Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

70% dos portugueses têm intenção de comprar na temporada de compras que se aproxima

70% dos portugueses têm intenção de comprar na temporada de compras que se aproxima
Share it:
Estudo da Google em Portugal revela tendências de retalho para a grande época de compras, que será ainda marcada por alguma incerteza devido à inflação e por um Campeonato do Mundo durante este período

O peso do digital como fonte de inspiração continua a aumentar com 59% dos utilizadores portugueses a revelarem que procuram informações em canais digitais no processo de compra

Sete em cada dez portugueses contam fazer compras somente online ou tanto em lojas físicas como online na época de compras que começa com o Dia de Compras na Internet, no dia 21 de outubro, e se prolonga até o fim do ano. Essa é uma das conclusões do Google Consumer Survey Portugal realizado no passado mês de junho. A época de compras de 2022 conta, ainda, com a realização de um Campeonato do Mundo de Futebol e com alguma incerteza associada à inflação.

O Google Consumer Survey Portugal mostra também que o peso do digital como fonte de inspiração continua a aumentar, com 59% dos utilizadores portugueses a revelarem que procuram informações em canais digitais no processo de compra. E outra tendência a ter em conta é que se verifica entre os portugueses uma menor lealdade a marcas já que as pesquisas genéricas em Portugal crescem mais rápido do que as pesquisas por marca.

Estes resultados estão em linha com dados do International Passport e Eurostat, via eCommerce Europe, que já apontava para um crescimento consistente e consolidado dos compradores digitais em Portugal – em 2022, deverá chegar aos 67% face aos 62% do ano passado e com os 51% há 10 anos. No fim do ano, prevê-se que o e-commerce represente 8% das vendas de retalho no país – um valor ainda abaixo de países como a Espanha, com estimativa de 12%, e o Reino Unido, que lidera a lista dos países na Europa, com 30%.

Tendências de compra em momentos incertos


Na Pesquisa, de acordo com dados do Google Trends, as pessoas estão a pesquisar mais sobre “euribor” e “inflação”. No caso dos dois termos é possível ver um aumento no interesse por esses temas em comparação com anos anteriores.

Search interest for “euribor”, PT, 2020-2022
Source: Google Trends

Search interest for “inflação”, PT, Last 4 years

Source: Google Trends

Por outro lado, as pesquisas por “pequenos luxos” continuam a ter interesse. Termos como “vestido de festa”, “corte de cabelo”, “melhor bronzeador”, “pacote viagens”, “maquilhagem festival” cresceram mais de 50% nas categorias de viagem & beleza nos últimos três meses em Portugal.


Outra tendência significativa foi o interesse por “cartão de crédito” na Pesquisa.

Search interest for 'cartão de crédito'’, PT, 2019-22

Source: Google Trends

Oportunidade dentro e fora de Portugal

A aceleração digital e a mudança no comportamento do consumidor nos últimos dois anos colocaram o e-commerce e os canais digitais como pontos centrais no processo de compra do consumidor. Se, por um lado, a chegada de novas empresas em Portugal acirraram a concorrência interna, por outro, a possibilidade de encontrar clientes fora do país e exportar os produtos portugueses abriu-se como uma solução para diversificar as vendas. De facto, segundo dados do INE nunca se exportou tanto em Portugal como no primeiro trimestre do ano. E no segundo trimestre de 2022 as exportações mantiverem-se em fase ascendente.

Com a temporada de compras deste ano recheada de momentos-chave, o planeamento é essencial. A Google revela os cinco pilares mais importantes para a estratégia digital que qualquer empresa deverá começar a planear:
  1. Excelência na medição: A crescente preocupação com a privacidade dos utilizadores tem levado a grandes mudanças na forma como os anunciantes fazem o tracking da sua actividade digital. Uma estratégia de medição robusta, com foco em privacidade, permite determinar a eficiência do investimento em canais digitais.
  2. Activar 1st party data: Os dados primários (informação gerada por uma empresa a partir dos seus canais de venda, pesquisa e promoção) são cada vez mais importantes e devem ser a pedra angular das campanhas.
  3. Performance & automação: A jornada do consumidor está a tornar-se ainda mais complexa. Com um comportamento difícil de prever e a diversidade de canais que o consumidor tem à disposição, torna-se difícil para a empresa entender e alcançar o seu cliente. Para conseguir melhor performance, campanhas integradas e soluções que priorizam a automação, como Performance Max, são a melhor forma para conseguir atingir os objetivos, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce.
  4. Omnicanal: A linha que divide a compra online e a offline está cada vez mais desfocada. O consumidor pode começar a pesquisa de um produto no site e ir à loja física para finalizar a compra e vice-versa. As empresas têm de estar disponíveis nos diversos canais digitais (Pesquisa, YouTube, Display), com uma experiência de qualidade, para acompanhar o consumidor em sua jornada de compra, onde quer que ela comece.
  5. Internacionalização: Uma estratégia eficaz de internacionalização exige uma análise confiável do potencial comercial real dos seus produtos noutros países. Ferramentas como Market Finder podem orientar as empresas durante estas etapas. Caso a empresa já esteja pronta para conseguir entregar os produtos no estrangeiro, o digital é um canal fundamental para tornar-se visível globalmente e manter o contacto com os clientes estrangeiros.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: