Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

ASUSTOR anuncia boas práticas e curso de combate ao Ransomware através das suas soluções NAS

ASUSTOR anuncia boas práticas e curso de combate ao Ransomware através das suas soluções NAS
Share it:
  • O Ransomware é um software malicioso que encripta os ficheiros e mantém-nos reféns para resgate financeiro, sendo necessário pagar ao hacker para obter os dados de volta - não havendo, contudo, garantias de que tal aconteça.
  • Para ajudar os utilizadores das suas soluções de armazenamento NAS a combater a maior ameaça online da atualidade, a ASUSTOR recomenda prevenção, imunidade e realização de cópias de segurança regulares.
A ASUSTOR Inc, na missão de ajudar os utilizadores das suas soluções de armazenamento NAS a combater a maior ameaça online da atualidade, anuncia o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas anti-Ransomware que passam por prevenção, imunidade e backup, bem como de um curso de mitigação de riscos para ajudar os utilizadores das suas soluções de armazenamento NAS a otimizarem estes três passos anti-Ransomware.

O Ransomware é um software especialmente intrusivo que pode encriptar maliciosamente ficheiros, impedindo os legítimos proprietários de os abrir e aceder ao seu conteúdo – perdendo assim o controlo dos seus dados e até do seu sistema. Para desbloquear esta situação, o utilizador terá de pagar ao hacker para recuperar esse controlo do seu sistema e dos seus dados. Na prática, tanto os dados como o sistema tornam-se reféns, o que o obriga a pagar um resgate (“ransom”).

O primeiro passo para proteger os dados contra o Ransomware passa pela prevenção – e é por isso que os NAS ASUSTOR incluem diversas características que ajudam a evitar que estes ataques de resgate se instalem.

Entre outras, este rol inclui Wake on LAN e Wake on WAN que permitem controlar facilmente os momentos em que o equipamento NAS está ligado e pronto a funcionar - um NAS que possa estar desligado torna-se muito menos vulnerável do que um NAS que esteja sempre ligado, na medida em que não pode executar código. No entanto, o ADM Defender atua quando o NAS está ligado assegurando automaticamente através da sua lista de permissões e da lista negra que as tentativas não autorizadas de entrada no NAS são efetivamente mitigadas.

Outro aspeto fundamental para o sucesso do combate ao Ransomware parra pela imunidade – e aqui o desenho dos NAS ASUSTOR confere esta importante característica face a certas formas de resgates. O sistema operativo ADM baseado em Linux que se encontra incorporado em cada equipamento NAS ASUSTOR é, por conceção, imune ao Ransomware e malware nos ambientes Windows e MacOS.

A natureza do armazenamento ligado à rede também ajuda a fornecer proteção contra o software de resgate, na medida em que um NAS ASUSTOR não está diretamente ligado a um PC, mas sim indiretamente ligado através de um router – facto que impede a maior parte das formas de resgate. O suporte ADM para nomes de contas de administrador alternativos e palavras-passe fortes ajuda a evitar tentativas de resgate via Ransomware pelo procura e acesso a partilhas de rede.

É claro que ninguém quer ser infetado por Ransomware, mas sendo este um jogo em que quem está ao ataque tem a vantagem do anonimato e imprevisibilidade, há que saber o que fazer quando a defesa cede – e mais uma vez aqui os NAS ASUSTOR podem ajudar, na medida em que se forem realizadas boas práticas de backup, o NAS ASUSTOR torna os seus dados mais do que facilmente recuperáveis.

Os dispositivos NAS ASUSTOR suportam snapshots em volumes Btrfs e volumes iSCSI, garantindo que em caso de ataques de Ransomware as alterações sejam reversíveis. Usar o NAS ASUSTOR como ferramenta de backup também garante a segurança dos dados com a regra de backup 3-2-1 e o plano de backup ASUSTOR: certifique-se de que os dados são copiados três vezes em pelo menos dois tipos diferentes de armazenamento, sendo um deles um NAS ASUSTOR e tenha pelo menos uma cópia noutro local, longe de potenciais ataques.

Para mais informações, visite https://www.asustor.com.
Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: