Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Quer capitalizar o seu conhecimento na Internet? Descubra a Economia de Criadores de Conteúdo

Quer capitalizar o seu conhecimento na Internet? Descubra a Economia de Criadores de Conteúdo
Share it:
  • Mais de 50 milhões de criadores de todo o mundo ganham rendimentos com o seu conteúdo na Internet. Entre eles, dois milhões ganham a vida exclusivamente com esta atividade.
  • O influenciador tradicional pode agora tornar-se um criador de conteúdos: profissionais e especialistas que partilham e rentabilizam os seus conhecimentos através de várias plataformas online.
A maioria de nós foi provavelmente introduzida ao conceito de criador de conteúdos quando ouvimos pela primeira vez a palavra youtuber. Desde o início da última década que nos familiarizamos com estes criadores amadores que, em alguns casos, começaram a atrair milhares ou mesmo milhões de seguidores. Num curto espaço de tempo, o fenómeno espalhou-se por plataformas e redes sociais e o termo influenciador surgiu – e, ao consumir o seu conteúdo, o público ajudou ao crescimento da chamada "Economia de Criadores de Conteúdo": as marcas descobriram uma nova forma de marketing, ligando-se ao seu público através destes novos comunicadores, que disponibilizam os seus conteúdos através de plataformas como a Hotmart, uma das líderes globais no mercado de produtos digitais.

Atualmente, existem mais de 50 milhões de criadores de conteúdos em todo o mundo, dos quais cerca de 2 milhões são considerados profissionais e ganham a vida exclusivamente com este negócio. Os restantes combinam o seu trabalho como criadores com outras fontes de rendimento (de acordo com a consultora SignalFire). A "Economia de Criadores de Conteúdo" (ou Creator Economy) pode atingir 104,2 mil milhões de dólares a nível mundial e, durante 2020, foram investidos 2,5 mil milhões de dólares em capital de risco em empresas em arranque nesta nova economia, demonstrando o seu grande potencial.

Quero tornar-me num criador de conteúdo – como posso fazê-lo?

Em 2021, o mercado continuou a crescer e impulsionou uma tendência já em franca expansão: a dos criadores-professores. Criadores que divulgam os seus conhecimentos específicos através da Internet sob a forma de cursos online e outros formatos.

O papel de ligar os criadores aos seus alunos é desempenhado por plataformas profissionais que oferecem soluções aos criadores de conteúdos para transformar os seus conhecimentos em produtos digitais. E, em muitos casos, estas plataformas chegam a vários mercados; é o caso da Hotmart, a plataforma de produtos digitais que tem mais de 35 milhões de utilizadores e mais de 580.000 produtos registados em 188 países, incluindo Portugal. A Hotmart fornece aos criadores de conteúdos ferramentas para os ajudar ao longo de todo o processo, desde a escolha do formato (cursos online, workshops, subscrições, podcasts ou transmissões ao vivo, entre outras opções) até à sua implementação e crescimento. Permite-lhes interagir com os seus compradores, publicitar os seus produtos ou oferecer materiais extra, e inclui uma ferramenta que permite ao utilizador criar um website, e um leitor de vídeo que gera legendas automáticas em várias línguas!

A coragem para dar o passo

No momento em que o criador dá o passo e coloca o seu produto à venda, automaticamente tornar-se um empresário digital. E, como tal, deve gerir os seus negócios. A Hotmart oferece relatórios e análises de dados que ajudam na tomada de decisões, tais como a atribuição de um preço ao produto ou a escolha dos melhores momentos para fazer ofertas.

Não há limites para o tipo de conhecimento que pode ser monetizado na Internet. Desde a formação para a preparação de exames competitivos até cursos para entusiastas de arte, a web tem dado aos criadores um imenso poder: oferecer os seus conhecimentos ao mundo e, no processo, monetizá-los.

Em última análise, esta nova versão da “Economia de Criadores de Conteúdo” está a permitir a muitos profissionais transformar as suas paixões num modo de vida. É ainda um fenómeno muito jovem, mas não há dúvida de que está a crescer e continuará a expandir-se através dos canais que já conhecemos, e todos aqueles que a Internet nos irá oferecer no futuro.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: