Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Microsoft assinala Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade

Microsoft assinala Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade
Share it:
Atualmente, cerca de 15% da população mundial – mais de mil milhões de pessoas – são pessoas com deficiência.
Microsoft assinala Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade
Diariamente, mais de 2,5 mil milhões de pessoas precisam de um ou mais produtos de assistência, como cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, ou aplicações que apoiam a comunicação e a cognição. No entanto, quase mil milhões não tem acesso aos mesmos, particularmente em países de baixo e médio rendimento.

Segundo dados do IEFP3, em Portugal, em 2021, 13.583 pessoas com deficiência estavam desempregadas e inscritas nos centros de emprego, um aumento de 1,2% face ao ano anterior.

A Microsoft acredita que a tecnologia é um motor que permite desbloquear soluções que capacitam todas as pessoas. Por isso, ao longo dos últimos 25 anos, tem vindo a disponibilizar tecnologia acessível e a promover a Diversidade e Inclusão, com base nos princípios de Acessibilidade, Transparência e Responsabilidade.

A Acessibilidade faz parte da cultura e ADN da Microsoft. Os serviços de transcrição de conversas e reconhecimento visual em tempo real são alguns exemplos de como a tecnologia está a mudar a forma como trabalhamos, aprendemos e vivemos.

Mas para que esta mudança seja verdadeiramente ampla e transformadora, a Acessibilidade deve ser uma prioridade e incorporada em cada organização, equipa, sala de aula e casa.

No âmbito do Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade, assinalado amanhã, 19 de maio, a Microsoft partilha alguns exemplos de medidas, iniciativas e tecnologia acessível que têm acompanhado a sua estratégia global de Diversidade e Inclusão:

Tecnologia Acessível


Leitura Avançada, ferramenta que facilita a leitura das pessoas, independentemente das suas idades ou capacidades. Disponível no Word, OneNote, Microsoft Edge e Outlook.


Seeing AI, uma aplicação que narra o mundo para pessoas cegas ou com baixa visão. O que começou como um projeto num hackathon, evoluiu para uma aplicação que tem ajudado pessoas em mais de 10 milhões de tarefas.


Soundscape, uma aplicação que usa tecnologia de áudio 3D para apoiar mobilidade de pessoas com visão reduzida.

Programas de Apoio e Contratação


Anunciado no mês passado pela Microsoft, Neurodiversity @ Work Employer Roundtable e a organização sem fins lucrativos Disability:IN, o Neurodiversity Career Connector (NDCC) é um portal de empregos dirigido a candidatos a carreiras neurodivergentes e que promove a partilha de práticas de contratação inclusivas.


AI for Accessibility, um programa de 5 anos com um investimento de 25 milhões de dólares, que visa alavancar o poder da IA para ampliar a capacidade humana das pessoas com deficiências.


Promoção de grupos internos de colaboradores - Employee Resource Groups (ERG) e Employee Networks – com impacto a nível local, regional e global para pessoas com deficiência, para apoio e networking das comunidades. Criado em julho do ano passado, o ERG ‘Disability at Microsoft’ pretende capacitar o tecido empresarial e a economia para uma maior integração de pessoas no mercado de trabalho.

Em 2016, a Microsoft redefiniu o seu Modelo de Evolução da Acessibilidade à escala da organização, estabelecendo, de forma mais sistemática, objetivos e acompanhando os respetivos progressos, passando a gerir a Acessibilidade como uma parte do negócio.

A Microsoft partilha este modelo para que mais organizações possam acelerar e cultivar a sua jornada de Acessibilidade de forma sustentável:


A tecnologia pode e deve ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Mas para que isso aconteça, é preciso integrar a Acessibilidade em tudo o que fazemos.

Por acreditar que o compromisso com a Acessibilidade deve ser assumido por todos, convidamo-lo a obter a certificação gratuita “Acessibility in Action” da Microsoft.


Por um futuro mais acessível e inclusivo.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: