Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Em Portugal, 16% dos inquiridos concorda com a perseguição digital ao companheiro

Em Portugal, 16% dos inquiridos concorda com a perseguição digital ao companheiro
Share it:

 Em Portugal, 16% dos inquiridos concorda com a perseguição digital ao companheiro

Cerca de 15% dos inquiridos acredita já ter sido alvo destes abusos


O Stalkerware - permite espiar a vida privada de outra pessoa através de um dispositivo inteligente - afetou mais de 32.000 pessoas em todo o mundo no ano passado. Juntamente com outras tecnologias, o stalkerware é frequentemente utilizado em relações abusivas. O relatório da Kaspersky identificou uma ligação direta entre a violência online e offline, tornando ainda mais essencial abordar este problema de forma holística.

O relatório "The State of Stalkerware in 2021" analisa a utilização de stalkerware a nível mundial, com o objetivo de melhor compreender a ameaça que representa. Também fornece uma análise mais ampla do fenómeno do stalkerware e do abuso de tecnologia, assim como aconselhamento para organizações sem fins lucrativos e potenciais vítimas.

Embora tenhamos testemunhado uma diminuição significativa dos utilizadores afetados a nível mundial em comparação com os dados recolhidos por Kaspersky desde 2018, e uma redução de 39% em relação aos números de 2020, é importante notar que estas estatísticas representam apenas a ponta do iceberg. Segundo uma estimativa aproximada da Coalition against Stalkerware, a utilização desta tecnologia poderia aproximar-se de um milhão de casos por ano em todo o mundo.

Comparando estes dados com os resultados do inquérito de perseguição digital da Kaspersky, é fácil ver uma ligação entre a violência online e offline. Em Portugal, 16% dos inquiridos concorda com a perseguição digital ao companheiro, cerca de 15% dos inquiridos em Portugal, acredita que já foi alvo destes abusos. A mesma correlação foi também encontrada na maioria dos países onde o inquérito foi realizado.

Duas organizações sem fins lucrativos que também participaram no relatório e partilharam a sua experiência com as vítimas - a NNEDV (National Network to End Domestic Violence) baseada nos EUA e a WWP EN (Working with Perpetrators of Domestic Violence in Europe) - confirmam que o abuso através da tecnologia é um problema crescente.

Os stalkers continuam a afetar muitas vítimas em todo o mundo. A Kaspersky identificou utilizadores afetadas em mais de 185 países e territórios, sendo a Rússia, o Brasil, os Estados Unidos e a Índia novamente os quatro países com o maior número de utilizadores únicos identificados.

Esta edição do relatório sobre o Estado do Stalkerware fornece também uma visão geral dos países mais afectados a nível regional, com estatísticas Kaspersky para a América do Norte, América Latina, Europa, Médio Oriente e África, Europa Oriental (excluindo países da UE), Rússia e Ásia Central, e a região da Ásia-Pacífico.

Como Kaspersky colabora com os parceiros externos para combater os stalkerware

Kaspersky é um dos co-fundadores e iniciadores da Coalition against Stalker, um grupo internacional dedicado ao combate ao stalkerware e ao combate à violência doméstica. A Interpol apoia este projeto e em 2021, juntamente com Kaspersky, formou mais de 200 agentes da lei sobre esta questão.

Além disso, a Kaspersky é um parceiro do projeto DeStalk. Financiado pela Comissão Europeia, este projeto de investigação visa desenvolver uma estratégia para formar e apoiar profissionais em serviços de apoio à vítima, programas de agressores, funcionários institucionais e administração local, entre outros.

A Kaspersky desenvolveu também o TinyCheck, uma ferramenta gratuita e de código aberto para tornar fácil, rápido e não invasivo a deteção de stalkerware no dispositivo da vítima. Pode funcionar em qualquer sistema operativo sem que o atacante dê por isso. Em 2021, múltiplas organizações sem fins lucrativos de violência doméstica testaram o TinyCheck e forneceram feedback para ajudar a melhorá-lo. As forças policiais e agências judiciais em vários países também se interessaram pelo instrumento como forma de apoiar as vítimas.

Leia o relatório completo sobre as ameaças de stalkerware em 2021 na Securelist.
Share it:

Post A Comment:

0 comments: