Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Viajar com a Fertagus é agora mais simples: empresa anuncia projeto com a Finaro e a Mastercard para validação de viagens com cartão de pagamento contactless

Viajar com a Fertagus é agora mais simples: empresa anuncia projeto com a Finaro e a Mastercard para validação de viagens com cartão de pagamento cont
Share it:

 Viajar com a Fertagus é agora mais simples: empresa anuncia projeto com a Finaro e a Mastercard para validação de viagens com cartão de pagamento contactless


  • O projeto é pioneiro na região de Lisboa e foi anunciado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, envolvendo como principais parceiros a Mastercard e a Finaro.
  • Permitirá aos utilizadores viajar de forma mais cómoda e fácil, recorrendo apenas a um cartão de pagamento contactless como título de viagem, sem necessidade de comprar bilhete.
  • A implementação em toda a rede da Fertagus está prevista para novembro.


A Fertagus, a Finaro e a Mastercard juntaram-se para desenvolver um projeto que vai possibilitar a todos os utilizadores daquela empresa de transportes viajar de forma mais cómoda e fácil, recorrendo apenas ao seu cartão de pagamento contactless para validar as viagens. Esta iniciativa é pioneira na região de Lisboa e é agora apresentada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2022.

Os utilizadores da Fertagus poderão, assim, utilizar o seu cartão de pagamento contactless para viajar nos comboios, sem necessidade de ter de perder tempo a comprar bilhete – tornando o seu dia a dia mais agradável ao evitar filas de espera.

O projeto é mais uma das actividades no âmbito da parceria entre a Mastercard e o Grupo Barraqueiro, que tem como principal objetivo dar resposta aos desafios da transformação digital no setor da mobilidade urbana em Portugal, através do recurso a soluções tecnológicas inovadoras, incluindo na área dos pagamentos dos títulos de transporte.

Para além da Mastercard e da Fertagus, outro dos principais parceiros é a Finaro, um banco global que desenvolve soluções tecnológicas para pagamentos. A experiência internacional e capacidade interna de certificação e entrega de soluções levaram a Finaro a desempenhar um papel-chave enquanto "enabler" bancário do projeto, permitindo criar uma solução completa e com camadas de complexidade reduzidas – tanto para a Fertagus como os utilizadores finais.

Entre os restantes parceiros contam-se a Axians, empresa do Grupo Vinci, e a Ubirider, uma start-up portuguesa. A conjugação dos esforços de todos possibilitou a entrega do projeto em tempo recorde na indústria.

O projeto-piloto teve início agora e a implementação em toda a rede da Fertagus está prevista para novembro, servindo assim os mais de 90 mil passageiros que usam diariamente os comboios suburbanos entre Lisboa e a margem Sul.

Uma revolução já a acontecer no mundo dos transportes

A adoção dos pagamentos contactless em transportes públicos evita a necessidade de os utilizadores terem de comprar previamente um título de transporte. Com esta solução, o pagamento é feito através do cartão de pagamento contactless, diretamente nos validadores das estações, em equipamentos semelhantes àqueles em que habitualmente já são validados os títulos de transporte.

Isto tem um impacto muito positivo para os utilizadores no que toca ao conforto e rapidez de acesso aos transportes públicos. Em paralelo, para os operadores os ganhos de eficiência e de qualidade da operação são exponenciais, como já ficou demonstrado em cidades como Londres, em que o operador local obteve uma redução de custos na ordem dos 35%, superior a 100 milhões de euros. De facto, desde o lançamento desta solução, em setembro de 2014, a Transportes de Londres (autocarros, metro e comboios) registou 3 vezes mais viagens, nas quais foram utilizados 19 milhões de cartões de pagamento contactless de mais 100 países diferentes.

Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard em Portugal, salienta: “A adoção de soluções tecnológicas que permitem simplificar o pagamento de títulos de transporte público representa um passo de gigante, quer para os utilizadores, quer para os operadores, como já ficou demonstrado pelas implementações feitas noutras cidades e em que a Mastercard também esteve envolvida. Portugal ainda tem um caminho longo a percorrer, mas estamos apostados em conseguir que esta parceria com o Grupo Barraqueiro e a Finaro possa impulsionar a necessária transição digital que os transportes públicos precisam ao nível das soluções de pagamento.”

Clara Esquível, administradora da Fertagus, afirma: “Soluções inovadoras como esta permitem aos utilizadores de transportes públicos uma maior facilidade de utilização dos sistemas e um ganho efetivo na qualidade do serviço prestado. A Fertagus tem sido pioneira em Portugal em vários projetos inovadores, como é o caso da utilização do telemóvel para viajar e agora os cartões bancários contacless. Queremos que seja fácil para todos utilizar o comboio, mesmo que seja a primeira vez neste transporte, e os cartões bancários contacless permitem essa facilidade – para não mencionar o ganho ambiental que se regista com a poupança de bilhetes em papel.”

David Jofre Tejada, VP Sales & Business Development – Iberia da Finaro, comenta: “A solução end-to-end que desenvolvemos cobre todas as necessidades dos operadores envolvidos na jornada dos passageiros e simplifica o sistema de pagamento nos transportes. Estamos muito orgulhosos por contribuir para trazer esta inovação à região de Li¬sboa em parceria com a Fertagus e a Mastercard, porque acreditamos na inovação e no progresso tecnológico como meios para melhorar a vida de todas as pessoas.”


Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: