Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Canon celebra o melhor do storytelling criativo no mundo do fotojornalismo no Visa pour l'Image 2022

Canon celebra o melhor do storytelling criativo no mundo do fotojornalismo no Visa pour l'Image 2022
Share it:

Canon celebra o melhor do storytelling criativo no mundo do fotojornalismo no Visa pour l'Image 2022

Natalya Saprunova, vencedora da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas deste ano

Irene Baqué, vencedora da Bolsa de Vídeo Canon – Documentário em Curta-metragem

Pelo 33º ano, a Canon Europa orgulha-se de anunciar a parceria com o Visa pour l'Image, um dos principais festivais mundiais de fotojornalismo, durante a Pro Week, de 29 de agosto a 3 de setembro de 2022. Para celebrar o melhor do fotojornalismo, a parceria de longa data destaca o compromisso permanente da Canon com a arte do storytelling visual e com os fotógrafos que captam alguns dos capítulos mais importantes da nossa história. Durante o festival, que terá lugar em Perpignan, no sul de França, a Canon irá homenagear trabalhos notáveis no campo documental com a atribuição da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas e da Bolsa de Vídeo Canon a dois contadores de histórias visuais. Para além do financiamento que os vencedores receberão, a Canon irá proporcionar acesso ao festival a jovens talentos emergentes através do seu Student Development Programme, e ajudará a trazer à vida a algumas das exposições fotográficas do festival através das suas soluções de impressão.

O fotojornalismo feminino lidera o caminho

Pelo 22.º ano consecutivo, a Canon e o Visa pour l'Image vão atribuir a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas a uma fotógrafa que se destaca pela sua contribuição para o fotojornalismo. A vencedora de 2022, a fotógrafa russa/francesa Natalya Saprunova, receberá 8.000 euros para levar a cabo o seu projeto, que documenta uma comunidade indígena de criadores de renas em Yakuita, Rússia, os Evenks. Natalya é membro da agência fotográfica francesa Zeppelin e ensina fotografia na escola Graine de Photographe, em Paris. No seu trabalho, aborda a transformação de sociedades, a identidade, a juventude, a espiritualidade e a feminilidade.

O pastor de renas Igor Chuprov passa por Lovozero depois de uma competição de condução de renas no Festival do Norte (Prazdnik Severa) |© Natalya Saprunova / Zeppelin

Terceira Bolsa de Vídeo Canon

Para celebrar a realização de documentários criativos e reconhecer o melhor talento emergente, a Canon e o Visa pour l'Image têm o prazer de atribuir à realizadora espanhola Irene Baqué a terceira Bolsa de Vídeo Canon para um documentário em curta-metragem. Irene vai utilizar o financiamento de 8.000 euros para trabalhar no seu projeto 'La Casa de todas', que acompanha a vida de 16 prostitutas reformadas ou quase reformadas que vivem num abrigo na zona de prostituição de Tepito, na Cidade do México. O documentário será filmado durante o próximo ano e depois exibido no festival de 2023.  Irene, cujos filmes exploram questões de identidade, género, cultura juvenil e justiça social, receberá também um empréstimo de equipamento de vídeo profissional pioneiro da Canon para apoiar o seu trabalho.

Inspirar futuros fotojornalistas

A Canon está empenhada em estimular a próxima geração de fotojornalistas e, pelo 6.º ano consecutivo, irá proporcionar a aspirantes a fotógrafos de toda a Europa, Médio Oriente e África a oportunidade única de desenvolverem competências e progredirem nas suas carreiras como parte do seu aclamado Student Development Programme. Trinta estudantes de fotografia talentosos vão ter a possibilidade de frequentar um prestigiado workshop durante cinco dias e de estar em contacto e aprender com profissionais proeminentes durante visitas guiadas a exposições, sessões práticas e palestras. Os oradores deste ano incluem o lendário fotojornalista James Nachtwey, os premiados ex-alunos Rehab Eldalil e Yuki Iwamura, bem como fotógrafos e editores de fotografia de renome como Anush Babajanyan, Paolo Verzone, Thomas Borberg e Dimitri Beck.

Os estudantes vão também ter oportunidade de mostrar o seu trabalho e obter feedback de alguns dos melhores especialistas da indústria, como Olivier Laurent (The Washington Post), Fiona Shields (The Guardian), Benoit Baume (Fisheye Magazine), Chiara Bardelli Nonino (Vogue Itália), Bonnie Bryant (Designer) e Marco Longari (Embaixador Canon e Chief Photographer da AFP em África).

Presença da Canon no Visa pour l'Image

No festival, em Perpignan, vão decorrer diversas exposições. Brent Stirton, fotógrafo documental vencedor de diversos prémios e Embaixador Canon, vai apresentar o seu ensaio para a revista National Geographic sobre carne de caça, sustentabilidade e doenças zoonóticas, fotografado na Guiana, no Gabão, na República Democrática do Congo, em Papua Nova Guiné, nos EUA e na República do Congo. Ambas as vencedoras da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas em 2020 e 2021, Sabiha Cimen e Acacia Johnson, vão também exibir os seus projetos vencedores deste reconhecimento. Para além disso, a Canon será a anfitriã de uma área dedicada à exposição de produtos, na sede do festival no Palais des Congrès de Perpignan, convidando os visitantes a experimentar o seu portefólio de produtos. Todos os fotógrafos acreditados podem também receber um serviço complementar de check-and-clean por técnicos especializados dos Serviços Profissionais da Canon (CPS, na sua sigla em inglês).


Share it:

Post A Comment:

0 comments: