Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Diversidade e inclusão - Comunidade Portuguese Women in Tech lança ferramenta para startups

Diversidade e inclusão - Comunidade Portuguese Women in Tech lança ferramenta para startups
Share it:
Diversidade e inclusão. Comunidade Portuguese Women in Tech lança ferramenta para startups que pretende ser um game changer no setor

Iniciativa, apoiada pelo ScaleUp Porto, disponibiliza gratuitamente um playbook e um conjunto de entrevistas para incentivar o ecossistema de empreendedorismo a aprofundar estas temáticas e alterar as suas práticas
Diversidade e inclusão - Comunidade Portuguese Women in Tech lança ferramenta para startups
A comunidade Portuguese Women in Tech (PWIT), com o apoio do ScaleUp Porto, acaba de lançar uma ferramenta para startups, com o propósito de promover os valores de diversidade e inclusão dentro do ecossistema nacional. O playbook “Diversity, Inclusion & Belonging” dirige-se a líderes e equipas de Recursos Humanos que gostariam de ter uma espécie de roteiro acerca de como construir uma cultura empresarial que contemple estes princípios.

Mostrar que a diversidade é uma vantagem competitiva para as empresas e comprovar que fomentar questões como a igualdade de género pode mesmo ter um impacto muito positivo no crescimento económico global são alguns dos grandes objetivos da iniciativa, que ambiciona envolver toda a comunidade empreendedora e impulsionar ações concretas.

O playbook “Diversity, Inclusion & Belonging” está, a partir desta quinta-feira, disponível para acesso gratuito em https://bit.ly/dibplaybook. A ferramenta explora os conceitos de diversidade, inclusão e pertença, explicando a importância de os promover dentro das empresas e abordando as formas como esta promoção pode ser feita - através de um plano de ação, passo a passo. O documento ajuda ainda as startups a fazerem uma avaliação do seu ponto de situação no que diz respeito a estes temas e apresenta bons exemplos que podem servir como referência.

Em simultâneo, a PWIT e o ScaleUp Porto lançam entrevistas a profissionais do ecossistema português, que podem ser visualizadas no canal de YouTube da comunidade - https://youtube.com/playlist?list=PLwZLtjOjrXXstFeC6P63lSf7l_bpx_w3M - e incluem recomendações e conselhos, tendo em conta o know-how de quem trabalha com estas matérias, já testou iniciativas e avaliou resultados. Ana Sanches, VP of Diversity, Equity and Inclusion na Teleperformance; Filipa Ferreira, Senior Director of People Portugal & Global Employee Experience na Talkdesk; Luis Simões, cofundador da LemonWorks (Mindera); Nádia Cruz, Communication and Marketing Manager na Natixis; Sara Gorjão, Chief People Officer na tb.lx; e Sofia Matos, Head of People & Culture na Infraspeak; são os seis nomes que partilham as suas experiências particulares.

“Em Portugal, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à discussão e promoção deste tipo de temáticas. Acreditamos, no entanto, que iniciativas deste género e as boas práticas a que já podemos assistir dentro de algumas empresas - que acabam por servir como role models - são um contributo extremamente relevante e que nos permitem afirmar que estamos na direção certa. Esperamos que o playbook e as entrevistas que agora lançamos possam servir como inspiração e referência para um número significativo de startups a atuar no nosso país e que estas acabem por contagiar positivamente outras tantas”, realça Inês Santos Silva, cofundadora da Portuguese Women in Tech.

Todos os conteúdos associados à iniciativa “PWIT Diversity & Inclusion” poderão ser acedidos em https://www.portuguesewomenintech.com/disummit

A comunidade PWIT - que, desde 2016, tem promovido ações no sentido de atingir a igualdade de género no setor tecnológico - encontra-se também disponível para trabalhar em conjunto com as startups nestes tópicos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: