Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Impacto da Covid e da guerra, cibersegurança e futuro com o Metaverso são temas no Congresso da APDC

Impacto da Covid e da guerra, cibersegurança e futuro com o Metaverso são temas no Congresso da APDC
Share it:
  • O 1º dia do Congresso da APDC abordará vários temas ligados às tecnologias e aos seus impactos nos negócios e nas pessoas.
  • No 2º dia vai debater-se a economia portuguesa, a oportunidade dos fundos estruturais e o talento, além dos já tradicionais Estados da Nação dos Media e das Comunicações.
  • Desde sempre, a APDC refletiu sobre o setor e os problemas reais do país. Congressos são um palco de discussão entre profissionais, de troca de ideias e sinergias, com o objetivo de criar valor e gerar mudança.
  • Evento terá tradução simultânea para inglês, para permitir a todos interessados internacionais poderem estar presentes. Participação online é gratuita e qualquer pessoa pode inscrever-se no website do congresso.
A 31ª edição do Congresso da APDC realiza-se a 11 e 12 de maio e tem como tema “Tech and Economics: the way forward”. O evento volta a ser realizado em formato híbrido, a partir do Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa e online.

O 1º dia do Congresso da APDC abordará vários temas ligados às tecnologias e aos seus impactos nos negócios e também nas pessoas. O papel da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Inteligência Artificial, a Cibersegurança, a Soberania, o 5G, o Metaverso e a Democracia são alguns dos tópicos em cima da mesa.

Com tantas expetativas em relação ao Metaverso e à redefinição da forma como o mundo trabalha, opera e interage, como é que as organizações se poderão adaptar a esta revolução? Como se perspetiva este novo espectro de mundos, realidades e modelos de negócio potenciados digitalmente? De que forma estão tecnologias como a realidade aumentada e virtual, blockchain, digital twins e edge computing estão a mudar a experiência da Humanidade? Todas estas questões serão alvo de reflexões a não perder.

o 2º dia será dedicado à era pós-covid e pós-guerra na Europa. Dos planos de resiliência europeus ao futuro da Europa, passando pelas perspetivas para o capitalismo, pelo talento e a economia, serão muitos os temas em análise. Vão ainda decorrer os já tradicionais, mas sempre renovados Estados da Nação dos Media e das Comunicações, com os líderes dos grandes grupos presentes no mercado nacional.

O congresso terá tradução simultânea para inglês, de forma a permitir que qualquer participante internacional possa assistir. Nesta edição, a participação online é gratuita, pelo que qualquer pessoa pode inscrever-se no website do congresso.

Já com vários oradores nacionais e internacionais confirmados, estes serão debates a não perder nesta 31ª edição do Congresso da APDC, o ponto de encontro de todos os stakeholders para os temas digitais e tecnológicos. Dos vários oradores de relevo, destacamos alguns:
  • Daniel Innerarity, considerado pelo “Le Nouvel Observateur” um dos 25 grandes pensadores do mundo, é catedrático de Filosofia Política e Social; investigador “Ikerbasque”, na Universidade do País Basco, e professor a tempo parcial no Instituto Universitário Europeu (Escola de Governação Transnacional) - onde detém a Cátedra "Inteligência Artificial & Democracia". É ainda ex-bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, na Universidade de Munique; professor visitante, na Universidade de Paris 1-Sorbonne; bolseiro visitante na London School of Economics; Diretor de Estudos Associados da Maison des Sciences de l'Homme (Paris) e professor visitante na Universidade de Georgetown, em Washington.
  • Michael Wade é professor de Inovação e Estratégia e perito em transformação digital. Detém a Cátedra Cisco em Transformação Digital de Negócios no IMD e é diretor do Centro Global para a Transformação Digital de Negócios do IMD. Publicou 10 livros, mais de 100 estudos de caso e artigos sobre tópicos incluindo transformação digital de negócios, inovação, estratégia, e liderança digital. Ajuda as organizações com os desafios que enfrentam atualmente enquanto procuram utilizar ferramentas e tecnologias digitais para impulsionar o valor empresarial.
  • Shivvy Jervis é descrita pelo Fórum Económico Mundial como "tendo a capacidade única de abordar tópicos complexos de uma forma tão centrada no ser humano”. Defende a inovação liderada pelo homem e concentra-se na intersecção crítica de três áreas vitais - avanços digitais, desenvolvimentos científicos e psicologia ou a nossa química cerebral.
  • Charlie Fink é um colunista da Forbes Tech, onde escreve sobre tecnologias imersivas. É consultor AR/VR e ensina XR na Chapman University in Orange, Califórnia. Foi vice-presidente da Disney, AOL, e AG Interactive. Nos anos 90, foi EVP & COO do pioneiro VR Virtual World Entertainment. Respeitado colunista e autor, Fink é um orador popular em conferências tecnológicas como CES e AWE.
  • Matthew Griffin é um futurista que pretende reduzir a desigualdade global e assegurar que os benefícios do futuro sejam acessíveis a todos, independentemente das suas capacidades ou antecedentes. Depois de trabalhar na IBM, ATOS e Dell, fundou o Instituto 311, do qual é CEO. É também o autor da série Codex of the Future. Entre os clientes de Matthew estão membros da realeza, líderes mundiais, governos do G7 e G20, e conhecidas multinacionais como Accenture, BCG, Centrica, Credit Suisse, Decathlon, Dentons, Deloitte, Huawei, Lego, Legal & General, LinkedIn, Microsoft, RWE, SAP, Samsung, T-Mobile, e muitos outros.
  • Sir Alex Younger juntou-se ao MI6 em 1991 e foi o chefe do serviço secreto britânico que mais tempo ocupou aquela posição. Tem um profundo interesse e conhecimento sobre como proteger os cidadãos de futuras ameaças à segurança. Considera que vai ser essencial o nosso domínio das principais tecnologias emergentes, tais como inteligência artificial, quântica e biologia sintética.

O mundo está a ficar cada vez mais inteligente e digital, em resultado do acelerado desenvolvimento tecnológico, que não tem paralelo na história da Humanidade. Por isso, é mais urgente do que nunca debater todos estes temas. Conheça a agenda aqui.

Amplamente transversal, o setor das TIC tem hoje uma importância crítica em todos os setores da economia, capaz de transformar os negócios, criar emprego e, como a pandemia veio demonstrar, desempenhar um papel de motor principal da economia e da sociedade.

Desde sempre, a APDC refletiu sobre o setor e os problemas reais do país. Os congressos da APDC são um palco de discussão entre profissionais, de troca de ideias e sinergias, com o objetivo de criar valor e gerar mudança. No contexto especial que vivemos, é de futuro que todos queremos ouvir falar.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: