Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que podemos aprender com o novo Lockdown Mode da Apple sobre o panorama da segurança móvel

O que podemos aprender com o novo Lockdown Mode da Apple sobre o panorama da segurança móvel
Share it:
Nova funcionalidade do Sistema da Apple, reforça a necessidade da proteção de todos os equipamentos
A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, alerta para o aumento do número de ciberataques, contudo começa a existir uma consciencialização da importância da proteção dos dados e da pegada digital, leva a uma constante evolução das medidas de segurança dos dispositivos que utilizamos, em particular dos dispositivos moveis. A Apple anunciou uma nova funcionalidade, o “Lockdown Mode” que visa proteger os utilizadores de ciberataques

A Apple anunciou recentemente uma nova funcionalidade, o Lockdown Mode, que protege os utilizadores do iOS que possam ser visados pessoalmente por sofisticadas ameaças cibernéticas. O Modo de Bloqueio reduz drasticamente a superfície de ataque dos dispositivos móveis para evitar que as ameaças cibernéticas cheguem ao utilizador. Esta iniciativa valida o que é conhecido há muito tempo, os dispositivos móveis são inerentemente expostos a ameaças cibernéticas.

A importância da segurança móvel

O desenvolvimento e lançamento da nova funcionalidade "Lockdown Mode" da Apple sublinha a importância da segurança móvel. Além disso, a Apple não está sozinha; a Samsung está também a trabalhar para aumentar a segurança dos seus Dispositivos Galaxy e anunciou recentemente uma cooperação com a Google e a Microsoft para reforçar a segurança móvel.

Isto não é uma surpresa para aqueles que gerem dispositivos móveis numa base diária. A utilização de dispositivos móveis para fins pessoais e de trabalho pode expor os utilizadores a métodos de engenharia social. Isto não passou despercebido aos cibercriminosos. Ao longo do último ano, os investigadores da Check Point Software observaram que os alvos das ameaças se concentram cada vez mais nos dispositivos móveis. Eles aproveitam as redes sociais e aplicações de mensagens para realizar ataques com um ou mesmo zero cliques.

Além disso, a vasta gama e automatização das ferramentas de ataque permitiram aos atacantes lançar campanhas mais complexas e em grande escala com relativa facilidade.

O Lockdownmode da Apple também aborda os ficheiros como um vetor de ameaça principal. Os ficheiros maliciosos têm sido utilizados numa variedade de ataques, incluindo ataques a nível estatal, mas eles são um dos vetores mais negligenciados na segurança móvel. PDF maliciosos, imagens GIF, e folhas Excel podem facilitar ciberataques, mas a maioria das soluções de segurança móvel não as considera como um risco maior.

O que é o Lockdown Mode e como é que funciona?

O Lockdown mode da Apple é esperado no Outono no iOS 16, iPadOS 16 e MacOS Ventura. O seu objetivo é reduzir drasticamente a superfície de ataque dos dispositivos móveis disponíveis, bloqueando ou desativando ficheiros e acessos.

Enquanto estiver no Lockdown mode:
  • A maioria dos anexos de mensagens são bloqueados - ficheiros reconhecidos pela Apple como um vetor de ataque emergente em dispositivos móveis. No modo de bloqueio, o descarregamento da maioria dos tipos de anexos de mensagens (que não imagens) são completamente bloqueados. Outras características, como as pré-visualizações de ligações, são também descativadas.
  • Tecnologias web complexas são descativadas - Certas tecnologias web complexas, tais como a compilação just-in-time (JIT) JavaScript, são descativadas enquanto em modo de bloqueio.
  • Os convites e pedidos de serviço recebidos são bloqueados - a Apple bloqueia os convites e pedidos de serviço recebidos, incluindo chamadas FaceTime, de fontes desconhecidas.
  • As ligações por cabo com um computador ou um acessório são bloqueadas - Quando o iPhone está bloqueado, não suporta ligações por cabo.
  • Os perfis de configuração não podem ser instalados - a integração MDM/UEM é bloqueada

Algumas funcionalidades podem mudar até à data de lançamento prevista, mas é evidente que estas proteções irão criar dispositivos Apple mais seguros.

A Check Point Harmony Mobile, uma solução líder de mercado em Defesa Móvel contra Ameaças (MTD), oferece uma solução complementar que pode aumentar a segurança proporcionada pelo Lockdown mode da Apple e criar uma maior proteção para utilizadores de alto risco.

Contudo, não existem apenas equipamentos Apple e esta necessidade também se alastra aos utilizadores do sistema Android.

Pelo que estes utilizadores também devem ter os cuidados e utilizar ferramentas como Check Point Harmony Mobile que oferece um bom equilíbrio entre a proteção e sem o impacto na produtividade.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: