Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Anunciados os projetos vencedores de Building Tomorrow Together - Innovation in Dementia

Anunciados os projetos vencedores de Building Tomorrow Together - Innovation in Dementia
Share it:
Mais de 100 mil euros para soluções digitais para a área da demência
Anunciados os projetos vencedores de Building Tomorrow Together - Innovation in Dementia
Foram hoje anunciados os quatro projetos de startups que vão avançar para seis pilotos em hospitais e unidades de saúde portuguesas, para aplicar soluções digitais que melhorem a vida das pessoas com demência.

No total são mais de 100 mil euros a distribuir pelos vários projetos, no âmbito do Programa “Building Tomorrow Together”, uma iniciativa da Roche, em parceria com várias instituições do sistema de saúde português, como: Centro Hospitalar de São João, Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, Luz Saúde, Lusíadas, CUF e Campus Neurológico.

Os projetos vencedores foram os seguintes:

iLoF - intelligent Lab on Fiber

A implementar no Centro Hospitalar Universitário de São João e na Luz Saúde

Através de uma base de perfis biológicos e de biomarcadores, fornece ferramentas para uma triagem mais rápida e portátil de risco de Demência, usando nomeadamente Inteligência Artificial.

Com uma análise de sangue, através de biomarcadores, poderão ser detetados precocemente sinais de demência. O objetivo será o de permitir antecipar o diagnóstico antes de a doença estar estabelecida.

Somatix

A implementar no CNS – Campus Neurológico e CUF

Solução de monitorização remota de doentes através de dispositivos "wearables" para detetar movimentos de forma passiva.

Trata-se de uma bracelete que permite detetar gestos e movimentos para monitorizar ritmos de sono, risco de queda ou níveis de hidratação, por exemplo. Este dispositivo comunica com uma aplicação e com um software que monitoriza o que acontece às pessoas com demência, podendo reduzir hospitalizações e idas desnecessárias ao hospital.

Virtuleap

A implementar em Lusíadas

Através de óculos de realidade virtual e de uma aplicação, são executados exercícios para analisar a capacidade cognitiva e prever sintomas de demência. No fundo, através de um conjunto de jogos e movimentos que monitorizam a função cognitiva, o hospital e os profissionais de saúde podem acompanhar cada doente.

NeoNeuro

A implementar no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga

A solução vai permitir um diagnóstico precoce, através de uma análise ao sangue com um protocolo e um equipamento próprio. Trata-se de uma forma não invasiva e mais simples de prognosticar a possibilidade de um doente poder vir a ter uma demência.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: