Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Transformação Digital em Saúde: Fórum Saúde para o Século XXI e UA promovem debate

Transformação Digital em Saúde: Fórum Saúde para o Século XXI e UA promovem debate
Share it:
O Plano de Recuperação e Resiliência dá ao país uma nova oportunidade para efetuar as reformas estruturais promotoras do desenvolvimento económico e social. No setor da saúde, a transformação digital não pode ser uma mera digitalização de dados e processos ou de compra de computadores e servidores. É com esta premissa que o XI Fórum Saúde para o Século XXI elegeu como tema a “Transformação Digital em Saúde”. O encontro vai decorrer no Auditório Renato Araújo da Universidade de Aveiro (UA) no dia 30 de abril, entre as 9h30 e as 17h00.
Organizado pelo Fórum Saúde para o século XXI e pela UA, o evento conta com a presença de Mário Filipe Campolargo, secretário de Estado para a transição Digital, e de António Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Entre os oradores, para além dos representantes do Governo, Artur Silva, Vice-reitor da UA para a Investigação e presidente do Centro Académico Clínico Egas Moniz, fará companhia a mais de vinte responsáveis e investigadoras das mais reputadas instituições nacionais ligadas à Saúde.

Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos, Ordem dos Nutricionistas, Associação Nacional das Farmácias, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Novartis Portugal, Fundação Champalimaud e Pfizer Portugal são algumas das instituições representadas no encontro.

“A transformação digital é uma das principais prioridades da União Europeia. Espera-se que esta transformação parta de uma mudança estrutural nas organizações na qual as tecnologias digitais sejam usadas para solucionar problemas tradicionais, como sejam desempenho, produtividade, agilidade e eficácia”, aponta Artur Silva que acrescenta: “A transformação digital na saúde está a mudar e deve continuar a mudar a forma como se prevê, monitoriza, gere e se tomam decisões em Saúde".

“O tema da transformação digital na saúde é também um dos tópicos principais de investigação do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance, e esperamos poder contribuir de forma ativa e multidisciplinar para esta transição digital”, diz o Vice-reitor da UA.

Pedro Serra Pinto, diretor executivo do Fórum Saúde XXI, diz que “quando hoje quase tudo é digital, a Saúde não pode ser uma exceção”. Por isso, o responsável pelo espaço que, nascido em 2014, promove o encontro e a cooperação entre os atores da Saúde em Portugal visando procurar soluções para os desafios futuros, diz que “a transformação digital na saúde tem de ser uma oportunidade de transformar os sistemas de saúde envolvendo as pessoas neste processo, tanto na promoção e prevenção como na gestão da doença”.

“Precisamos de evitar uma transição digital que não tenha como principal finalidade a simplificação do acesso do cidadão à prestação de cuidados e por conseguinte à melhoria da sua saúde”, sublinha Pedro Serra Pinto.

A participação neste encontro, apontam os responsáveis pela organização, constitui uma excelente oportunidade de conhecer o que pensam os especialistas de diferentes áreas profissionais sobre o assunto. “Por entendermos que a transformação digital em saúde pode constituir uma oportunidade disruptiva para o sistema nacional de saúde, tornámos este evento gratuito, facilitando deste modo a participação de todos os que nele queiram participar”, lembra Pedro Serra Pinto.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: