Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dia da Educação Tecnológica: Ensinar as Gerações Mais Jovens sobre Cibersegurança

Dia da Educação Tecnológica: Ensinar as Gerações Mais Jovens sobre Cibersegurança
Share it:
Os especialistas em cibersegurança da Check Point Software explicam que, num mundo cada vez mais digital, a educação de todos os utilizadores sobre ameaças cibernéticas, independentemente da sua idade, é fundamental
A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, partilha os principais conselhos sobre as competências de cibersegurança para os jovens. O Dia da Educação Tecnológica adquire mais significado do que nunca, uma vez que tanto trabalho de curso e ensino em sala de aula se baseia em plataformas digitais. Não importa o campo de estudo que escolham, seja engenharia ou negócios, não há forma de os estudantes poderem progredir sem abraçarem a tecnologia. No entanto, com este aumento da tecnologia em todos os setores, aumenta também o risco de ciberataque.

Assim, a Check Point Software explica as competências de cibersegurança que cada estudante deve ter, dependendo da sua faixa etária:
  • Cibersegurança nas escolas primárias: Os especialistas recomendam os 10 anos de idade como o momento ideal para começar a abordar a cibersegurança na sala de aula, desde que os diferentes dispositivos tenham software de segurança e controlo parental, e sejam utilizados sob a supervisão de adultos. Nesta fase, o conhecimento mais útil que pode ser ensinado aos alunos é sobre privacidade, utilização responsável da Internet, definições básicas de segurança dos dispositivos e conselhos sobre cyberbullying.
  • Ensino Secundário: Este grupo etário precisa de aprender as ameaças e perigos mais comuns de cibersegurança na Internet, tais como phishing e como identificar um email ou texto suspeito, roubo de conta, malware, ransomware e os seus sinais. Depois disto, é também possível introduzir e aprofundar o conhecimento de conceitos básicos tais como bugs, vulnerabilidades, explorações, ou falhas humanas, bem como engenharia social sofisticada - o que é, como funciona e como os cibercriminosos o utilizam.
  • Ensino Superior: Quer se trate de um grau universitário ou de um ciclo de formação profissional, é nesta fase que um estudante se foca no assunto em que se quer especializar e desenvolver para a sua vida profissional. Disciplinas como a engenharia informática, telecomunicações, uma licenciatura especializada em cibersegurança ou informática são as que irão expandir o conhecimento para além do que foi aprendido na escola. Não se deve esquecer que o mundo digital, e também a conjuntura de ameaça, está em constante evolução, e a um ritmo muito mais rápido do que outras disciplinas, pelo que a formação não pára. Após completarem o ensino superior, os estudantes podem sempre continuar a expandir os conhecimentos e as competências com cursos ou mestrados.
"A educação em cibersegurança está-se a tornar cada vez mais importante, uma vez que não só será útil para as pessoas que trabalham no setor, como será crucial para o dia-a-dia de todos. Tudo se está a tornar cada vez mais digitalizado e qualquer Ação que tomemos comportará perigos tanto no nosso trabalho como na nossa vida privada", explica Rui Duro Country Manager na Check Point Software. "As crianças e os jovens de hoje são nativas da tecnologia, por isso vamos dar-lhes as ferramentas para se sentirem seguras num ambiente, em rápida mudança, onde passam a maior parte do seu dia".
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: