Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

ESET participa em esforços para reforçar a ciber-resiliência com o exercício Locked Shields da NATO

ESET participa em esforços para reforçar a ciber-resiliência com o exercício Locked Shields da NATO
Share it:
  • O Locked Shields é o maior exercício internacional de ciber-defesa baseado em cenários realistas, e visa reforçar a defesa digital coletiva dos países membros da NATO.
  • Vinte e nove dos peritos de segurança da ESET participaram no exercício, contribuindo para os esforços da equipa constituída pelas nações da Eslováquia - o país onde a ESET está sediada - e a República Checa.
  • Os produtos da ESET tiveram uma elevada eficiência na deteção de incidentes e permitiram responder proactivamente a ameaças emergentes num curto período de tempo.
De 19 a 22 de abril de 2022, o Locked Shields, o maior exercício internacional de ciber-defesa ao vivo, teve lugar em Tallinn, na Estónia. Desde 2010, o Cooperative Cyber Defense Centre of Excellence (CCDCOE) da NATO tem vindo a organizar este evento anual, pondo à prova a “ciber-capacidade” dos países membros da NATO. Este exercício levou mais de seis meses a preparar-se para garantir o seu sucesso. O seu objetivo é reforçar a defesa digital coletiva em toda a Aliança e testar as capacidades dos Aliados. Os participantes tiveram uma oportunidade única de provar a sua capacidade de proteger os sistemas informáticos nacionais civis e militares e as infraestruturas críticas.

O exercício Locked Shields 2022 submeteu cerca de 5.500 sistemas virtualizados a mais de 8.000 ataques. No entanto, o exercício não é tão significativo na sua dimensão como na sua complexidade. As equipas envolvidas tiveram não só de provar a sua capacidade de proteger as infraestruturas críticas confiadas a um país imaginário, mas também a sua eficácia em relatar detalhes sobre a situação no campo de batalha digital, executar decisões estratégicas e resolver os desafios forenses, legais e de operações de informação. Pela primeira vez, em 2022, o exercício técnico incluiu também a simulação da gestão de reservas e sistemas de mensagens financeiras de um banco central. O foco principal do exercício foi as interdependências dos sistemas informáticos internacionais.

Este ano, mais de 2000 participantes de 32 nações estiveram envolvidos. Vinte e quatro eram nações membros da NATO, incluindo a República Eslovaca, que participou no exercício todos os anos e a que se juntaram em 2022 peritos em cibersegurança da República Checa. Uma vez que houve interesse de muitas nações, várias nações uniram forças para criar equipas conjuntas como as eslovaco-checas, lituano-polacas e as estónio-georgianas.

A equipa eslovaco-checa foi formada por especialistas das forças armadas, organizações governamentais, e do sector privado, incluindo a ESET. Vinte e nove dos peritos de segurança da ESET participaram no exercício, ajudando a equipa da Eslováquia e República Checa a alcançar o quinto lugar no geral, e a posição cimeira em duas subcategorias: forense e de reportagem (“reporting”).

A ESET está extremamente satisfeita por ter tido a oportunidade de se juntar à Eslováquia neste exercício mais uma vez e, assim, provar-se como um membro e parceiro valioso para o país.

“Mais uma vez, a equipa da ESET demonstrou os seus conhecimentos técnicos no Locked Shields 2022 e ajudou a equipa azul eslovaco-checa a alcançar uma classificação muito boa. Os produtos da ESET tiveram uma elevada eficiência na deteção de incidentes e permitiram-nos responder proactivamente a ameaças emergentes num curto período de tempo. Agradecemos a todos os envolvidos pela sua participação e elevado nível de profissionalismo”, disse o Diretor do Centro de Ciber-Defesa da República Eslovaca.

A necessidade de segurança digital e de escudos de bloqueio é cada vez mais evidente, dados os acontecimentos atuais como a invasão na Ucrânia e a pandemia da COVID-19. À medida que a comunidade global se torna cada vez mais dependente da tecnologia, os atores maliciosos estão a aumentar os seus esforços para atacar tanto o setor público como o privado. Em resposta, o exercício Locked Shields utiliza as mais recentes tecnologias para treinar as equipas nacionais dentro de um ambiente de exercício baseado em cenários realistas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: