Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Automação residencial: saiba como ter uma casa inteligente

A automação residencial auxilia nas tarefas simples de casa e otimiza a segurança de seus lares. Saiba mais!
Share it:
Em detrimento dos inúmeros avanços tecnológicos, é natural que a automação residencial batesse na porta da casa dos entusiastas da tecnologia, não é mesmo?
Automação residencial: saiba como ter uma casa inteligente
Sobretudo, se aliada aos melhores planos de internet, é possível otimizar ainda mais o seu lar e torná-lo prático, ágil e eficiente com alguns cliques e até mesmo comandos de voz.

Por isso, entenda que a automação em lares residenciais já não é um cenário distante quando vislumbramos tecnologias de Hollywood. Sabe aquela cena quando o protagonista, ao bater palmas, acende todas as luzes da sua casa? Pois é!

Sendo assim, se você deseja aprofundar-se sobre o assunto e saber como tornar o seu lar uma casa inteligente, saiba que você está no artigo certo.

Separamos um compilado de informações para que você entenda melhor o que é automação residencial e como aplicá-la em seu lar. Continue connosco e boa leitura.

Afinal, o que é automação residencial?

Inicialmente, entenda que a automação residencial tem por objetivo auxiliar moradores a realizar tarefas simples e até otimizar a segurança de seus lares.

Se você já não é tão jovem, deve se lembrar do famoso seriado “Os Jetsons”. Caso o desenho animado ainda esteja presente em sua memória, ficará ainda mais fácil compreender do que se trata o tema.

Sobretudo, a animação tratava de uma família futurista que tinha toda e qualquer tecnologia na palma da mão. Bastava que um dos integrantes realizasse o comando para um café fosse servido por uma máquina, por exemplo.

Em resumo, a automação residencial é tudo aquilo que integra diversos sistemas existentes em um lar por meio do uso de tecnologias. Em outras palavras, é através dela que se torna possível deixar o seu lar mais prático e eficiente.
Automação residencial: saiba como ter uma casa inteligente
Por fim, se você deseja que todos os seus sistemas eletrônicos atuem como um só e a seu favor, saiba que essa já é uma realidade possível. Para isso, basta que você possua recursos, uma boa internet e interesse para aplicar a ferramenta em casa.

Automação residencial: como essa tecnologia funciona?

Em síntese, basta que você possua aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente, como um smartphone, para realizar os comandos. Lembrando, é claro, que os dispositivos devem possuir algum tipo de conexão Wi-Fi.

Isso porque o dispositivo é o responsável por realizar as coletas de informações. Com isso, a automação residencial torna-se um cenário totalmente possível.

Por isso, se você deseja que a sua casa se torne inteiramente conectada e inteligente, é preciso possuir um sistema de integração que faça com que todos os seus aparelhos eletrónicos estejam conectados entre si.

Quais as vantagens da automação residencial?

Ao contrário do que muitos pensam, a automação residencial não diz respeito apenas ao conforto que pode ser proporcionado em lares.

Isso deve-se ao fato de que essa tecnologia pode atuar, também, em favor da segurança e outros quesitos importantes do dia a dia. Por essa razão, confira abaixo alguns benefícios de se contar com essa realidade.
  • Praticidade: longe ou dentro de casa, você é capaz de, por exemplo, acender uma lâmpada em qualquer altura;
  • A automação residencial traz segurança: a automação residencial também é capaz de garantir maior segurança aos seus adeptos. Nesse cenário, é possível controlar câmaras e outros sistemas de segurança integrados;
  • Sustentabilidade: com o auxílio da automação residencial, também é possível pensar em meios de sustentabilidade e a economia do consumo de energia é um dos exemplos. Afinal, é possível gerir o consumo de energia de uma residência.
Como fazer a automação residencial?

Antes de mais nada, se você se interessou em aplicar essa tecnologia no seu dia a dia, continue a leitura e veja como realizar a automação do seu lar. Confira o que é possível seguindo os tópicos abaixo.

Controle de temperatura

A automação residencial permite que você faça o controle da temperatura do seu ar condicionado, ventiladores de teto e, por consequência, garantir um ambiente na temperatura que deseja.
Automação residencial: saiba como ter uma casa inteligente
Além de conseguir ligar e desligar os equipamentos eletrônicos por um smartphone ou um simples comando de voz, isso também é possível de ser feito a distância.

Automação residencial de cortina, persiana e janela

A automação residencial já atinge até mesmo cortinas de casas inteligentes. Com esse recurso, é possível controlar quando fechar e abrir as persianas da sua casa, mesmo a distância.

Em resumo, você pode otimizar ainda mais esse processo, dá para programar quando as cortinas devem abrir-se e fechar ao longo do dia. Incrível, não é?

Segurança e controle de acesso

Em resumo: se você é do tipo que se preocupa com a segurança da sua casa, saiba que é possível utilizar a automação residencial para monitorizar quem entra e sai de um determinado local.

Além disso, também é possível automatizar as câmaras de segurança a outros aparelhos da sua casa, como a televisão, por exemplo. Basta que você tenha um telemóvel para acompanhar as imagens da câmara em tempo real.

Automação da iluminação residencial

Por fim, esse é o meio de automação residencial mais conhecido entre os entusiastas da tecnologia. Aqui, o objetivo é controlar todas as lâmpadas da sua casa. Isso pode acontecer com você dentro do local ou até mesmo à distância.

Sobretudo, existem diversas maneiras de automatizar a iluminação da sua residência. Você pode, por exemplo, controlar as cores que são utilizadas pelo sistema de iluminação ao longo do dia.

Conclusão

Agora que você já sabe os benefícios que a automação residencial pode trazer para o seu lar, que tal começar a aplicá-las no seu dia a dia?

Além disso, saiba que a automação residencial também já é destaque em grandes portais que apontam a ferramenta como a solução para tornar mais práticas as atividades do seu dia a dia.

Por isso, lembre-se que nem tudo que diz respeito ao tema visa apenas o conforto no lar. Garantir esse tipo de tecnologia como aliada, também é sinônimo de segurança.

Obrigado por acompanhar o artigo. Até a próxima!
Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: