Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Finalistas Novo Verde Packaging Enterprise Awards

Finalistas Novo Verde Packaging Enterprise Awards
Share it:
A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagem, anuncia a shortlist do Prémio Novo Verde Packaging Enterprise Award. Esta iniciativa, que pretende premiar soluções inovadoras no campo das embalagens culmina com um evento, no dia 6 de junho, onde os finalistas apresentam ao júri, composto por elementos de elevada relevância no setor, os seus projetos desenvolvidos.
Finalistas Novo Verde Packaging Enterprise Awards
Este evento vai decorrer nas instalações do media partner Expresso e conta com transmissão online. Esta edição contou com um elevado número de candidaturas que superou todas as expectativas conferindo relevância a esta iniciativa, que visa apoiar soluções de inovação e desenvolvimento no setor das embalagens.

Pedro Simões, Diretor Geral da Novo Verde, reforça que “O lançamento deste prémio passa também por dinamizar o setor e promover a competitividade entre as entidades e não restam dúvidas que o número de candidaturas desta edição comprovou isso mesmo. Queremos agradecer a todos os projetos que nos chegaram nesta edição e, em especial, aos cinco finalistas que marcaram pela sua visão de minimizar o impacto ambiental e a circularidade da economia”.

A avaliação de cada uma das candidaturas apresentadas foi realizada pela Comissão de Acompanhamento, composta pela Novo Verde e EY (Ernst & Young), mediante rigorosos critérios de análise definidos no regulamento do programa. Cada um dos cinco projetos finalistas pretende acrescentar valor ao ciclo de vida das embalagens.

O projeto finalista aeroREPC está focado no desenvolvimento de novos aerogéis a partir de resíduos de embalagem pós-consumo (REPC), juntando assim duas áreas consideradas atualmente hot topics científicos: aerogéis e reaproveitamento de resíduos. Este projeto pretende dar um contributo significativo no âmbito da economia circular, visando a criação de novos produtos de elevado valor acrescentado a partir de um resíduo.

Outro dos projetos finalistas o Dairy Connected Bottle desenvolveu a aplicação de um código na superfície da embalagem que permite identificar a mesma, a sua origem e o material que a compõe. Estes códigos são passíveis de ser identificados através de sistemas óticos de leitura, sejam eles através de um simples telemóvel ou algo mais complexo, como sistemas de triagem dos SGRU ou dos recicladores.

A Klöckner Pentaplast é também um dos projetos finalistas, com o seu produto Tray2Tray. A KP tem como missão promover a circularidade dos produtos que coloca no mercado e, para cumprir este objetivo, a empresa criou esta gama de produtos, bandejas e filmes plásticos que permitem ao mercado alimentar contar com embalagens seguras, leves, económicas e 100% recicláveis. Esta premeia a incorporação de material reciclado proveniente de bandejas, valorizando desta forma um recurso que até agora era enviado para incineração ou aterro.

O New Food Packaging from Nature é outro projeto que utiliza resíduos para a construção de novas embalagens. O seu objetivo passa por desenvolver embalagens de madeira, 100% naturais, obtidas a partir de resíduos e de casca de madeira resultantes do atual processo de produção. O projeto pretende, através do Eco-Design, desenvolver novas embalagens, inovadoras e mais apelativas, obtidas através da aglomeração dos resíduos de folha de madeira com um adesivo ligante natural extraído da casca.

O Zero Cups – Smart Bulk System é um projeto que resultou de uma joint venture entre as empresas The Loop Company e a Loja Do Zero. Consiste num sistema inovador e disruptivo de compra a granel, com o objetivo de substituir embalagens de uso único por embalagens reutilizáveis inteligentes (ZERO Cups) capazes de circularem inúmeras vezes, permitindo manter todo o histórico, rastreabilidade e medir o impacto ambiental ao longo da sua vida. A solução contempla três vetores de envolvimento: embalagens inteligentes e circulares, digitalização da experiência de compra a granel e automatização da operação.

Todas as campanhas e ações de sensibilização da Novo Verde podem ser acompanhadas no Facebook, Instagram e LinkedIn, bem como no site da entidade gestora de resíduos de embalagens.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: