Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

7 dicas para desenvolver as suas soft skills na época do Verão

7 dicas para desenvolver as suas soft skills na época do Verão
Share it:
  • Como aproveitar o tempo de verão para esse desenvolvimento?
  • 7 dicas para desenvolver as competências no verão
7 dicas para desenvolver as suas soft skills na época do Verão
O tempo de Verão é uma altura propícia ao desenvolvimento das soft skills, essenciais para o trajeto profissional. A Factor H deixa 7 propostas de como aproveitar esta estação para desenvolver estas competências humanas.

Nas palavras de Carla Ferreira, Diretora Geral da Factor H “Para alguém que deseja integrar uma empresa, o desenvolvimento das suas soft skills, é algo muito importante. Cada vez mais o mercado de trabalho procura colaboradores que esteja atento a estas competências”.

As soft skills são competências humanas que devem ser usadas diariamente em vários momentos profissionais e pessoais, ao longo da vida. Estas podem ser aprendidas ou desenvolvidas. Ainda que seja um trabalho que exige esforço e dedicação contínua pessoal. Com a ajuda e orientação certas, é possível desenvolver e converter as suas “fraquezas” em pontos fortes.

A Factor H, empresa de recrutamento e seleção, formação e coaching, preocupa-se em auxiliar nessa caminhada, desenvolvendo e potenciando talentos, quer de forma individual quer em contexto organizacional, pois, na realidade, nenhuma organização sobrevive sem o fundamental – as pessoas. São estas as 7 dicas:
  1. Desenvolver o seu autoconhecimento. Reconhecer os seus pontos fortes e fracos é um trabalho interior, de meditação, de paragem e de introspeção. Investir na melhoria das suas soft skills não só potencia o sucesso no seu trabalho e na sua carreira, como em todas as áreas da sua vida. Se não consegue fazer de modo pessoal para o seu desenvolvimento profissional, invista num mentor para o acompanhar nesta jornada.
  2. Disciplina e paciência. Mesmo no tempo de verão, em que temos mais alguma disponibildade emocional, devemos praticar estas duas virtudes. Não há auto-conhecimento sem elas. O cultivo das soft skills passa por possuir e treinar paciência e disciplina. Como também requer um certo método na procura pela melhoria das mesmas.
  3. Criar o hábito de leitura. Estar aberto a conhecer mais sobre novos temas e procurar uma formação permanente obriga-nos a estar mais desperto de mente. Mais atentos aos desafios intelectuais e conseguirmos pensar “fora da caixa”. O exercício intelectual, que não acaba nos anos da faculdade, leva-nos a uma atenção constante e permanente sobre nós próprios e o que se passa na realidade. O verão é o momento ideal para reativar os hábitos de leitura e delinear uma estratégia de estudo ao longo do ano que se aproxima, para fortalecer o cultivo das soft skills.
  4. Pondere as expectativas na sua função. Com o tempo que temos nesta época estival, devemos pesar as expectativas que temos com aquilo que podemos dar. Do autoconhecimento vem o realismo que vai “temperar” as nossas expectativas e diminuir falsas esperanças. Pondere quais são as soft skills que lhe faltam para ir de encontro às suas expectativas.
  5. Praticar a arte da escuta. Aproveite o verão para escutar os outros, os mais próximos, família e amigos sobre as suas competências pessoais; vai descobrir novos pontos de trabalho nas suas qualidades humanas. Mais uma oportunidade para aprender com os “pontos fracos” que se tornarão competências. Os feedbacks são muitos importantes para o auto-conhecimento.
  6. Desenvolver as relações humanas. Aproveite o verão para melhorar as competências sociais e relacionais. Fomentar um ambiente saudável nas relações próximas e positividade de vida vão ajudá-lo a estar atento aos outros, uma soft skill muitas vezes esquecida em detrimento das hard skills.
  7. Arriscar-se em novas situações, mudar as rotinas para que se possa conhecer melhor. Mudar as rotinas obriga-nos a novas reações e a descobrir como estamos de competências humanas seja a boa comunicação, ou atitude perante os problemas. Nas novas situações somos postos a prova e pode fazer nascer ou renascer aquelas competências que tanto necessitamos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: