portugal organizou webinar “Relação Escola-Família: Indicador de sucesso e felicidade para os nossos filhos”
Tecnologia reforçou a ligação entre escola e família
A Kinderpedia, empresa com solução completa de comunicação e gestão para a educação nas escolas, promoveu um webinar focado na relação entre escola e família, abordando as mais-valias desta ligação e da tecnologia para o futuro dos estudantes.

Rui Pires, presidente da Fapoestejo (Federação Associações Pais do Oeste, Lezíria Tejo e Médio Tejo) e membro da CONFAP (Confederação Nacional de Associações de Pais), foi o convidado deste webinar. Começou por assinalar que “a ligação entre a família e a escola é essencial”, dando o exemplo da própria Fapoestejo, que “representa três comunidades intermunicipais e onde existe menos abandono escolar é no Médio Tejo. É uma zona mais interior, onde há menos e, por isso, existe uma proximidade muito grande da família com a escola e vice-versa”.

Filipa Lemos Cristina, Country Manager da Kinderpedia Portugal, acrescentou que “há vários psicólogos que defendem que as relações colaborativas entre escola e família são, de facto, um meio para promover o sucesso e o bom desempenho dos alunos”. Para melhorar esta relação, Rui Pires assinala que é necessário que haja “respeito”, incluindo a nível parental entre ambas as partes. “Temos que reeducar”.

Sobre o papel da tecnologia, Rui Pires refere que esta “demorou muito tempo a entrar na escola” e “veio dar uma grande resposta a todas estas questões sociais que vivemos”, criando “uma ligação muito forte com as famílias”. “A tecnologia é primordial e não vai deixar as nossas escolas”, alertando para a necessidade de recursos nas escolas, como boa internet. Sobre a literacia digital, “temos todos que aprender a trabalhar bem com estas ferramentas e a escola é, de facto, um espaço que nos pode ajudar a desenvolver essa mesma competência”, referiu também Filipa Lemos Cristina.

Abordou-se também o papel da empatia e Rui Pires assinalou a importância de haver um bom ambiente na escola: “Acredito no conceito de escola feliz porque, sem essa escola feliz, a aprendizagem perde-se”, num contexto em que “é essencial escutar as nossas crianças e jovens”. “A escola tem de ser desafiante e a escola, no seu todo, é o elo principal da nossa sociedade”, afirmou.

O webinar “Relação Escola-Família: Indicador de sucesso e felicidade para os nossos filhos” está integrado num conjunto de webinares promovidos pela Kinderpedia Portugal, que, mensalmente, organiza uma sessão dedicada a um tema. A educação e a tecnologia são os dois pilares essenciais nestas sessões, que estão disponíveis na página de Facebook da Kinderpedia Portugal.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: