Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Sage revela intenções de contratação das PME portuguesas após a pandemia

Sage revela intenções de contratação das PME portuguesas após a pandemia
Share it:
  • 60% das PME portuguesas está confiante de que será capaz de contratar novos colaboradores suficientes para satisfazer as exigências da sua empresa no próximo ano.
  • Mais de metade das empresas inquiridas sente-se satisfeita com a sua capacidade para recrutar talento.
Neste momento, as PME portuguesas sentem-se mais confiantes para atrair e reter talento do que antes da pandemia. Esta é uma das conclusões do recente estudo Small Business, Big Opportunity? realizado pela Sage, líder de mercado em soluções de gestão empresarial na Cloud, que procurou descobrir como mudaram as intenções de contratação das pequenas e médias empresas (PME) portuguesas, e como estas percecionam o crescimento de emprego após a pandemia.

De acordo com o estudo, com a estabilização gradual da crise sanitária as PME estão otimistas quanto à evolução do mercado de trabalho. Apesar de fenómenos como a "Grande Renúncia" (‘Great Resignation’) estarem a crescer em algumas partes do mundo, em Portugal os números são animadores: 60% das PME está confiante de que será capaz de contratar novos colaboradores suficientes para satisfazer as exigências da sua empresa no próximo ano; 57% está satisfeita com a sua capacidade para recrutar talento; e 48% sente que está mais bem preparada para reter talento do que nos 12 meses anteriores.

Neste sentido, as PME portuguesas veem-se capazes de atrair e reter os melhores talentos: 51% acredita estar agora mais bem preparada do que nos 12 meses anteriores para abordar questões como o bem-estar dos colaboradores, e algumas começam a dar prioridade a áreas como a diversidade (14%) ou a sustentabilidade corporativa (13%) para aumentar a motivação dos colaboradores e atrair novos talentos.

Durante a pandemia, a tecnologia provou ser a alavanca que ajuda as empresas a quebrar as barreiras que têm enfrentado nos últimos meses. Olhando para o futuro, 68% das PME portuguesas está confiante nas competências digitais da sua força de trabalho e 53% acredita que estas vão, ainda, melhorar em comparação com os 12 meses anteriores.

Para além disso, a transformação digital também ajuda as empresas a aumentar a sua capacidade de atrair e reter talento. Embora ainda haja um caminho a percorrer neste sentido, 18% dos empregadores portugueses acredita que aumentar o seu investimento em tecnologia os ajudará a atrair mais colaboradores qualificados, e alguns já admitem mesmo estar a pensar em investir mais em ferramentas de gestão de talento (15%) e de salários (7%).

"Na Sage, nunca nos cansaremos de afirmar que a digitalização é a solução para a recuperação e o sucesso das pequenas e médias empresas portuguesas. Também é uma importante alavanca para conseguirem gerir melhor as suas pessoas," afirma Josep María Raventós, Country Manager da Sage Portugal. "A automatização das tarefas mais rotineiras permite aos profissionais de RH concentrar-se noutras de maior valor estratégico, como o aumento do bem-estar dos colaboradores ou o Employer Branding da empresa, para que esta seja capaz de competir nas melhores condições possíveis, num mercado de trabalho que se revela cada vez mais dinâmico e complexo”.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: