Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Top 10 competências para 2025

Top 10 competências para 2025
Share it:
No mundo do trabalho pós-pandémico, a qualificação e a requalificação emergiram como vitais para os perfis profissionais em linha com exigências do mercado. É uma exigência transversal a praticamente todos os setores de atividade, se querem ter uma resposta sustentável às mudanças no mundo do trabalho. E a formação é tanto responsabilidade individual como das empresas. Tendo em conta o novo paradigma do trabalho, o Grupo Adecco elenca as 10 competências mais procuradas para o horizonte 2025 e deixa o apelo a que entidades privadas e públicas colaborem no esforço de agilizar as ferramentas europeias para a (re)qualificação emergente.
De acordo com a Cimeira do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum-WEF) sobre a Reinicialização do Emprego na pós-pandemia, há numerosas novas funções que dependem fortemente de competências tecnológicas disruptivas.

O relatório ‘The Future of Jobs Report’ do WEF projeta que, até 2025, as pessoas e as máquinas trabalharão a mesma quantidade de horas. A automatização irá deslocar cerca de 85 milhões de postos de trabalho - na sua maioria manuais e repetitivos, desde trabalhadores de fábricas de montagem a contabilistas. O mesmo relatório prevê que, até 2025, as seguintes competências estarão em alta procura:
  • Data Science & Cloud Computing (a computação em nuvem anda de mãos dadas com a ciência dos dados, e os trabalhos de computação em nuvem vão desde arquitetos e programadores a cientistas de dados)
  • Inteligência Artificial (IA) e Learning Machine (LM)
  • Big Data Science
  • Marketing & Estratégia Digital
  • Automação de Processos
  • Desenvolvimento de negócios
  • Transformação Digital
  • Segurança da Informação (incluindo o subconjunto de segurança cibernética de segurança da informação)
  • Desenvolvimento de software e aplicações (UX/UI, blockchain programming)
  • Internet das Coisas

Contudo, as competências mais procuradas são uma mistura de soft e hard skills. Assim, para além das competências tecnológicas, a lista inclui também:
  • Resolução de problemas
  • Autogestão
  • Trabalhar com pessoas

IDENTIFICAÇÃO DE POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO EM RESPOSTA ÀS MUDANÇAS DO MERCADO DE TRABALHO

Contas individuais de aprendizagem (ILAs – Individual Learning Accounts)

No seu ‘Programa de Trabalho da Comissão 2021’, a Comissão Europeia anunciou o lançamento de uma nova iniciativa legislativa e não legislativa, "contas individuais de aprendizagem (ILAs)", bem como a publicação de uma avaliação de impacto, para "ajudar a colmatar as lacunas existentes no acesso à formação para adultos em idade ativa e capacitá-los para gerir com êxito as transições no mercado de trabalho".

Uma conta individual de aprendizagem deve dar às pessoas em idade ativa que vivem num Estado-Membro da UE um orçamento para gastar em formação a fim de melhorar as suas competências e empregabilidade. Adultos de todos os níveis educativos e de todas as profissões ou profissões devem ser elegíveis para uma ILA, e todos devem fazer uso e beneficiar desta iniciativa. Os Estados-Membros devem atribuir financiamento e certificar-se de que todos os trabalhadores estão cientes e podem candidatar-se a um orçamento para o efeito. Isto permitirá que as pessoas empreendam uma formação mais longa ou mais dispendiosa, possam atualizar as suas competências, ou adquirir novas competências alinhadas com as necessidades do futuro.

O Grupo Adecco (TAG) está concentrado em tornar as ILAs acessíveis a pessoas em diversas formas de emprego. De acordo com o Briefing Paper do TAG sobre ILAs, "a necessidade de simplicidade também sublinha o risco de criar um esquema que é dirigido apenas a um conjunto limitado de trabalhadores. As ILAs são adequadas para apoiar os trabalhadores ao longo das transições do mercado de trabalho e não devem, portanto, estar dependentes de procedimentos demasiado complexos que estabeleçam o estatuto de emprego ou o nível de competências dos trabalhadores antes de conceder certos direitos de formação".

Microcredenciais

Formas alternativas de educação estão a tornar-se cada vez mais populares e as carreiras baseadas em competências estão a substituir os diplomas em algumas indústrias. Na mesma proposta da Comissão, os Estados-Membros são instados a desenvolver microcredenciais que sejam reconhecidas em toda a UE, em empresas e instituições.

Os cursos de formação e as experiências de curta duração estão a desenvolver-se rapidamente em toda a Europa graças a diversidade de partes interessadas públicas e privadas, em resposta à necessidade de formas de ensino e formação mais flexíveis e centradas no aluno. As microcredenciais permitem uma aquisição orientada de aptidões e competências, adaptada a uma sociedade e a um mercado de trabalho em rápida mutação, sem, no entanto, substituir as qualificações tradicionais.

Percursos de aprendizagem mais flexíveis e modulares e uma maior aceitação das microcredenciais contribuirão para a inovação social, económica e pedagógica para todas as finalidades (empregabilidade, desenvolvimento pessoal, envelhecimento ativo na era digital, etc.). Por sua vez, tal contribuirá para que os sistemas de ensino se tornem mais inclusivos e para facilitar as transições no mercado de trabalho.

Aprendizagem

De acordo com a Conferência Internacional do Trabalho da OIT, "aprendizagens de qualidade podem constituir respostas eficazes e eficientes aos atuais desafios e proporcionar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para aumentar a produtividade, a resiliência, as transições e a empregabilidade e satisfazer as necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho".

Mas vários governos concordam que, embora várias normas internacionais do trabalho da OIT se refiram a aspetos do desenvolvimento de competências e sistemas, nenhuma dá uma orientação clara sobre aprendizagens. Por conseguinte, em 2022, a Conferência Internacional do Trabalho irá estabelecer normas para a aprendizagem como parte da sua agenda. Vários governos e organizações de empregadores e de trabalhadores sublinham a necessidade de formular instrumentos de uma forma que considere as diferenças nas circunstâncias nacionais.

Parcerias entre os setores público e privado

A requalificação tem de ser uma parceria pública-privada. Todas as partes interessadas devem identificar, ampliar e replicar as parcerias público-privadas existentes como parte da solução. Os serviços de gestão de carreira têm aqui um grande papel a desempenhar, reunindo as iniciativas das partes interessadas e elaborando soluções de redimensionamento e requalificação à disposição de todos.

Tanto as transições digitais como as verdes requerem profissionais com as competências certas. A pandemia aumentou ainda mais a necessidade de qualificar e requalificar os trabalhadores, a fim de se adaptarem a mercados de trabalho em mudança. A aquisição de novas competências é essencial tanto para o crescimento das empresas como dos trabalhadores. Por conseguinte, a aprendizagem ao longo da vida deve estar disponível para todos, e ninguém deve ser deixado para trás.

Precisamos de fazer das ILAs um aspeto central dos direitos sociais individualizados e portáteis no quadro de um Novo Contrato Social que tenha em conta o mundo transformador do trabalho. Nesse sentido, o Grupo Adecco apela a todos os parceiros sociais para se empenharem neste esforço crucial e continuarão empenhados e responsáveis em ajudar a fazer com que o futuro funcione para todos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: