Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Design Aquamórfico_um dos segredos para o sucesso do novo OPPO ColorOS 13

Design Aquamórfico_um dos segredos para o sucesso do novo OPPO ColorOS 13
Share it:
Em agosto de 2022, o ColorOS escreveu um novo capítulo na sua história através do ColorOS 13 ao apresentar o novíssimo Design Aquamórfico, mais criativo e mais centrado no ser humano. O Design Aquamórfico do ColorOS 13 oferece uma estética altamente popular graças à sua interpretação orgânica e minimalista, com o objetivo funcional de resolver os problemas do dia a dia nesta era da informação. Com o ColorOS 13, a OPPO incentiva os utilizadores a viverem um estilo de vida mais ativo e gratificante, enfrentando a incerteza com otimismo, coragem e determinação..
"Um bom design facilita o diálogo entre civilizações modernas e responde às necessidades das pessoas. O objetivo final de qualquer designer de produto consiste em ajudar as pessoas a resolverem as suas dificuldades e melhorar a qualidade de vida”, considera Xi Zheng, Diretor de Design de Software da OPPO.

Em linha com a estética moderna: o Design Aquamórfico

A natureza é geradora de vida e a água é a essência da vida na terra. Através da exploração e expressão das leis da natureza, a OPPO transpôs essa vitalidade para a tecnologia com o Design Aquamórfico do ColorOS 13.

Design Aquamórfico

A OPPO contou com mais de 100 engenheiros e demorou mais de meio ano a aperfeiçoar o Design Aquamórfico — um conceito que confere possibilidades ilimitadas ao ColorOS 13, permitindo a sua adaptação a qualquer ambiente. Este conceito inspira-se nas vertentes multifacetadas, compactas e abertas às interações e nas possibilidades físicas ilimitadas das moléculas de água – desde a sua forma gasosa omnipresente à sua rigidez pontiaguda e dura como o gelo. Tal como a água, o ColorOS 13 representa a determinação que está na base da OPPO no sentido da inovação, capacidade de adaptação a mudanças e simplicidade intrínseca. Queremos compreender e adaptar-nos a diferentes dispositivos e hábitos de utilizador e redefinir as relações entre pessoas e mundo digital com o ColorOS 13. De referir ainda que os utilizadores que interagirem com o ColorOS 13 aprenderão facilmente a funcionar com o mesmo. O ColorOS 13 está aí para ajudar os utilizadores a terem uma experiência flexível, pessoal e intuitiva.
Para contrariar a sensação de cansaço provocado pela pandemia, o primeiro passo no que toca a trazer essa vitalidade natural para o ColorOS 13 consistiu em reformular completamente os elementos visuais no Sistema Operativo (OS na sigla em inglês).

Tema e cores do ColorOS 13

As cores do ColorOS 13 são inspiradas nas diferentes tonalidades do horizonte entre o nascer e o pôr do sol. Da safira de um nascer do sol ao laranja de um pôr do sol, esta gradação de cor é aplicada ao espaço e ícones do sistema, transmitindo aos utilizadores uma sensação de vitalidade e inclusão. Estas cores em constante mutação giram em torno de um tom central azul, que não só reflete o tema aquoso do sistema operativo como induz também a sensação de serenidade e fiabilidade. De igual modo, ícones, janelas, cartões e caixas de entrada do ColorOS 13 apresentam contornos mais arredondados e organicamente suaves que espelham o fluxo de água e simbolizam a vitalidade infinita da vida.
Fontes e Tipos de Letra do Sistema

A fonte OPPO Sans no ColorOS 12 ganhou recentemente um Red Dot Design Award — e foi também atualizada no ColorOS 13. A fonte apresenta letras ligeiramente mais largas para uma aparência mais estável, enquanto o layout do texto foi atualizado de modo a criar um aspeto mais estereoscópico que acentua a nitidez, melhora a legibilidade e o conforto visual numa série de tamanhos de ecrã.

Formato Tipo Cartão e Centro de Controlo

Criar uma experiência de utilizador sistemática e conveniente nos sistemas de informação muitas vezes desordenados e complexos é também crucial para nós. Criámos uma nova solução para evitar a sobrecarga de informações — o Formato Tipo Cartão. O mesmo classifica e integra informações dispersas na apresentação simplificada do interface, ampliando as informações mais importantes e reorganizando-as num layout de fácil leitura. Este novo design permite aos utilizadores obterem rapidamente as informações desejadas e que mais precisam com o mínimo de esforço, enquanto a magia do design trabalha discreta e incansavelmente no fundo, refletindo o aspeto discreto e suave da água na natureza – que apesar de importante mais parece não ter peso.

Durante o processo de melhorias do Centro de Controlo, os controlos também foram agrupados e classificados usando o Formato Tipo Cartão por forma a criar uma hierarquia de informações mais clara, amplificando as informações mais usadas e agrupando informações semelhantes num único local de fácil acesso.

Relógio Refletor de Sombra

O efeito aquamórfico suave do Design Aquamórfico no ColorOS 13 permite que cada interação tenha um aspeto natural e fluido, proporcionando uma sensação tranquilizante que aproxima o utilizador da natureza.

Por exemplo, as funções Desbloquear e Otimizar por Impressão Digital são acompanhadas por um efeito de ondulação animado. Quando o dispositivo está a carregar, as gotículas de água convergem para o meio do ecrã. Ao alternar entre interfaces, um efeito de desfoque gaussiano cria a sensação visual realista de olhar para o fundo de um lago através da água, com a imagem de fundo a aparecer ligeiramente abaixo. No que toca a essas melhorias em termos de design, o Relógio Refletor de Sombra replica as transições dos raios do sol do amanhecer ao anoitecer e a sombra provocada pela lua. A transição automática entre luz e sombra do relógio ajusta-se gradualmente consoante a hora do dia e da noite a que usa o dispositivo, gerando um lembrete vivo da beleza da vida à medida que decorre.

Mecanismo de Animação Quântica

O ColorOS 13 inclui um Mecanismo de Animação Quântica atualizado com detalhes animados aprimorados e simulações de movimentos de trajetória mecânica e estados fixos de objetos virtuais. Isto confere um ar ainda mais realista e ligado ao mundo natural a essas animações, reduzindo a sensação de fosso entre o mundo digital e o mundo real.
Foram adicionadas também Previsões Comportamentais para processar operações de multi-gesto e dar respostas visuais inteligentes, precisas e rápidas. Por exemplo, se um utilizador deslizar o dedo para cima no ecrã para sair de uma aplicação e para cancelar uma instrução anterior de abertura de uma aplicação, o sistema responde imediatamente suspendendo a instrução de abertura anterior e cancela diretamente a operação em tempo real. O ColorOS 13 disponibiliza tecnologia de ponta elevando a operacionalidade a um novo patamar.

Resposta às necessidades dos nossos dias: novas funções desenvolvidas com a tecnologia mais recente.

A pandemia mudou completamente a forma como vivemos, introduzindo uma nova forma de trabalhar remotamente que exige o uso simultâneo de vários dispositivos, gerando novas exigências em termos de experiência do utilizador. O ColorOS 13 foi atualizado para dar resposta às crescentes exigências do utilizador, introduzindo toda uma série de funções inteligentes concebidas para fazer face às necessidades dos nossos dias.

Ligação Multi-ecrãs

À medida que cada vez mais dispositivos inteligentes vão sendo introduzidos nas nossas vidas, a procura por um sistema operativo central fiável que funcione com todo o tipo de hardware é vital para que os utilizadores possam retirar o máximo de partido dos seus dispositivos. Ao trabalhar em simultâneo num computador, smartphone ou tablet, a Ligação Multi-ecrãs atualizada do ColorOS 13 melhora assim a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, permitindo aos utilizadores alternar entre dispositivos de forma mais simples e natural, aumentando a eficiência do trabalho. Enquanto isso, os Formatos Adaptáveis do ColorOS 13 garantem que os utilizadores possam desfrutar das mesmas experiências familiares e consistentes em dispositivos com diferentes tamanhos de ecrã, tais como telemóveis e tablets, sem qualquer necessidade de aprendizagem adicional. O ColorOS 13 também herda a função de Ecrã Dividido de Dois Dedos, premiada com o Red Dot, do ColorOS 12 e que oferece mais flexibilidade e eficiência para multitarefas em ecrãs maiores.
Além de responder às necessidades principais e universais da maioria dos utilizadores, o ColorOS 13 centrou-se também em proporcionar uma experiência mais personalizada e customizada. Os utilizadores podem escolher entre uma série de elementos de design, cores e temas no sistema de acordo com suas próprias preferências e adicionar Widgets no Ecrã Inicial que se adaptem aos seus hábitos de uso, personalizando o seu próprio sistema operativo para que exiba informações personalizadas de acordo com as suas necessidades.
Ecrã Sempre Ligado – Spotify e Bitmoji

O Ecrã Sempre Ligado (AOD na sigla em inglês) no ColorOS 13 também foi concebido para priorizar a apresentação de informações importantes, atuando simultaneamente como um tampão para proteger os utilizadores de distrações desnecessárias e supérfluas com mensagens. Isto permite que os utilizadores se concentrem atenção apenas em informações diretas e concisas, com perturbações mínimas de informações redundantes e que só fazem perder tempo. Através do Smart AOD, os utilizadores podem rever o estado da entrega de refeições sem terem de ativar o ecrã inicial do telemóvel. A OPPO também assinou uma parceria com o Spotify para um controlo mais conveniente da reprodução de música no AOD. O utilizador pode aceder a informações de forma mais conveniente e mais rápida, enquanto minimiza o consumo de energia.

Além disso, o ColorOS 13 oferece toda uma série de opções para utilizadores que pretendam personalizar o seu AOD. A OPPO tem trabalhado em estreita colaboração com a equipa da Bitmoji de forma a incorporá-la no AOD, permitindo que os utilizadores criem avatares virtuais personalizados que imitam as suas características e expressões faciais para criar Bitmojis exclusivos e usá-los como fundo no AOD.

“Inovação virtuosa” para o bem-estar digital: encontrar um equilíbrio entre a vida digital e a realidade

Fundo de ecrã Blossom

A OPPO pretende promover e disseminar a positividade através da experiência do ColorOS 13. Um desses exemplos é a introdução do tema do fundo Blossom, concebido para ajudar as pessoas a conseguirem um maior equilíbrio em termos do seu bem-estar digital. Este fundo de ecrã mostra uma planta animada com pétalas que vão perdendo gradualmente a cor à medida que a utilização do telemóvel aumenta. Quando o tempo gasto no dispositivo excede um limite definido pelo utilizador, a textura da planta muda gradualmente, alertando os utilizadores para a necessidade de fazerem uma pausa na utilização dos dispositivos.

Insight AOD

O ColorOS 13 também apresenta o Insight AOD com uma barra de exibição colorida que rastreia o uso do telefone por um período de 24 horas. Cada vez que o utilizador desbloqueia o telemóvel, é criada uma marca na barra para representar a utilização do telemóvel. Lembretes não invasivos como estes são uma ótima forma de ajudar os utilizadores a encontrarem um melhor equilíbrio nas suas vidas.

Homeland

Além disso, e para uma maior consciência ambiental, o ColorOS 13 inclui uma série especial de fundos de ecrã "Homeland" AOD, incluindo imagens de pinguins, ursos polares e peixes-palhaço. Estes fundos de ecrã simbolizam o aumento da temperatura global que provocou mudanças drásticas nos habitats naturais destes animais, aumentando a consciencialização para a questão das alterações climáticas.

Olhando para a evolução do ColorOS ao longo dos anos, o Design Aquamórfico do ColorOS 13 mantém muitos dos traços característicos das primeiras versões deste sistema operativo. Começando com o ColorOS 7, a OPPO reposicionou o ColorOS para se concentrar na oferta de uma experiência de utilizador suave e agradável através do ênfase dado ao Conceito de Design Infinito mais simples. Com base nisto, o ColorOS 11 elevou a expressão pessoal a um novo patamar, com foco numa maior sem sacrificar o elemento fundamental que é a facilidade em termos de experiência do utilizador.

No ColorOS 12, a OPPO introduziu a sua Linguagem de Design Inclusivo pela primeira vez, combinando simplicidade e personalização num interface de utilizador mais simples e unificado graças a inovações como ícones 3D, Mecanismo de Animação Quântica e Omoji. Graças a esses avanços, o ColorOS 12 recebeu quatro Red Dot Design Awards em 2022.

Criar o sistema operativo ideal não é coisa pouca. Graças ao acumular de experiência através de múltiplas iterações de designs e recursos inovadores, a OPPO conseguiu trazer assim o Design Aquamórfico do ColorOS 13 para os utilizadores. Ao proporcionar aos utilizadores uma experiência mais naturalista e intuitiva, a OPPO espera criar um ambiente harmonioso para que estes interajam com os seus dispositivos através do ColorOS 13, enquanto celebram a vitalidade da vida, independentemente daquilo que o futuro nos reserva.
Share it:

smartphone

Post A Comment:

0 comments: