Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute inaugurado no campus de Carcavelos

Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute inaugurado no campus de Carcavelos
Share it:
Nova SBE pretende desenvolver um centro líder para o Empreendedorismo na Europa
A Nova SBE, a Fundação Alfredo de Sousa e a Fundação Haddad inauguram hoje o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, um novo espaço no campus de Carcavelos, que nasce com a missão de se tornar um centro líder em Empreendedorismo na Europa.

O empreendedorismo está presente no ADN da Nova SBE desde sempre. Com a mudança da escola para Carcavelos, intensificaram-se os movimentos de estruturação e consolidação de um verdadeiro hub para empreendedores. Ao longo dos últimos três anos, a Nova SBE lecionou e trabalhou programas específicos de empreendedorismo com mais de mil alunos e desenvolveu projetos em colaboração com várias universidades parceiras em todo o mundo, desde a Insper, no Brasil, à London School of Economics. Através do ecossistema de empreendedorismo a escola acelerou mais de 200 startups e incubou outras 70 que angariaram mais de 50M€ e criaram mais de 300 empregos.

A Nova SBE antecipou assim uma estrutura orgânica de conhecimento, partilha e colaboração que está pronta a dinamizar o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, um local aberto às mentes idealizadoras e fazedoras que foi possível erguer com o apoio financeiro da Fundação Haddad.

Neste espaço pretende-se agora imprimir um novo ritmo à inovação, aprendizagem e criação de novos negócios na academia, valendo a pena lembrar que todos os semestres há pelo menos 50 alunos a dedicarem-se à criação dos seus próprios negócios. Graças à estreita cooperação com o, também recém-inaugurado, Nova SBE Innovation Ecosystem (iECO) será possível fomentar ainda mais sinergias entre a academia, os seus alunos, as empresas parceiras e as startups incubadas no campus, que agora se podem fixar permanentemente no local e beneficiar de um ambiente que valoriza ativamente o desenvolvimento de competências empreendedoras nas atuais e futuras gerações.

Euclides Ferreira Major, Diretor Executivo do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, refere a importância do instituto para as futuras gerações lembrando que “dada a aposta no desenvolvimento de uma mentalidade inovadora e assente na colaboração, fortemente estimulada por projetos e pela curadoria de mentores empresariais de topo, os nossos alunos e ex-alunos são profícuos em criar empreendimentos impactantes nas mais diversas indústrias. Por exemplo, nos seguros temos como uma das referências a Lovys, uma das principais insurtech europeias, e no turismo os Indie Campers, um dos líderes no sector do autocaravanismo com presença em toda a Europa e agora nos EUA”. Contudo, reconhece que “nem todos os alunos vão criar uma empresa, mas todos eles beneficiarão da mentalidade empreendedora: desafiar o status quo, lutar pela inovação, correr riscos, procurar oportunidades, aprender com o fracasso e ser um forte team player onde quer que se encontre”.

O Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, em colaboração com o iECO, tem previsto lançar programas de estágio de verão, onde os alunos serão desafiados a integrar startups e enfrentar desafios específicos como a expansão internacional, mas também projetos de trabalho de empreendedorismo aplicado e laboratórios de campo, bootcamps e sessões de pitch, web3 debates e experimentação e muito mais.

O instituto apoiará também a investigação de alta qualidade e o mindset de liderança no empreendedorismo, escalada de negócios, governance empresarial e companhias de alto crescimento. Está ainda prevista a organização da primeira conferência académica de empreendedorismo já neste verão, o desenvolvimento de case studies e barómetros assim como o apoio a outras iniciativas para fomentar o empreendedorismo feminino, focando na sua sustentabilidade e impacto.

O Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute detém uma área de 300 m2 que inclui um espaço de cowork e outro de team work, um brainstorming corner, um espaço de eventos com um ecrã gigante, cabines acústicas e outros espaços de trabalho.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: