Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

VELUX apresenta 3 dicas para renovar o escritório no regresso ao trabalho

VELUX apresenta 3 dicas para renovar o escritório no regresso ao trabalho
Share it:

 VELUX apresenta 3 dicas para renovar o escritório no regresso ao trabalho

Soluções para aproveitar melhor o seu espaço de trabalho

Setembro é considerado o mês da rentrée, do término das férias, e do início de mais um ano letivo e do regresso ao trabalho. Como consequência dos últimos anos vividos (devido à pandemia) muitas foram as empresas que optaram por colocar os seus colaboradores em teletrabalho ou em modelo híbrido e, com isso, verificou-se um elevado número de renovações dos espaços em casa, com o objetivo de se criarem escritórios de raiz (ou adaptar os existentes) para que fossem bem iluminados e adequados para o efeito. Para que seja possível renovar, da forma mais eficiente, o escritório, a VELUX apresenta três dicas que permitirão obter o melhor espaço de trabalho possível. 

Trabalhar a partir de casa é o sonho de uns, mas a dificuldade de outros porque, por vezes, a produtividade teima em não se manter quando o escritório se encontra dentro de casa, e a principal razão para isto acontecer pode estar precisamente na configuração do espaço de trabalho. Assim, caso exista uma divisão possível de ser transformada em escritório, o processo é relativamente simples: basta retirar a mobília do quarto, substituir por mobília de escritório e adequar a iluminação do espaço tendo em conta a sua nova função.

Contudo, um dos maiores desafios de criar um escritório em casa é a entrada de luz natural. A luz natural é um elemento muito importante num espaço de trabalho pois é o que nos mantém despertos e alerta (por causa dos ciclos circadianos), reduz o esforço dos olhos e tem um impacto direto no bem-estar emocional, reduzindo os níveis de stress e de ansiedade. É, por isso, essencial procurar um lugar da casa com iluminação natural que se possa aproveitar para montar o escritório, mesmo que o espaço disponível seja menor.

Caso seja mais complicado arranjar um espaço da casa com luz natural para montar o escritório, a VELUX aconselha a instalar uma janela de telhado. As janelas de telhado são independentes da orientação solar da casa e, por isso, não interferem com a fachada exterior do edifício, sendo relativamente fáceis de posicionar onde for mais conveniente. Além disso, com o aumento dos custos da energia, quanto mais e maiores janelas o espaço tiver, maior será a entrada de luz natural em casa e menor será a utilização de luz artificial que, por sua vez, fará com que se poupe na conta da eletricidade no final do mês. 

A VELUX oferece diversas soluções de janelas de telhado que permitem obter bastante iluminação natural e fazer incidir a luz do sol precisamente onde ela tem de estar: por cima da mesa de trabalho. A mesma janela vai ainda ajudar a ventilar o local sem fazer correntes de ar desagradáveis, proporcionando um clima interior favorável ao bem-estar físico e emocional. Como complemento é ainda possível adicionar cortinas às janelas existentes no escritório, pois estas permitem a entrada de luz natural no espaço sem que a mesma se torne desconfortável.

Um estudo preparado pela VELUX demonstrou que a falta de conforto (aquecimento) e luz natural no espaço de trabalho tem um grande impacto no bem-estar e na satisfação com a vida. Além disso, com 34 milhões de europeus incapazes de manter as suas casas confortáveis, o impacto no seu bem-estar é bastante significativo, aumentando o risco de problemas de saúde física e mental, como a depressão. Isto torna ainda mais urgente priorizar a renovação e o investimento das residências e dos espaços de trabalho, tornando-os mais confortáveis.

Dicas para renovar o escritório no regresso ao trabalho:

  • Escolher uma iluminação forte e que seja consistente ao longo do dia, para não gerar quebras de produtividade.
  • Optar, consoante a dimensão do escritório, por uma janela de telhado que promova a renovação do ar e a entrada de luz, sem distrações nem perda de privacidade (Janelas de Telhado Projetantes, Janelas de Telhado Basculantes, Janelas de Telhado INTEGRA®).
  • Criar um moodboard para a decoração do escritório e depois, consoante a luz, verificar se as cores e texturas selecionadas fazem o match perfeito.
  • A VELUX disponibiliza uma equipa de profissionais especializados em janelas de telhado que, sem compromisso, apoiam o cliente na escolha do produto mais adequado para o espaço que se encontram a renovar. 

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: