Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento

Quatro formas de detectar câmaras ocultas no alojamento
Share it:
Para a maioria de nós, as câmaras ocultas são coisas do cinema. Contudo, quando vamos de férias a um hotel ou casa alugada podemos descobrir uma surpresa desagradável. A nossa privacidade poderia ser comprometida.
Em 2022, comprar uma pequena máquina fotográfica é muito fácil e barato (começam com 4 ou 5 euros) e, devido ao seu tamanho milimétrico, podem ser escondidas em qualquer lugar. Mas ninguém pensa que será vítima de tal violação de privacidade. Os motivos que podem levar alguém a espiar podem variar desde uma brincadeira de um membro da família até à extorsão por um criminoso. De facto, ainda esta semana foi anunciado que uma pessoa tinha sido presa por ter colocado uma câmara escondida numa garrafa de água nas casas de banho de um estabelecimento em Palma de Maiorca.

Kaspersky partilha algumas dicas sobre como detectar essas câmaras ocultas:
  • Adquirir equipamento especial. Existem detectores de radiação electromagnética, detectores ópticos e outros equipamentos para detecção de câmaras ocultas ao nível do utilizador. Os mais baratos podem ser encontrados por cerca de 3 euros. Os locais mais comuns para as câmaras ocultas são as casas de banho e os quartos, devido às imagens sensíveis que podem ser obtidas. Os esconderijos mais comuns são detectores de fumo e electrodomésticos, assim como quadros, relógios, vasos e outros objectos decorativos.
  • Utilize um aplicativo. As aplicações móveis utilizadas para este fim enquadram-se em duas categorias. O primeiro grupo encontra a máquina fotográfica através de uma chama da lente, como no método anterior. Um exemplo é o Glint Finder, que nos ajuda a detectar a queima das lentes. No segundo grupo estão as aplicações concebidas para procurar dispositivos espiões sem fios. Requerem uma ligação a uma rede Wi-Fi local e, depois de digitalizar o router, mostram todos os dispositivos ligados. Existem ferramentas específicas que ajudam a distinguir o equipamento inofensivo dos dispositivos de rastreio. O que é positivo nesta alternativa é que é gratuita. No entanto, não funcionará com dispositivos mais antigos ou em redes Wi-Fi públicas ou cheias, tais como as dos hotéis.
  • Use o seu smartphone. Outra alternativa gratuita, em vez de comprar equipamento específico, é utilizar a câmara e a lanterna do seu telemóvel. O método consiste em deixar a sala no escuro, ligar a lanterna e a câmara e apontá-la para onde pensa que a câmara oculta possa estar. Se estivermos certos, veremos um brilho no nosso ecrã onde se encontra a câmara espiã. Além disso, muitas destas câmaras utilizam iluminação infravermelha para gravar as suas imagens no escuro, pelo que a nossa câmara irá recebê-la como um ponto a piscar. Este método não é o mais exaustivo, mas seremos capazes de fazer uma varredura superficial.
  • Contratar uma equipa profissional. Se suspeitar que onde estiver hospedado durante um período de tempo pode ter câmaras, a coisa mais segura a fazer é contratar uma equipa de peritos. Há pessoas que fazem isto em quase todas as cidades, e pode encontrá-las na Craigslist e noutros websites. As vantagens desta opção são sem dúvida a eficiência e confiança do profissionalismo no caso de ter suspeitas claras de que possa haver uma câmara no seu alojamento.

Já seguiu um destes métodos e encontrou uma câmara escondida - o que deve fazer? Os peritos Kaspersky recomendam tirar uma fotografia e fazer uma pesquisa de imagem, porque pode não ser o que se pensa que é. Se as suas suspeitas forem confirmadas, deve dirigir-se à polícia. As regras de sites como o AirBnB proíbem explicitamente as câmaras ocultas, pelo que poderá ser capaz de recuperar o seu dinheiro e ser realojado noutro local.

Descobre mais no blogue Kaspersky.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: