Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Pontegadea volta a ser parceira da Repsol num ativo renovável, a central solar Kappa

Pontegadea volta a ser parceira da Repsol num ativo renovável, a central solar Kappa
Share it:
Pontegadea volta a ser parceira da Repsol num ativo renovável, a central solar Kappa

-  Pontegadea investiu 27 milhões de euros para adquirir 49% da Kappa, uma instalação solar de 126,7 MW em Manzanares (Ciudad Real). Esta operação avalia o ativo em 109 milhões, incluindo a dívida do projeto.

-  Esta é a segunda transação da Repsol com a sociedade de investimento de Amancio Ortega, que adquiriu 49% do parque eólico Delta em novembro de 2021.

- Como este acordo, a Repsol aumenta para três o número de transações respeitantes a ativos renováveis, após o parque eólico Delta e a central solar de Valdesolar.

Josu Jon Imaz, CEO da Repsol:
"Temos orgulho em reforçar a nossa parceria com a Pontegadea através de outra participação no capital de um segundo ativo renovável da Repsol. A sua confiança no nosso projeto permitir-nos-á continuar a crescer de forma constante neste negócio criado há pouco mais de três anos".

- Roberto Cibeira, CEO da Pontegadea:
"Esta segunda transação com a Repsol responde à estratégia global de investimento de Pontegadea, consolidando o compromisso ambiental que acompanha todas as atividades da nossa carteira e reforçando o nosso firme compromisso com a sustentabilidade, de mãos dadas com um parceiro de referência como a Repsol".


A Repsol e a Pontegadea estabeleceram uma parceria noutro projeto de energias renováveis. A Pontegadea, um dos principais grupos de investimento privado do mundo, adquiriu uma participação de 49% no complexo fotovoltaico Kappa, em Manzanares (Ciudad Real), por 27 milhões de euros. Este investimento, numa instalação totalmente operacional desde 2021 e com uma capacidade total instalada de 126,7 MW, é a segunda transação em energias renováveis da empresa de Amancio Ortega, depois de ter assumido uma participação semelhante no parque eólico Delta da empresa multienergética em novembro passado.


O acordo avalia a Kappa em 109 milhões de euros, incluindo a dívida do projeto. A instalação é constituída por três fábricas: Perseo Fotón I, Perseo Fotón II e Perseo Fotón III. Tem 285.331 módulos solares e fornece eletricidade de fontes renováveis a 71.000 lares - ou 177.500 pessoas - evitando a emissão de cerca de 107.600 toneladas de CO2 para a atmosfera em cada ano, equivalente à absorção de dióxido de carbono de 13,5 milhões de árvores.

No passado 11 de novembro, a Pontegadea investiu 245 milhões de euros para adquirir uma participação de 49% no Delta, um parque eólico localizado na província de Saragoça.

Para a Repsol, esta é a terceira transação em que a empresa trouxe um parceiro minoritário, desde março de 2022. A Repsol incorporou a The Renewables Infrastructure Group (TRIG) na central fotovoltaica de Valdesolar (Valdecaballeros, Badajoz) com uma participação de 49%.

"Temos orgulho em reforçar a nossa aliança com a Pontegadea através de outra participação no capital de um segundo ativo renovável da Repsol. A sua confiança no nosso projeto permitir-nos-á continuar a crescer de forma constante neste negócio criado há pouco mais de três anos", disse o CEO da Repsol, Josu Jon Imaz.

Roberto Cibeira, CEO da Pontegadea, disse: "Esta segunda transação com a Repsol responde à estratégia global de investimento da Pontegadea, consolidando o compromisso ambiental que acompanha todas as atividades da nossa carteira e reforçando o nosso firme compromisso com a sustentabilidade, de mãos dadas com um parceiro de referência como a Repsol".

Crescimento do negócio


Em junho passado, o Conselho de Administração da Repsol aprovou a venda de uma participação de 25% na Repsol Renováveis ao consórcio formado pela seguradora francesa Crédit Agricole Assurances e fundos geridos pela empresa Energy Infrastructure Partners (EIP), sediada na Suíça. A incorporação do Crédit Agricole Assurances e da EIP como parceiros implica um compromisso de investimento que reforça o crescimento da Repsol Renováveis em linha com os objetivos ambiciosos do seu Plano Estratégico de atingir 6 GW de geração renovável até 2025 e 20 GW até 2030.

A empresa tem atualmente uma carteira de mais de 1,6 GW de capacidade renovável instalada e está presente em Espanha, Estados Unidos, Chile e Portugal, com participação no projeto eólico offshore WindFloat.

Nos últimos dois anos, a Repsol concretizou os seus objetivos de diversificação geográfica do seu negócio de energias renováveis, complementando as suas capacidades, melhorando a sua carteira e criando uma plataforma sólida com grande potencial de crescimento, com a ambição de ser um operador global de baixas emissões.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: