Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Xiaomi Revela Robô Humanoide CyberOne Capaz de Detetar Emoções Humanas

Xiaomi Revela Robô Humanoide CyberOne Capaz de Detetar Emoções Humanas
Share it:
CyberOne é capaz de reconhecer 85 tipos de sons ambientais e 45 classificações de emoções humanas.
O CyberOne, o primeiro robô humanoide da Xiaomi, foi apresentado no evento de lançamento de novos produtos da empresa, em Pequim, juntamente com outras tecnologias inovadoras.

Sendo o mais recente membro da série Cyber da Xiaomi, juntando-se ao robô Cyberdog do ano passado, o CyberOne está equipado com braços e pernas tecnologicamente avançados, suporta o equilíbrio da postura bípede, e atinge um torque máximo de até 300Nm. Também foi demonstrada a capacidade de detetar emoções humanas, capacidades avançadas de visão, e funcionalidade que lhe permite criar reconstruções virtuais tridimensionais do mundo real, a par de uma série de outras tecnologias avançadas.

Novos avanços autodesenvolvidos na Tecnologia Ecosfera da Xiaomi

"A Inteligência Artificial (IA) e as capacidades mecânicas do CyberOne são todas autodesenvolvidas pelo Xiaomi Robotics Lab. Temos investido fortemente em I&D em várias áreas, incluindo inovação em software, hardware e algoritmos", afirma Lei Jun, Fundador, Presidente e CEO do Grupo Xiaomi.

"Com a IA no seu núcleo e uma estrutura humanoide em tamanho real, esta é uma exploração das possibilidades do futuro ecossistema tecnológico de Xiaomi e um novo avanço para a empresa", acrescenta.

O CyberOne é um robô humanoide de 177cm de altura e 52kg de peso, com uma amplitude de braços de 168cm. Em comparação com um robô com quatro pontos de apoio ao solo, este robô humanoide é mais complexo mecanicamente, exigindo motores mais potentes, mais graus de liberdade, e algoritmos de controlo bípede humanoide complexos. O CyberOne suporta até 21 graus de liberdade em movimento e atinge uma velocidade de resposta em tempo real de 0,5ms para cada grau de liberdade, o que lhe permite simular os movimentos humanos.

O desempenho do movimento de um robô depende do desempenho de cada motor conjunto. A exigência tecnológica para construir tais motores é extremamente elevada, uma vez que é necessário gerar mais energia cinética sem aumentar o tamanho dos componentes. A fim de assegurar a flexibilidade dos membros superiores do CyberOne, a Xiaomi desenvolveu um motor de alta eficiência pesando apenas 500g com um torque de saída nominal de até 30Nm para o motor de junta do membro superior. O motor da articulação da anca é semelhantemente capaz de um torque de pico instantâneo de até 300Nm. Graças ao algoritmo de controlo bípede humanoide autodesenvolvido, a postura de marcha do CyberOne foi programada para ser ao mesmo tempo natural e estável. Além disso, o CyberOne é capaz de aguentar até 1,5kg de peso com uma única mão e de programar por demonstração. Assim, o CyberOne é um robô humanoide com coordenação bem desenvolvida e capacidades de movimento excecionais.

Os robôs humanoides confiam na visão para processar o seu ambiente. Equipado com um módulo de visão de profundidade Mi-Sense autodesenvolvido e combinado com um algoritmo de interação IA, o CyberOne é capaz de perceber o espaço 3D, bem como reconhecer indivíduos, gestos e expressões, permitindo-lhe não só ver mas também processar o seu ambiente. A fim de comunicar com o mundo, o CyberOne está equipado com um motor de reconhecimento semântico de ambiente MiAI e um motor de identificação vocal MiAI, permitindo-lhe reconhecer 85 tipos de sons ambientais e 45 classificações de emoções humanas. O CyberOne é capaz de detetar a felicidade e confortar o utilizador em tempos de tristeza. Todas estas características estão integradas nas unidades de processamento do CyberOne, que são emparelhadas com um módulo OLED curvo para exibir informação interativa em tempo real.

Continuar a explorar, e trazer robôs para a vida das pessoas

A robótica é considerada a "jóia da coroa do fabrico", sendo os robôs humanoides o objetivo final para muitos em toda a indústria. Em comparação com os robôs industriais que são valorizados pelas suas capacidades mecânicas especializadas, o principal desafio na construção de robôs humanoides é a simulação perfeita de processos humanos de perceção, cognição, tomada de decisões e execução em vários cenários. Curiosamente, um grande número de novas tecnologias que surgiram no processo de tentativa de resolver este desafio já têm servido o público em geral de forma positiva.

O desenvolvimento do CyberOne é um símbolo da dedicação de Xiaomi para incubar um ecossistema tecnológico centrado num único ponto, e ligá-lo ao mundo de formas nunca antes vistas. Abrangendo desde os smartphones, dispositivos wearable e casas inteligentes, até ao fabrico inteligente, veículos elétricos inteligentes e robôs biónicos, a Xiaomi tem vindo constantemente a explorar e a alargar as suas inovações em vários cenários de modo a melhor ligar as pessoas e o mundo, eventualmente construindo uma Ecosfera Tecnológica Xiaomi em constante evolução.

Lei Jun observa que os robôs biónicos humanoides requerem o mais alto grau de integração técnica e apresentam o maior desafio no campo da robótica inteligente. A Xiaomi está a dar os seus primeiros passos nesta área e o CyberOne está constantemente a acrescentar novas capacidades. "Pensamos que os robôs inteligentes farão definitivamente parte da vida das pessoas no futuro", disse Lei Jun.

O processo de investigação e desenvolvimento do CyberOne combinou tecnologias de ponta de vários sectores, incluindo perceção biónica e cognição, biomecatrónica, inteligência artificial, big data e computação em nuvem, e navegação visual. Espera-se também que estes avanços tecnológicos deem origem a mais cenários de aplicação noutros campos, tais como robôs industriais com melhor desempenho mecânico, robôs de companhia com reconhecimento de emoções, e robôs de serviço público alimentados por big data e computação em nuvem. A tecnologia do CyberOne será também aplicada a cada vez mais produtos Xiaomi no futuro.
Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: