Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Samsung ajuda consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis

Samsung ajuda consumidores a fazerem escolhas mais sustentáveis
Share it:
No site da Samsung, dentro da categoria de eletrodomésticos, já é possível ter acesso a uma análise do grau de poupança energética de cada equipamento. Esta análise energética independente é realizada pela Youreko.
O que deve o consumidor ter em conta na escolha de um eletrodoméstico? Esta é uma dúvida recorrente quando precisamos de comprar um novo equipamento para a casa. A eficiência energética assume cada vez maior relevância na decisão de compra e, nesse sentido, a Samsung passou a incluir o grau de poupança energética de cada equipamento, além da já habitual etiqueta energética.

No site da Samsung, dentro da categoria de eletrodomésticos, é possível ter acesso a uma análise que indica o grau de poupança energética (categorizadas em 3 níveis: ouro, prata e bronze) de cada um dos equipamentos, nomeadamente Frigoríficos, Máquinas de Lavar Roupa, Secadores de Roupa e Máquinas de Lavar Loiça.

A análise energética é independente, sendo realizada pela Youreko, e tem como principal objetivo encaminhar o consumidor para a escolha mais acertada no momento de compra, percebendo de forma mais clara o real impacto ambiental de determinado equipamento, assim como o retorno de consumo com base no tipo de utilização que faz do mesmo (frequência, tipo e longevidade esperada). O resultado é apresentado de forma intuitiva: retorno com a compra do equipamento na forma de valor em euros de poupança e categoria de eficiência (ouro, prata e bronze).

Esta informação foi integrada também no ponto de venda físico através de comunicação específica junto dos modelos expostos em lojas de parceiros e retalhistas. Cada equipamento tem a indicação de poupança energética de acordo com a normal utilização do produto e o seu tempo médio de vida num ambiente doméstico.

As tecnologias que garantem a eficiência energética dos equipamentos Samsung:

Na categoria de Frigoríficos, todos os equipamentos estão equipados com o Compressor Digital Inverter, que ajusta automaticamente a velocidade em resposta às necessidades de refrigeração, produzindo menor ruído e garantindo maior eficiência energética.

Destaca-se ainda a tecnologia Twin Cooling Plus™, que otimiza a temperatura e humidade no frigorífico e no congelador com sistemas de arrefecimento independentes, reduzindo o consumo de energia com um arrefecimento mais rápido e um controlo eficiente, preservando os alimentos. Garante ainda um armazenamento flexível ao possibilitar alternar entre 5 modos – converter o congelador num frigorífico para armazenar mais alimentos frescos, desligar o frigorífico ou o congelador para economizar energia ou utilizar o congelador como um pequeno frigorífico.

No caso dos Fornos, destaca-se a tecnologia Dual Cook, que permite economizar tempo e energia na preparação das refeições. Permite dividir o forno em duas zonas (superior e inferior) que podem ser utilizadas de forma independente, com diferentes configurações de temperatura e tempo, para cozinhar dois pratos diferentes em simultâneo. Permite ainda, utilizar apenas a zona superior ou inferior para cozinhar pratos mais pequenos, assegurando maior poupança energética. E claro, permite utilizar a totalidade do forno para pratos de grandes dimensões.


Nas Máquinas de Roupa, a tecnologia exclusiva da Samsung que permite elevados níveis de eficiência energética é a EcoBubble™, que dissolve previamente o detergente em ar e água para o ativar, transformando-o em espuma e penetrando rapidamente nas fibras, soltando a sujidade e as nódoas para a sua rápida remoção. Assim, permite uma lavagem em água fria tão eficaz como a quente, enquanto poupa energia e protege as cores e texturas da roupa.


Além de poupança de energia, também podemos destacar a poupança de tempo e, neste caso, temos de mencionar a opção QuickDrive™ que reduz o tempo de lavagem até 50%, através da rotação dinâmica do tambor e da injeção de água na carga. Ao nível da eficiência de utilização, o destaque vai para a Inteligência Artificial com recomendação de programas com base em tipos e padrões de utilização, com controlo por Wi-Fi e painéis simplificados. As máquinas Samsung têm também soluções como o dispensador automático de detergente/amaciador e a porta Add Wash. Com esta última é possível adicionar peças de roupa em qualquer altura do ciclo de lavagem. Basta colocar o programa em pausa, colocar a peça e retomar o programa normalmente.


Nos Secadores de Roupa, a tecnologia em destaque é a Bomba de Calor. A nível de eficiência de utilização, temos o mesmo destaque da Inteligência Artificial e a vantagem da conjugação de ciclos com a máquina de lavar roupa para uma maior eficiência na utilização de todos os equipamentos e evitar o desperdício energético.

Por último, as Máquinas de Lavar Loiça apresentam uma eficiência de utilização, com o sistema de carga flexível onde é possível configurar os cestos da máquina para a colocação do máximo número de peças a lavar e de diferentes dimensões. Outra funcionalidade a destacar é o Smart Control, que permite descarregar programas adicionais, e via aplicação SmartThings, controlar e monitorizar remotamente a máquina de loiça utilizando o smartphone. Aqui o utilizador poderá verificar o status, ligar ou desligar o equipamento bem como obter recomendações e diagnósticos e assim selecionar programas mais eficientes com base no tipo de loiça a lavar.

Os equipamentos para a casa mais eficientes do ponto de vista energético:

Os Frigoríficos Combinados mais eficientes são Energia C (ouro em poupança energética): Combinado Space Max 390L e Combinado Space Max 365L. Dentro da categoria dos frigoríficos personalizáveis BESPOKE da Samsung destaca-se o RB38A7B6AS9, um combinado com acabamento de Inox Refinado e o primeiro combinado Samsung de eficiência energética A


No segmento de Side by Side (SBS), atualmente, os modelos mais eficientes são classe D (ouro em poupança energética): Side By Side com Sistema Twin Cooling Plus 634L e Side By Side com Sistema Twin Cooling Plus 634L. O mais recente elemento do atual portefólio da Samsung é a chegada do SBS com classe de eficiência C – a classe mais eficiente do mercado – o frigorífico RS68A884CSL.


No caso dos Fornos, o destaque energético vai para o Forno Pirolítico Dual Cook Flex, 75L com classe A+.


A Samsung conta atualmente em gama com 21 modelos de Máquinas de Lavar Roupa (11 são classe A e 4 são classe B). No caso das Máquinas de Lavar e Secar Roupa, a gama é composta por 7 modelos: 2 são classe A (para lavagem) e 3 são classe B.

Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: