Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

3 dicas para construir um ambiente de teletrabalho saudável para empresas em expansão

3 dicas para construir um ambiente de teletrabalho saudável para empresas em expansão
Share it:
Focada no bem-estar da equipa e na promoção de um perfil empregador atrativo, a Valispace, uma plataforma baseada na cloud que ajuda engenheiros no desenvolvimento de produtos complexos como satélites, foguetes e robôs, partilha 3 dicas de como construir um espaço de teletrabalho saudável para empresas em crescimento.
Há uma coisa em que todos podemos concordar: o trabalho e a vida após a pandemia não são os mesmos. Isso ficou claro após os primeiros 3 meses de isolamento, onde trabalhar em casa não era mais a exceção, mas a regra. No entanto, a crescente distância entre os membros da equipa trouxe muitas dúvidas e medos, mas também levou a novas oportunidades. Assim, na Valispace, surgiu uma nova política de trabalho.

A empresa SaaS, sediada em Lisboa, orgulha-se da sua política de trabalho que resultou da conjugação de dois fatores cruciais: conexão humana e flexibilidade. A chave foi equilibrar as diferentes opiniões dos membros da equipa e ter em consideração a visão dos fundadores. Maria Peres, Head of Operations & People da Valispace, partilha 3 dicas para construir uma política saudável de teletrabalho para empresas em expansão:

1. Remoto opcional vs. remoto em primeiro lugar

A pandemia veio mostrar a importância da conexão. Assim, foi importante encontrar um equilíbrio entre o dar aos membros da equipa a opção de trabalharem a partir de qualquer lugar, e promover as atividades presenciais na empresa.

Isto significa ter um escritório para interações presenciais, para aqueles que preferem encontrar-se e trabalhar, mas também de disponibilizar um orçamento para home office e dar às equipas a liberdade de trabalharem remotamente. Simultaneamente, os processos e ferramentas da empresa precisavam de ser projetados e implementados de forma a dar suporte a quem trabalha remotamente.

2. Oiça a sua equipa

Além das questões logísticas e operacionais, é importante avaliar como os membros da equipa estão ao nível psicológico. Comece por desenhar uma imagem de como a equipa se está a sentir, por exemplo, criando um inquérito “Como se sente?”. Faça isso regularmente, elaborando perguntas focadas no bem-estar dos funcionários no trabalho e em casa, e comece a planear o seu plano de ação a partir daí.

No caso da Valispace, os resultados da pesquisa mostraram que quanto mais stressante era a vida fora do trabalho, menos satisfeitos e motivados se encontravam os funcionários. Portanto, ficou claro que oferecer uma configuração saudável fora do escritório era tão importante quanto oferecer uma no escritório - ambos precisam coexistir. A partir dessa constatação, surgiu o conceito de “Boost Weeks”: uma semana em que a presença física é altamente recomendada, para sessões de whiteboard e reuniões gerais. Para além destas semanas pré-definidas, a Valispace organiza regularmente um conjunto de atividades em equipa, como encontros após o trabalho, pequeno-almoço em equipa, dias de trabalho divertidos e eventos de team building.

3. Valorize a sua equipa e será isso que receberá em retorno

O seu principal ativo é a sua equipa. Para se manter competitivo, precisa de estudar possíveis programas de remuneração que possam agregar valor aos seus funcionários. Por exemplo, oferecer um orçamento de formação e cobrir despesas de viagem e acomodação que permita que os membros da equipa venham ao escritório com frequência, pode ser um bom ponto de partida.

Projetar uma nova forma de trabalhar, do zero, exige flexibilidade, criatividade, mas também a capacidade de fornecer os recursos necessários para que cada membro da equipa tenha sucesso todos os dias. É importante ter em mente que nem tudo é sobre salários ou quão arrojado um escritório pode ser. É também sobre a forma como os membros da equipa são ouvidos e integrados no desenvolvimento de processos e decisões que têm impacto direto no seu trabalho e no seu dia-a-dia. Só assim as empresas se manterão atrativas e competitivas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: