Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Electronic IDentification explica como evitar o spoofing facial, um tipo de fraude de identidade

Electronic IDentification explica como evitar o spoofing facial, um tipo de fraude de identidade
Share it:
  • O spoofing facial consiste em imitar ou utilizar a cara de outra pessoa para falsificar a sua identidade e é uma das formas mais comuns de fraude de identidade bancária.
  • A eID apresenta a solução SmileID, que utiliza um sistema de identificação facial por streaming de vídeo com recurso ao sorriso dos utilizadores.
A Electronic IDentification (eID), líder europeia em soluções de identificação por vídeo e Assinatura Digital Qualificada, alerta hoje para o spoofing facial, explicando o que é e como o pode identificar e evitar.

A fraude de identidade na Internet é uma prática que tem vindo a crescer nos últimos anos. Há diversas táticas e técnicas utilizadas atualmente pelos criminosos, muitas delas através do e-mail ou de um computador, mas existem também outras menos conhecidas pelo público e pelas empresas, porém mais perigosas. Um dos exemplos destas é o chamado spoofing facial, que consiste em imitar ou utilizar a cara de alguém, com uma fotografia ou vídeo, para fingir ser essa pessoa e enganar os sistemas de controlo de identificação biométrica facial.

Com o aumento de ciberataques como phishing e deepfake, devemos tentar compreender melhor o que é o spoofing facial e como nos podemos proteger destes ataques.

Como prevenir um ataque de spoofing facial

Ao integrar novos clientes, as empresas seguem um processo chamado KYC (Know Your Customer) para verificar a sua identidade e autenticar que são quem afirmam ser, bem como conseguir uma prova de vida.

Quando isto é feito fisicamente, um agente compara os dados do documento de identificação com a identidade de quem o apresenta. Quando este processo decorre em ambiente online (Onboarding Digital), idealmente deve estar em conformidade com os mais rígidos regulamentos Anti-Money Laundering (AML), para que possa acontecer da mesma forma que presencialmente.

Neste sentido, a prova de vida online por streaming de vídeo é o método mais seguro e eficaz para detetar o spoofing, porque permite:
  • Certificar-nos de que a pessoa não está a ser forçada e manter a integridade dos dados;
  • Detetar deepfakes;
  • Evitar a utilização de selfies e imagens que não estão em conformidade com os regulamentos KYC e AML;
Ser realizado através de identificação biométrica facial, um método ainda mais seguro que o presencial.

SmileID, a solução que evita o spoofing

Como resposta a esta ameaça, a eID apresenta o SmileID, a solução mais completa e avançada do mercado para detetar falsificações de identidade. Com recurso a Inteligência Artificial (IA) e machine learning, o sistema de identificação facial do SmileID baseia-se nos sorrisos dos utilizadores e é muito simples de utilizar, funcionando em qualquer dispositivo móvel, computador ou até em lojas e escritórios.

Assim que a comparação biométrica ou os testes de prova de vida anteriores sejam aprovados, o SmileID é executado em tempo real em todos as imagens de vídeo analisadas e garante que a pessoa diante da câmara é realmente quem afirma ser e detém as suas capacidades plenas.

A eID disponibiliza uma demonstração gratuita do SmileID que pode ser solicitada aqui.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: