Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Gilberto Gil como nunca o viu e ouviu no Google Arts & Culture

Gilberto Gil como nunca o viu e ouviu no Google Arts & Culture
Share it:
Para assinalar o aniversário dos 80 anos de Gilberto Gil, o Google Arts & Culture lança a maior retrospetiva online dedicada a um artista vivo. Na retrospectiva O Ritmo de Gil, será possível encontrar material único – incluindo um álbum que se acreditava estar perdido para sempre, mais de 140 histórias, mais de 900 vídeos e gravações recém-digitalizadas e ilustrações exclusivas da artista baiana Raiana Britto – residente na cidade natal de Gil, Salvador – e cuja obra se tem vindo a destacar por reflexões sobre questões sociais, de género e de raça. Nesta exposição será possível acompanhar a história de Gil, desde a sua infância na Baía até à sua eleição para a Academia Brasileira de Letras em 2022.
O Ritmo de Gilberto Gil

Gilberto Gil, cantor, compositor e ícone cultural brasileiro, disse um dia que “o Brasil estava, está e estará na moda”. O mesmo poderia ser dito sobre ele. Com uma carreira de mais de 60 anos – como pioneiro da Tropicália e da música afro-brasileira, defensor do meio ambiente e como Ministro da Cultura do Brasil – Gilberto Gil deixou uma impressão profunda na cultura global.

Para assinalar o aniversário dos 80 anos de Gilberto Gil, o Google Arts & Culture lança a maior retrospetiva online dedicada a um artista vivo. Na retrospectiva O Ritmo do Gil, será possível encontrar material único – incluindo um álbum que se acreditava estar perdido para sempre, mais de 140 histórias, mais de 900 vídeos e gravações recém-digitalizadas e ilustrações exclusivas da artista baiana Raiana Britto – residente na cidade natal de Gil, Salvador – e cuja obra se tem vindo a destacar por reflexões sobre questões sociais, de género e de raça. Nesta exposição será possível acompanhar a história de Gil, desde a sua infância na Baía até à sua eleição para a Academia Brasileira de Letras em 2022.

5 destaques da exposição:

Conheça a vida de Gil através das suas músicas

A discografia de Gilberto Gil conta a própria história do artista. Enquanto escrevia as suas músicas, Gil refletia sobre muitas das suas experiências pessoais e sobre os eventos no Brasil e no mundo. Na coleção O Ritmo de Gil irá encontrar uma discobiografia dividida em seis partes, completa com gravações, imagens e comentários, onde será possível ver como a composição de Gil evoluiu ao longo do tempo, muitas vezes em resposta a eventos da sua vida, do seu exílio do Brasil ao seu crescente interesse pelo transcendentalismo e pelo mundo natural.

Descubra o “álbum perdido”

Após o Google Arts & Culture ter digitalizado o arquivo de Gil, houve uma descoberta notável. Entre os vários arquivos estava um álbum que estava dado como perdido há quase 40 anos. Este é o álbum perdido, um LP que Gil gravou em Nova Iorque ao longo de dois meses em 1982. Pela primeira vez, graças ao processo de digitalização aqui realizado, o disco está agora à disposição dos ouvintes.

Explore os encontros internacionais de Gil

Desde o seu exílio do Brasil para Londres em 1969, Gil teve vários contatos com outros artistas, festivais e causas globais. Fosse a ajudar a organizar o festival Glastonbury e o primeiro Rock in Rio, a colaborar com George Harrison, Stevie Wonder, The Wailers e Elton John, ou em contatos com o autor italiano Frederico Fellini, Gil tem sido também uma figura global.

Regresse à infância Gil

No O Ritmo de Gil, é possível mergulhar, em detalhe, na infância e adolescência de Gil. Aprender como os pais dele foram importantes para a sua carreira futura – desde o interesse do seu pai pela política até a presença inspiradora e estimulante da sua mãe. Com fotos e retratos íntimos de família, esta é uma janela para o início da vida de um dos músicos mais influentes do mundo.

Reviva as atuações ao vivo de Gil

O Ritmo de Gil inclui algumas das atuações ao vivo mais memoráveis de Gilberto Gil. O Concerto pela Paz na ONU de 2003, onde foi acompanhado em palco pelo secretário-geral da ONU Kofi Annan no atabaque, é um dos destaques – capturando a qualidade fascinante da sua musicalidade, juntamente com o seu envolvimento ao longo da vida com as causas internacionais.

Estes destaques são apenas uma pequena amostra do que pode ser encontrado no Ritmo de Gil. Das cartas de amor e respeito que recebeu, aos diferentes looks ao longo dos anos e a oportunidade para cantar as suas músicas mais famosas através de um karaoke digital; O Ritmo de Gil guarda tesouros para os fãs de Gilberto Gil ou para aqueles que têm o primeiro contato com a sua música.

Convidamos todos a viver e a conhecer o fenómeno musical e cultural que é Gilberto Gil, visitando o projeto em g.co/gilbertogil e na aplicação Google Arts & Culture para iOS ou Android.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: