Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Fundação José Neves pede plano de ação para reforçar as qualificações dos portugueses

Fundação José Neves pede plano de ação para reforçar as qualificações dos portugueses
Share it:
Evento anual marcado pela apresentação da edição 2022 do “Estado da Nação” sobre Educação, Emprego e Competências em Portugal, pela apresentação da plataforma Brighter Future 2.0 e pela participação de conceituados oradores nacionais e internacionais
Fundação José Neves pede plano de ação para reforçar as qualificações dos portugueses

No segundo evento anual, a Fundação José Neves apresentou o “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal”. O relatório atualiza as tendências após dois anos de pandemia e foca-se em temas estruturais e centrais como o retorno financeiro da educação e a relação entre educação e produtividade. Conclui com um olhar para o futuro e com a atualização das metas para um Portugal do conhecimento em 2040.

No evento, que contou a participação de conceituados oradores nacionais e internacionais como António Damásio (neurocientista português), Durão Barroso (ex Primeiro Ministro e ex Presidente da Comissão Europeia), Antóno Horta Osório (Presidente da Fundação Bial), Nataly Kogan (especialista em bem-estar emocional), Alanis Morissette (cantora canadiana) e Andreas Schleicher (Diretor para a Educação e Competências da OCDE), foi ainda apresentada a versão 2.0 da plataforma Brighter future e realizado um ponto de situação dos programas ISA FJN e 29k FJN.

O evento pode ser revisto através do link no Youtube https://youtu.be/ToaTJ8MXwFs.

“O Estado da Nação tem como objetivo promover a discussão pública sobre as debilidades e oportunidades do sistema de desenvolvimento de competências e fazer um ponto de situação da educação, do emprego e das competências em Portugal. É um forte contributo da Fundação à sociedade em geral e aos agentes relacionados com a educação em Portugal, em particular o Estado, as instituições de ensino e as empresas, para que estes possam tomar as melhores decisões para o desenvolvimento do país e dos portugueses”, destaca José Neves.

Por sua vez, Carlos Oliveira, Presidente Executivo da FJN, destaca que “os dados que constam no Estado da Nação 2022 permitem uma análise profunda do alinhamento entre o emprego, a educação e as competências em Portugal, e perceber para onde devemos caminhar”, e realça ainda a importância do evento anual “para fazer um ponto de situação dos programas que a Fundação disponibiliza e que pretendem impactar cada vez mais portugueses”.

O Estado da Nação 2022 está disponível para consulta na íntegra através do link https://joseneves.org/pt/estado-da-nacao-2022. Em jeito de conclusão, a relatório destaca:
  • Apostar nas qualificações dos jovens portugueses e garantir alinhamento entre educação e formação e necessidades do mercado de trabalho.
  • Garantir o aproveitamento ótimo das qualificações existentes e apoiar os empregadores com baixas qualificações.
  • Promover a aprendizagem ao longo da vida e requalificar a população com baixas qualificações.
  • Acompanhar e antecipar as dinâmicas e necessidades do mercado de trabalho.
  • Aumentar a produtividade das empresas e do país e agir estrategicamente para promover o emprego em setores mais produtivos.
Promover a coordenação entre instituições de educação e formação e as empresas para garantir oferta educativa e formativa adequada às necessidades, em termos de âmbito, formato e metodologias.
Garantir maior alinhamento e envolvimento de todos os atores – educação, formação, empresas, instituições de ensino e decisores políticos.

O evento anual ficou também marcado pela apresentação da versão 2.0 da plataforma Brighter Future. A maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal permite agora comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes.

Desenvolvido em parceria com o INE, a Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro, o seu acesso é gratuito e universal e entre as principais novidades encontram-se um Simulador de carreira (ferramenta que permite dar aos portugueses a informação necessária para identificarem e compararem possíveis caminhos profissionais e os requisitos para darem esse passo), para além dos insights (informação agregada e sucinta sobre matérias mais relevantes) e Guias (documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes baseados em factos, que impactam as dimensões educativa, profissional e/ou o desenvolvimento pessoal).

No evento foi ainda realizado um ponto de situação sobre dois programas disponibilizados pela Fundação José Neves.

No que diz respeito às bolsas ISA FJN, até ao momento a Fundação José Neves já investiu mais de 2.3 milhões de euros no pagamento de propinas a mais de 300 portugueses. 129 alunos já concluíram a sua formação e os resultados atingidos são muito positivos, quer ao nível da empregabilidade quer ao nível da evolução salarial.

Relativamente à app de desenvolvimento pessoal 29k FJN, numa altura em que faz um ano desde o seu lançamento conta já com mais de 31 mil utilizadores registados. Este programa é 100% gratuito e digital e está disponível para iOS e Android. Tem como objetivo melhorar o equilíbrio emocional, o bem-estar e a saúde mental dos portugueses.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: