Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Projeto de inteligência artificial aplicada à Gestão Documental do Município de Abrantes desperta interesse nacional

Projeto de inteligência artificial aplicada à Gestão Documental do Município de Abrantes desperta interesse nacional
Share it:
Novo sistema municipal muda o paradigma da classificação de processos, alterando significativamente a forma como os profissionais da gestão de informação o concretizam, melhorando os níveis de assertividade da classificação.
Projeto de inteligência artificial aplicada à Gestão Documental do Município de Abrantes desperta interesse nacional
O Grupo de Trabalho dos Arquivos Municipais (GTAM) realizou uma tertúlia online, onde o inovador projeto de “Inteligência Artificial aplicada à Gestão Documental”, desenvolvido pelo Município de Abrantes, foi apresentado e dissecado pelos participantes.

Com a adoção do Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL), cujo objetivo é promover a utilização de uma estrutura única de classificação e organização da documentação do setor público, o Município de Abrantes, percebendo a complexidade da sua aplicação prática, desenvolveu um sistema baseado em algoritmos de inteligência artificial, que para além de aumentar a eficácia e eficiência do processo, ainda poderá permitir a uniformização deste tipo de procedimentos nas organizações públicas locais.

Enquadrado no abr@ntes.digital, este projeto foi implementado numa correlação interdisciplinar criativa e inovadora entre técnicos do Município das áreas de Gestão de Informação e Desenvolvimento Aplicacional.

Este projeto Municipal inovador e disruptivo tem gerado um grande interesse nacional, permitindo o desenvolvimento de um novo paradigma de trabalho na área que, não só muda de forma significativa a maneira como os profissionais da gestão de informação concretizam o seu trabalho, como também aumenta de forma exponencial os níveis de assertividade da classificação.

Nesta tertúlia, os técnicos da Divisão de Sistemas de Informação do Município de Abrantes começaram por dar a conhecer o projeto, partilhando a sua experiência, resultados e ideias, nomeadamente na atribuição da classificação, tarefa que foi consensualmente considerada pelos participantes como crítica e complexa.

Na sessão online, que teve a duração de cerca de duas horas, os técnicos do município demonstraram o sistema, permitindo que os participantes observassem os mecanismos de aprendizagem da Inteligência Artificial (IA) e de atribuição da classificação.

Seguiu-se um debate entre os cerca de 70 participantes no qual foram abordadas questões como a construção e operacionalização do sistema, a tecnologia subjacente e a sua natureza open source, as potencialidades para o tratamento da informação enquanto instrumento facilitador e normalizador, os resultados e metas no âmbito da eficiência e qualidade, a sua integração com outros sistemas de informação e a capacitação dos profissionais para lidar com a IA.

O Município de Abrantes considera que este projeto da sua Divisão de Sistemas de Informação do Município de Abrantes será preponderante para fomentar a prática da classificação de forma normalizada e transversal em Portugal, constituindo-se como oportunidade para desconstruir a complexidade associada a esta tarefa.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: