Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Spotify celebra o rap português e entra na "Na Zona"

Spotify celebra o rap português e entra na "Na Zona"
Share it:
  • Após 5 anos e 824% de crescimento nos streams, a playlist "Rap Tuga" do Spotify passa a chamar-se "Na Zona"
  • Wet Bed Gang, Julinho KSD e ProfJam são os rappers portugueses mais ouvidos em 2022.
  • Este ano, "Fato treino do City" de Sippinpurpp, "Lua" e "Moça" de Ivandro são as músicas mais tocadas na plataforma
O Spotify lançou a emblemática playlist Rap Tuga em 2017 e o género tem acumulado fãs desde então. Os novos dados lançados em conjunto com o renaming da playlist - de Rap Tuga para Na Zona - revelam que os streams aumentaram 824% desde o lançamento, demonstrando o aumento da popularidade do género português.

E não é só em Portugal que o género está a ganhar popularidade. Os dados do Spotify revelam que os streams da playlist vêm de todo o mundo, com streams da Suíça e França no topo, mas também de Angola, Moçambique e Cabo Verde, onde Spotify foi lançado em 2021.

Em relação aos artistas do género com mais streams, Wet Bed Gang ocupou o primeiro lugar durante 3 anos consecutivos (2018-2020), enquanto Julinho KSD assumiu o trono em 2021. ProfJam também tem estado no top 3 nos últimos dois anos, e Piruka tem sido um artista recorrente nos artistas mais ouvidos desde o lançamento da playlist.

Em 2022, Wet Bed Gang viu a música "Devia Ir" entre as mais ouvidas, mas o pódio vai para Sippinpurpp, com "Fato treino do City", Ivandro com "Lua" e "Moça", e Minguito 283 com "Andalé".

Voltando à playlist "Rap Tuga", agora "Na Zona", o Spotify também revela quem está a ouvir a playlist - e, sem surpresa, é a Gen Z que parece ser o maior fã da playlist, com 48% dos streams a serem de ouvintes com menos de 24 anos.

Atento à evolução do género, o Spotify está agora a despedir-se do nome "Rap Tuga" e a lançar-se entre os ritmos musicais portugueses com o novo nome "Na Zona". Melanie Parejo, Head of Music para o Sul da Europa, reconhece que o género tem crescido nos últimos anos, e as novas influências do género: "Estamos a assistir a uma mudança geracional entre os rappers em Portugal e com isso uma evolução do próprio género. Já não é apenas rap ou hip-hop, é trap, drill e muitas outras sonoridades que se estão a misturar dentro do rap tuga. Também vemos influências do Reino Unido e do Brasil no espaço do drill, e dos países africanos de língua portuguesa com artistas como Julinho KSD, que faz rap em crioulo. "Na Zona" é um projecto fresco que ajuda a promover o rap português em todo o mundo.”

Ouça a playlist "Na Zona" aqui.

Abaixo estão os artistas e canções mais ouvidos em 2022:

Os dez mais ouvidos rappers portugueses em 2022
As dez músicas de rap português mais ouvidas em 2022

Os países que ouvem a playlist do Rap Tuga
  1. Portugal
  2. Suíça
  3. França
  4. REINO UNIDO
  5. Luxemburgo
  6. Angola
  7. Alemanha
  8. Moçambique
  9. Cabo Verde
  10. Brasil
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: