Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

APDC distingue projetos que melhor usam a tecnologia para transformar a vida nas cidades portuguesas

APDC distingue projetos que melhor usam a tecnologia para transformar a vida nas cidades portuguesas
Share it:
Prémio ‘Cidades e Territórios do Futuro’
  • Vencedores foram anunciados esta 4ª feira, no Congresso da APDC;
  • Objetivo desta competição é reconhecer projetos pioneiros, assim como ideias e estratégias transformadoras, que tornem as cidades espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis;
  • Júri de cada categoria foi constituído por representantes de empresas e organizações com conhecimento específico das áreas a concurso.
Os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro foram anunciados esta quarta-feira, no 31º Digital Business Congress, da APDC. O objetivo desta competição é reconhecer projetos pioneiros, assim como ideias e estratégias, que transformem as cidades em espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.

Os vencedores do Prémio Cidades e Territórios do Futuro são, por categorias:

Saúde e Bem-estar

- HORTEE BY FHLUD – trata-se de um mercado online e uma ferramenta de vendas que permite a agricultores e consumidores fazerem negócios entre si.

Promotor: Ivanoel Rodrigues, Karyna Yurchenko e António Luzio.

Menção honrosa: BALCÃO SNS 24 - espaço físico, de inclusão digital, que pretende garantir o acesso aos canais digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a todos os cidadãos. Resulta das sinergias criadas numa rede de parcerias entre Municípios, Juntas de Freguesia, Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde. A iniciativa veio melhorar o acesso aos serviços de saúde digitais, evitando deslocações às unidades de saúde e permitindo que as pessoas possam, de uma forma segura e rápida, renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, marcar consultas ou realizar uma teleconsulta através da RSE Live, entre outros.

Promotor: Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E.

Igualdade e Inclusão

- CENTRO DE CIDADANIA DIGITAL - os Centros de Cidadania Digital (CCD) são espaços colaborativos, de disponibilização de ferramentas digitais, onde os cidadãos de diversas faixas etárias e origens, afastados das tradicionais respostas sociais e de educação, são convidados a identificar estratégias e soluções inovadoras para problemas do seu dia a dia, da sua comunidade e/ou do mundo. Promove a utilização da tecnologia na criação de projetos sociais, como forma de cumprir a sua missão de inclusão e inovação social e digital.

Promotor: AICD - Associação para Inserção por Centros Digitais de Informação (CDI Portugal).

Menção Honrosa: PROJETO LINHÓ CIRCULAR – resultou de um trabalho de investigação dos reclusos do Estabelecimento Prisional do Linhó, em parceria com a Câmara de Cascais. Promove o desenvolvimento sustentável, através da economia circular, assente num projeto agrícola (de 49,79ha), ao qual está interligado um sistema local de tratamento de resíduos orgânicos com produção de fertilizantes e microgeração de energia. Associado ao projeto agrícola está a neutralização de carbono por plantio de árvores, estando prevista a plantação de cerca de 5800 árvores. Alia a componente produtiva à pedagógica e social dos reclusos, através da formação profissional certificada e produção de energia a partir de fontes renováveis nas zonas com potencial solar e eólico.

Promotor: Câmara Municipal de Cascais e Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Qualificações

- PLATAFORMA RECODE– no âmbito dos Centros de Cidadania Digital (CCD), espaços colaborativos de disponibilização de ferramentas digitais para cidadãos, que promove a utilização da tecnologia na criação de projetos sociais, foi criada a plataforma RECODE. Esta disponibiliza cursos, de forma gratuita e acessível, que asseguram a capacitação em competências comportamentais, digitais e tecnológicas altamente valorizadas pelo mercado de trabalho. Trata-se de uma proposta inovadora, que tem como pressuposto criar um novo conceito de smart and human cities. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, utilizando a tecnologia para criar uma nova geração de problem solvers e digital makers: pessoas autónomas, conscientes e conectadas, capazes de reprogramar a realidade.

Promotor: AICD - Associação para Inserção por Centros Digitais de Informação (CDI Portugal).

Mobilidade e Logística

- LETZGO TRAVEL – aplicação one-stop-shop para turistas. Pela primeira vez, os turistas conseguem encontrar, numa app, tours self-drive com áudio guia, bilhetes skip-the-line para as principais atrações e ainda a possibilidade de adquirirem pacotes de dados de internet com a tecnologia e-sim. Assume-se como uma solução disruptiva e altamente tecnológica para o setor do turismo.

Promotor: Djalmo Gomes.

Menção honrosa: APLICAÇÃO (APP) CycleAI – sendo a mobilidade ativa um tema prioritário para a UE, no contexto do desenvolvimento urbano, esta app promete resolver a questão de como se podem tornar as deslocações mais ecológicas e seguras. A perceção do risco impede as pessoas de andarem de bicicleta e, por isso, os promotores deste projeto conceberam uma rede neural para estimar automaticamente a pontuação de segurança de qualquer imagem, na perspetiva dos utilizadores de bicicletas. Processaram dados com os mais avançados algoritmos de visão computacional e de IA, para o desenho de mapas de segurança para cidades inteiras, melhorando o planeamento e as políticas urbanas. O projeto integra um planeador de rotas de aprendizagem automática com base na perceção de segurança dos ciclistas e prevê a criação de uma aplicação multiplataforma, com sugestão de rotas mais seguras para os utilizadores de micromobilidade (scooters, bicicletas, etc.) e permitir ao utilizador identificar pontos críticos.

Promotor: Miguel Peliteiro e Luís Rita.

Colaboração Intergeracional

- PLATAFORMA DIGITAL dNovo – projeto promovido pela Associação dNovo, que tem como missão oferecer uma resposta integrada para o problema do desemprego sénior qualificado, posicionando-se como um agente de transformação do mercado de trabalho e contribuindo para o equilíbrio intergeracional e sustentabilidade da economia. Esta plataforma foi concebida tendo em vista a criação de um contexto de ecossistema sinérgico, para promover o regresso a uma atividade remunerada por parte de profissionais com mais de 50 anos, com formação superior, em situação de desemprego e experiência profissional em funções executivas de direção e cargos de liderança. Funciona de forma semelhante a uma “rede social”, com uma funcionalidade matching que funciona como ponto de conexão de todas as partes envolvidas.

Promotor: Associação dNovo.

Relacionamento com o Cidadão e Participação

- O NOSSO CHÃO – ferramenta digital que promove a participação cidadã de crianças e jovens, a partir de uma proposta motivadora de melhoria do cuidado dos espaços partilhados e das relações interpessoais dentro das comunidades. No formato de um jogo, implementado em escolas e outras instituições, possibilita aos jovens experimentarem e vivenciarem processos participativos de auscultação, diagnóstico e melhorias do espaço físico e social dos territórios em que estudam e habitam. Jogado em equipas a partir de um telemóvel, tablet ou computador, a ferramenta propõe a realização coletiva de ações práticas nos espaços reais (recolher memórias, identificar características que definem o espaço, propor/realizar melhorias necessárias, indicar novos usos, etc). À medida que submetem as provas realizadas, as equipas vão ganhando pontos e territórios, tornando-se guardiões e guardiãs d’O Nosso Chão.

Promotor: Rés do Chão e SPOT Games.

Desenvolvimento Económico

- ACELERADOR PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DO PORTO (ATEP) – trata-se de um projeto que resultou de uma colaboração entre a E-REDES, Câmara Municipal do Porto e Agência de Energia do Porto, com vista a acelerar de forma efetiva e eficaz a transição energética e digital nas cidades. O projeto tem quatro áreas principais de colaboração: geração de energia descentralizada, onde estão a ser testadas soluções que permitam maior integração de recursos distribuídos na rede de distribuição; otimização do carregamento para a mobilidade elétrica, estando a ser analisado e demonstrado o valor do carregamento inteligente de veículos elétricos; iluminação pública, com o teste a um sistema modular e interoperável de controlo ponto-a-ponto e testadas tecnologias de smart cities apoiadas na iluminação pública; e Centro para a Transição Energética do Porto, um local comum para o envolvimento do cidadão e restantes entidades.

Promotor: E-REDES - Distribuição de Eletricidade, S.A.

Economia Circular e Descarbonização

- 100 ALDEIAS - projeto de inovação e empreendedorismo social, com foco nos territórios de baixa densidade de Portugal. Tem o propósito de combater a pobreza energética em comunidades rurais, através do acesso a eletricidade limpa, de origem solar, produzida localmente e mais barata, sem necessidade de investimento dos participantes. Estimula a participação ativa dos cidadãos na aceleração da descarbonização e da transição energética de forma justa, democrática e coesa. Consiste no desenvolvimento de comunidades de energia, onde são integrados diversos membros, como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, município, coletividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis, que usufruem de um ecossistema energético. Quem participa pode ter acesso a energia limpa, com isenção de parte das tarifas de acesso à rede. Este projeto permite aumentar o conforto térmico, reduzir os custos energéticos em cerca de 30%, reduzir a sua pegada ecológica e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas aldeias de Portugal.

Promotor: Cleanwatts.

Menção honrosa: WATER WISE SYSTEM – Solução de software para a monitorização inteligente de redes de distribuição de água. O projeto-piloto desenvolvido explora os dados de mais de 200 sensores de caudal instalados desde os Pontos de Entrega de água da Águas de Gaia até às Zonas de Monitorização e Controlo, incluindo os Reservatórios, ao longo da rede de distribuição de água para consumo humano, o que permite às Águas de Gaia monitorizar em tempo real toda a informação sobre movimentos e consumos de água, com identificação de eventos anómalos para uma intervenção mais rápida ao nível de existência de caudais de fuga, roturas, consumos anómalos mas também padrões de consumo de forma a que venha a gerir de forma cada vez mais eficiente a procura. A conjugação destas funcionalidades permitir às cidades estarem na frente da gestão sustentável da água.

Promotor: Águas de Gaia & Wakaru Consulting.

Prémio Supra-Categoria

- BALCÃO ÚNICO DO PRÉDIO (BUPi) – é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Possibilita a identificação dos titulares, dos limites e da localização dos terrenos, junto de um balcão físico do BUPi ou através de um processo de esboço no site do BUPi. O processo de “desenho” do polígono (Representação Gráfica Georreferenciada) relativo ao prédio em causa é muito simplificado e substitui a lógica tradicional de cadastro predial, realizado mediante deslocações ao terreno e verificação por meios técnicos dos limites da propriedade. Desta forma, simplifica um processo que era lento, moroso e exigia deslocações físicas ao território. Passa a ser declarativo, totalmente gratuito e que não implica agravamento fiscal, realizando-se online ou nos balcões físicos do BUPi. Tem o apoio de técnicos especializados, um grau de simplicidade mais elevado e permite acelerar o mapeamento da propriedade e da identificação dos seus titulares. Assume-se como ponto central de contacto do cidadão com as entidades públicas setoriais para operacionalizar todos os procedimentos necessários à expansão do cadastro simplificado e da garantia da sua permanente evolução no sentido do aprofundamento da interoperabilidade entre entidades. O projeto começou em 2017, com um piloto em 10 Municípios, que está agora a ser expandido a todo o país.

Por ser um projeto maturado e fortemente implantado no território nacional, com elevado sucesso, foi decidido que o BUPi deveria ser declarado vencedor supra-categoria, na medida em que se enquadra também em várias categorias deste Prémio.

Promotor: Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi).

Todos os projetos, ideias e estratégias candidatos ao Prémio ‘Cidades e Territórios do Futuro’ têm o apoio de inovações tecnológicas que promovem a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos mais inovador e eficaz, por forma a potenciar a sustentabilidade da economia, da sociedade e do ambiente. O júri de cada categoria foi constituído por representantes de empresas e organizações, com conhecimento específico nas categorias a concurso, selecionando o vencedor por cada categoria.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: