Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Siemens e Introsys desenvolvem sistema de localização de veículos em tempo real para a Volkswagen Autoeuropa

Siemens e Introsys desenvolvem sistema de localização de veículos em tempo real para a Volkswagen Autoeuropa
Share it:
  • Sistema monitoriza e controla o tráfego, otimizando rotas e aumentando a segurança
  • Tecnologia permite que veículos autónomos identifiquem e obedeçam aos semáforos nos corredores e cruzamentos da fábrica da Volkswagen Autoeuropa
  • Unidade portuguesa foi inovadora no Grupo Volkswagen ao aplicar esta solução para a gestão de equipamentos logísticos na zona de produção
Siemens e Introsys desenvolvem sistema de localização de veículos em tempo real para a Volkswagen Autoeuropa
A Siemens desenvolveu, em parceria com a Introsys, um sistema de localização de veículos em tempo real, para a fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Portugal.

Estes veículos, alguns deles guiados automaticamente, são usados dentro da fábrica para transporte de peças e material para as linhas de montagem. Com a Volkswagen Autoeuropa a produzir cerca de 200.000 viaturas por ano, o tráfego dentro da fábrica é intenso, sobretudo em cruzamentos onde, por hora, passam cerca de 120 veículos (autónomos e operados manualmente).

A Volkswagen Autoeuropa abordou a Siemens para encontrar uma solução que permitisse gerir de forma rápida e transparente os vários veículos, aumentando a segurança e controlando o fluxo de tráfego nos cruzamentos da fábrica. Esta solução, implementada durante o período de confinamento, permite ainda que cada veículo autónomo obedeça às indicações do RTLS, tal como um humano faria ao respeitar as indicações do semáforo. Atualmente, está a gerir, em tempo real, cerca de 90 ativos logísticos.

De acordo com Diogo Graça, Especialista de Planeamento Logístico da Volkswagen Autoeuropa, "a fábrica de Palmela foi inovadora no grupo ao aplicar esta solução para o controlo de equipamentos logísticos na zona de produção. Graças aos bons resultados alcançados com este projeto, estamos a planear aplicar esta tecnologia a outras áreas logísticas da fábrica.”

Luís Bastos, responsável pela Siemens Digital Industries em Portugal, explica que “toda a tecnologia de localização e comunicação já existia no portefólio da Siemens. Mas a programação para estes sistemas específicos na Volkswagen Autoeuropa teve de ser desenvolvida de raiz.”

“Foi um privilégio fazer parte deste projeto e trabalhar com estes parceiros numa espécie de ecossistema colaborativo, em que cada um contribuiu com conhecimentos, competências e tecnologias específicos com o objetivo final de tornar a Volkswagen Autoeuropa, a maior exportadora nacional, ainda mais eficiente e digitalizada”, acrescenta.

Siemens e Introsys parceiras neste projeto

Considerando as necessidades da fábrica, a Siemens estabeleceu uma parceria com a Introsys, uma empresa portuguesa de serviços especializada na indústria automóvel, localizada perto da Volkswagen Autoeuropa, para criar um sistema que contribuísse para tornar a produção mais segura, disponível e fiável. A Siemens forneceu o hardware e o software, bem como a engenharia. A Introsys forneceu o desenvolvimento, a programação e a implementação do software em função das especificações fornecidas pela equipa de planeamento logístico da Volkswagen Autoeuropa.

A solução combina o sistema SIMATIC RTLS da Siemens, ligado a controladores industriais e ao software Location Intelligence, permitindo o processamento dos dados de tráfego e uma gestão instantânea de pontos de referência virtuais em toda a fábrica. Assim evitam-se acidentes, congestionamentos e áreas bloqueadas no processo de transporte de materiais para a linha de produção.

Segundo Nelson Alves, Sales Manager da Introsys para a Indústria 4.0, “Foi essencial compreender bem o problema e a necessidade da Volkswagen Autoeuropa. A Introsys, com o seu já longo currículo na indústria automóvel, e em particular nas fábricas Volkswagen, provou aqui ser uma mais-valia na adequação da solução à tarefa. Para os desafios que se seguiram tivemos que desenvolver toda a parte de controlo e comunicação entre o SIMATIC RTLS e o chão-de-fábrica, numa solução verdadeiramente inovadora tendo em conta o caráter emergente da tecnologia. Foi muito gratificante assistir ao resultado final deste projeto, a par com todos os participantes.”

Esta tecnologia pode ser aplicada noutros contextos e em todo o tipo de veículos, desde carros de limpeza ou de apoio às bicicletas utilizadas internamente na fábrica. Pode também impor um limite de velocidade em toda a fábrica e informar, em tempo real, onde se encontra exatamente cada veículo.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: