Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala
Share it:
O projeto "Own My Voice" permite que os recetores de voz possuam vozes únicas e personalizadas.
Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala
A Xiaomi, uma empresa de eletrónica de consumo e fabrico inteligente com smartphones e hardware inteligente ligado a uma plataforma IoT no seu núcleo, acaba de revelar a sua mais recente aplicação de algoritmos avançados e tecnologia de voz autodesenvolvida para o campo da acessibilidade. A tecnologia Text-To-Speech de estilo espontâneo, que é desenvolvida pelo Xiaomi AI Lab, é utilizada para gerar uma voz única e personalizada para um utilizador com perturbações da fala.

O utilizador pode agora comunicar com outros utilizando "a sua própria voz", em vez de uma típica voz eletrónica monótona. Como parte do projeto de pré-investigação "Own My Voice" liderado pelo Comité Técnico da Xiaomi, esta tentativa bem-sucedida demonstra o empenho da Xiaomi na "Tecnologia para o Bem" e em alcançar a sua missão de "deixar que todos no mundo desfrutem de uma vida melhor através de tecnologia inovadora".

Porque é que Xiaomi lançou este projeto?

A Xiaomi preocupa-se com as pessoas e esforça-se por satisfazer as suas necessidades através da inovação tecnológica. Descobriu o desejo de muitos utilizadores com distúrbios da fala em possuir as suas vozes únicas para a comunicação diária e criou a equipa do projeto "Own My Voice" para convidar um utilizador com distúrbios da fala como o recetor da voz. Zhu Xi, responsável do Comité Tecnológico sobre “Tecnologia para o Bem” da Xiaomi Corporation, disse: "Estamos entusiasmados por explorar os múltiplos valores que a inovação tecnológica nos traz, tais como responder às exigências dos utilizadores em relação à sua identidade e à construção da identidade".

Como é que Xiaomi levou a cabo o projeto?

A fim de gerar a voz mais adequada e personalizada para o destinatário, a equipa recrutou mais de 200 voluntários dentro da Xiaomi para doarem as suas vozes. Utilizaram o algoritmo de correspondência de vozes para fazer corresponder as características das vozes doadas pelos voluntários com as da voz do destinatário. Através desta abordagem, encontraram a voz mais adequada como o som básico de referência de voz para o destinatário. Tendo em conta a personalização e proteção da privacidade, a voz real escolhida foi manipulada com modificações acústicas complexas para formar um som de voz novo e original.

De seguida, utilizaram a tecnologia Text-To-Speech de estilo espontâneo para treinar o modelo AI, fazendo com que esta nova voz ganhasse gradualmente um ritmo natural e uma entoação capaz de expressar com verdade a emoção e o tom de um humano.

O projeto "Own My Voice" combina uma variedade dos algoritmos mais avançados com a tecnologia de fala autodesenvolvida da Xiaomi para assegurar a especificidade, segurança e elevada genuinidade da voz sintetizada, criando uma nova ideia de síntese de fala personalizada para utilizadores com perturbações da fala.

Qual é o significado do projeto?

A espinha dorsal deste projeto é um grupo de especialistas em tecnologia da fala do Xiaomi AI Lab. Desde 2017, publicaram 37 comunicações sobre a fala nas atas de conferências internacionais de topo, tais como a Conferência Internacional sobre Acústica, Discurso e Processamento de Sinal (ICASSP). O sucesso de "Own My Voice" depende principalmente da tecnologia Text-To-Speech de estilo espontâneo desenvolvida por eles.

A tecnologia Text-To-Speech de estilo espontâneo torna a voz sintetizada como a de um verdadeiro ser humano na sua entoação, pausa, velocidade e outras características. Isto substitui a sensação monótona e antinatural da voz eletrónica por uma voz mais natural. Atualmente, esta tecnologia aplica-se a muitos dispositivos inteligentes equipados com Xiaoai, o assistente de voz AI da Xiaomi. O projeto "Own My Voice" mostra que a tecnologia Text-To-Speech de estilo espontâneo também pode ser amplamente adotada em áreas de acessibilidade e melhorar a experiência do utilizador.

Zhu Xi acrescentou: "Se notarmos e abordarmos as necessidades dos grupos minoritários numa fase inicial, o processo de difusão da tecnologia poderá ser grandemente encurtado. Isto permite que os benefícios das novas tecnologias se tornem acessíveis aos utilizadores com necessidades especiais sem demora".

Seguindo em frente, a Xiaomi continuará a receber feedback do destinatário da voz e continuará a estudar a viabilidade deste projeto numa gama mais alargada. A Xiaomi continuará a capacitar a acessibilidade através de tecnologia de ponta, esforçando-se por satisfazer as diversas necessidades das pessoas através da inovação tecnológica.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: