Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Iniciativa No More Ransom ajudou mais de 1,5 milhões de pessoas a desencriptar dispositivos

Iniciativa No More Ransom ajudou mais de 1,5 milhões de pessoas a desencriptar dispositivos
Share it:

 Iniciativa No More Ransom ajudou mais de 1,5 milhões de pessoas a desencriptar dispositivos


No More Ransom, a iniciativa lançada para ajudar as vítimas de ransomware a descodificar os seus ficheiros, celebrou o seu sexto aniversário. Desde o seu lançamento, cresceu de quatro parceiros para 188 e contribuiu com 136 ferramentas de desencriptação cobrindo 165 famílias de ransomware. Ao fazê-lo, ajudou mais de 1,5 milhões de pessoas a desencriptar os seus dispositivos em todo o mundo – com o projeto disponível em 37 línguas.

O ransomware encripta informação valiosa armazenada nos computadores das vítimas, infetando-as utilizando websites inseguros e fraudulentos, downloads de software, anexos maliciosos, e através de ataques RDP (remote desk protocol) e explorando servidores vulneráveis de Internet. Os criminosos procuram então uma vítima de ransom, prometendo em troca recuperar os seus dados encriptados. Este tipo de malware é uma preocupação de segurança cibernética há já alguns anos, com atacantes a visar todos os tipos de stakeholders – desde clientes a empresas – e a evoluir de grupos separados para autênticas empresas com os seus próprios ecossistemas. 

Para ajudar as pessoas e organizações a recuperar o acesso a informações valiosas, a Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Nacional Holandesa, o Centro Europeu de Cibercrime da Europol, Kaspersky e outros parceiros criaram em conjunto, no ano 2016, a iniciativa No More Ransom. No site oficial, os participantes podem publicar ferramentas de descodificação, diretrizes e instruções sobre como denunciar um crime cibernético, independentemente do local onde este tenha ocorrido. Estas ferramentas e materiais ajudaram as vítimas de 165 famílias de ransomware a recuperar os seus dados sem efetuar qualquer pagamento. Para além das ferramentas de desencriptação, o projeto visa igualmente difundir informação sobre o funcionamento dos ransomware e as medidas que podem ser tomadas para prevenir a infeção. 

A Kaspersky é um dos parceiros fundadores que contribuiu para as 9 ferramentas de descodificação, responsáveis pela recuparação dos dados codificados por 38 famílias de ransomware. Desde 2018, estas ferramentas já foram descarregadas mais de 304.274 vezes.

"O ransomware é uma forma eficaz de obter dinheiro das vítimas e continua a ser uma das maiores preocupações em matéria de cibersegurança. Apenas nos primeiros três meses de 2022, foram encontrados mais de 74.000 utilizadores únicos expostos a este tipo de ameaça – e todos estes ataques foram detetados com sucesso. Isto levou ao crescimento destas iniciativas, e estou extremamente feliz por podermos ajudar pessoas e empresas a "restaurar" os seus bens digitais, sem pagar aos atacantes. Desta forma, atingimos os criminosos onde dói – o seu modelo de negócio – uma vez que os utilizadores já não são obrigados a pagar para decifrar os seus dados. Continuaremos a combater o ransomware com os nossos parceiros atuais e futuros," afirma Jornt van der Wiel, Security Researcher da Kaspersky Global Research and Analysis Team.

Para encontrar mais informações sobre como ajudar na luta contra o ransomware, ou para saber mais sobre a iniciativa No More Ransom, visite o site da iniciativa em https://www.nomoreransom.org/en/index.html.  


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: