Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

A aposta da Bosch no hidrogénio: tecnologia para fábricas neutras para o clima e carbono zero

A aposta da Bosch no hidrogénio: tecnologia para fábricas neutras para o clima e carbono zero
Share it:
Bosch junta-se aos esforços para uma economia de hidrogénio
  • A Bosch vai colocar em operação o primeiro ciclo de hidrogénio de acoplamento setorial na sua fábrica líder da Indústria 4.0 em Homburg.
  • Em parceria com a Maximator Hydrogen, a Bosch Rexroth vai criar 4.000 postos de abastecimento de hidrogénio em todo o mundo até 2030.
  • A Bosch equipará o cliente piloto Telekom com células de combustível estacionárias.
  • Objetivo é desenvolver componentes para eletrolisadores que produzem hidrogénio.
  • A Bosch vai criar uma unidade de projeto para tornar as atividades relacionadas ao hidrogénio prontas para produção em volume.
  • Hannover Messe: Bosch apresenta tecnologia para aplicações de hidrogénio em escala industrial.
A aposta da Bosch no hidrogénio: tecnologia para fábricas neutras para o clima e carbono zero
A Bosch está a apoiar o esforço para estabelecer uma economia de hidrogénio: “no caminho para um futuro neutro em termos de clima, temos de tornar possível às indústrias de uso intensivo de energia mudarem para energias renováveis. O hidrogénio será um elemento-chave na segurança do fornecimento”, diz Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch responsável pela tecnologia industrial e chefe de tecnologia de produção da empresa. A Bosch pode oferecer a tecnologia necessária para o uso de hidrogénio em vários setores. A empresa está a desenvolver células de combustível para aplicações móveis e estacionárias, equipando postos de abastecimento de hidrogénio com compressores e produzindo hidrogénio nas suas próprias fábricas. Além disso, a Bosch planeia entrar no negócio de componentes eletrolisadores. “Estamos a levar as tecnologias baseadas em hidrogénio para fora do laboratório e a colocá-las na prática industrial – nas estradas e nas fábricas”, diz Najork. Através de uma unidade de projeto recém-criada, a Bosch está a disponibilizar a sua experiência em hidrogénio para outras empresas. Esta nova unidade de projeto irá apresentar as suas atividades de hidrogénio na Hannover Messe, entre 30 de maio e 2 de junho.

Produção neutra em carbono: primeiro ciclo de hidrogénio em Homburg

Na sua fábrica líder da Indústria 4.0 em Homburg, na Alemanha, a Bosch está a demonstrar como pode ser um ciclo de hidrogénio na fábrica do futuro. Utilizando energia renovável, um eletrolisador produz hidrogénio verde. Esse hidrogénio será então usado para operações de produção e mobilidade, com veículos movidos a células de combustível a reabastecer com o hidrogénio que a tecnologia da Bosch já comprimiu. Para processos industriais, uma célula de combustível estacionária desenvolvida pela Bosch converte hidrogénio em calor e eletricidade. Os fluxos de energia na fábrica são controlados de acordo com a procura, usando o software Bosch Industry 4.0. A Plataforma de Energia já está a ser utilizada em mais de 120 unidades da empresa. As operações de produção representam cerca de 90% do consumo global de energia da Bosch. Isto dá à empresa uma alavanca: “estamos a melhorar continuamente a nossa pegada de carbono. A nossa fábrica líder da Indústria 4.0 em Homburg desempenha um papel pioneiro na nossa rede global de produção. Estamos a reduzir sistematicamente o nosso consumo de energia local e a gerar o máximo possível dessa energia a partir de fontes renováveis. Temos que ajustar essas duas variáveis”, diz Najork.

Postos de abastecimento de hidrogénio: Bosch em parceria com Maximator Hydrogen

Uma solução desenvolvida pela Bosch Rexroth e a Maximator Hydrogen para compressão de hidrogénio para postos de abastecimento, depósitos de armazenamento e condutos também será testada na fábrica de Homburg. Até 2030, a Bosch Rexroth e a Maximator Hydrogen querem disponibilizar essa tecnologia para 4.000 postos de abastecimento de hidrogénio. Uma em cada três estações de abastecimento de hidrogénio em todo o mundo seria equipada com componentes da Bosch. “A indústria está a abrir caminho para um futuro neutro em termos climáticos. A tecnologia industrial da Bosch fornecerá componentes-chave para a transformação ecológica e intersectorial da economia e da sociedade”, diz Najork. Para compressores de hidrogénio, a Bosch Rexroth fornece soluções de sistemas escaláveis e de baixa manutenção com acionamentos electro-hidráulicos, eletrónica de potência e trocas automáticas de vedação. Atualmente o portfólio da empresa inclui unidades de acionamento de 75 a 250 quilowatts. Isso oferece aos operadores de postos de abastecimento uma opção de baixo custo para se aventurarem na tecnologia do hidrogénio, bem como a possibilidade de adaptar as soluções às suas necessidades. Em comparação com as alternativas disponíveis no mercado, os novos compressores com base em contentores têm o potencial de reduzir pela metade os custos totais de propriedade dos operadores. Desta forma, a Bosch e a Maximator Hydrogen estão a contribuir consideravelmente para tornar o uso do hidrogénio verde económico – em veículos ligeiros, veículos comerciais, autocarros e comboios.

Distribuição de geração energia: células de combustível para segurança do abastecimento

A procura de energia tem vindo a crescer. Um dos desafios é a disponibilidade flutuante de energia renovável. É aqui que as células de combustível estacionárias de óxido sólido podem ajudar. As micro centrais elétricas distribuídas são utilizadas de forma flexível onde a energia é efetivamente consumida, o que as torna ideais para a geração eficiente de energia para a indústria. Na fábrica de Homburg, um sistema de células de combustível deve agora ser usado num ciclo de hidrogénio de acoplamento setorial. Na Power & Air Solutions, subsidiária da Telekom, a tecnologia de célula de combustível da Bosch está a ser usada pela primeira vez para alimentar um centro de dados. Juntamente com a construtora chinesa Weichai e o seu parceiro de tecnologia Ceres Power, a Bosch planeia lançar células de combustível de óxido sólido no mercado chinês. Ao todo, mais de 50 células de combustível estacionárias da Bosch estão agora em operação nas instalações da empresa e dos seus clientes. Cada um desses sistemas está conectado com a internet das coisas. Durante todo o ciclo de vida das células de combustível, os dados são alimentados na cloud. Isso dá origem a digital twins (gémos digitais) que permitem que sistemas individuais sejam monitorizados em tempo real. A Bosch tem planeado iniciar a produção de células de combustível estacionárias em 2024. A produção ocorrerá em três locais da Bosch na Alemanha: Bamberg, Homburg e Wernau.

Produção de hidrogénio: Bosch entra no negócio de eletrolisadores

No futuro, a Bosch pretende fornecer não apenas a tecnologia para comprimir o hidrogénio e convertê-lo em eletricidade com a ajuda de células de combustível, mas também envolver-se na produção de hidrogénio. A empresa planeia agora começar a desenvolver componentes para eletrolisadores. Essas unidades usam eletricidade para causar uma reação química que divide a água em hidrogénio e oxigênio. Desde que a eletricidade venha de fontes renováveis, o produto final é o hidrogénio verde. Até o final da década, a Bosch pretende investir até 500 milhões de euros no volume de produção e comercialização do componente central da eletrólise do hidrogénio: a pilha. Essas pilhas são combinadas com eletrónica de potência, sensores e unidades de controlo para formar módulos inteligentes projetados para várias saídas, tamanhos e aplicações, e que podem ser conectados e assegurados através da cloud. A Bosch espera lançar os seus módulos inteligentes em 2025, com fábricas piloto a serem equipadas com módulos no próximo ano. Ao desenvolver essa tecnologia, a empresa pretende estabelecer parcerias ao longo de toda a cadeia de valor para que possa disponibilizar produtos prontos para a produção o mais rápido possível.

Desenvolver projetos de hidrogénio: Bosch cria unidade de projeto

A Bosch está a desempenhar um papel proeminente no estabelecimento de uma economia de hidrogénio e a apoiar ativamente a mudança para energias alternativas. A empresa está a tirar partido da experiência e do conhecimento adquirido na produção em volume e na digitalização de tecnologias sustentáveis, e disponibilizando-as para parceiros e clientes. Nesse contexto, a Bosch criou uma unidade que inicia e desenvolve projetos de hidrogénio verde e reúne diversos stakeholders. Um dos primeiros projetos de hidrogénio da unidade de projetos é o H2Giga. Financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa, o projeto visa projetar eletrolisadores poderosos, duráveis e escaláveis – incluindo gémeos digitais que simulam etapas do processo na produção, configuração e manutenção.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: