Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Mergulhar e mover-se como um peixe na água com a Garmin

Mergulhar e mover-se como um peixe na água com a Garmin
Share it:
Tire o máximo partido das suas viagens subaquáticas e controle o seu desempenho com as características de mergulho especializadas da Garmin.
Embora o mergulho tenha começado como uma atividade necessária relacionada com a alimentação, foi em 1942 que o seu conceito foi invertido pela invenção do primeiro regulador de mergulho em circuito aberto, criado pelo engenheiro Émile Gagnan, juntamente com o investigador e biólogo marinho Jacques-Yves Cousteau. Desde então, o mergulho recreativo ganhou um número crescente de seguidores, atingindo cerca de 15 milhões de mergulhadores em todo o mundo1. Se há uma coisa que este desporto requer, é preparação, treino e bom equipamento para praticar a atividade com controlo e confiança. A Garmin oferece uma gama de computadores de mergulho com características e tecnologia especializada para facilitar as expedições subaquáticas.

Primeiro contacto

Antes de entrar no mundo do mergulho, é essencial seguir uma formação na qual um instrutor possa guiá-lo na metodologia e funcionamento do material e equipamento.

Entrem na água, patos!

Quando estiver pronto para o seu primeiro mergulho, siga a premissa principal desta atividade: mergulhar sempre acompanhado. É aconselhável mergulhar com pelo menos uma outra pessoa e irem juntos durante toda a expedição, sem separarem-se. A este respeito, o computador de mergulho Descent Mk2i, através da tecnologia SubWave, pode monitorizar simultaneamente a pressão da garrafa de ar de até cinco garrafas quando combinado com o transmissor Descent T1. Esta sincronização permite aos mergulhadores ver a pressão da garrafa, o tempo restante de ar e a taxa de consumo de ar, bem como monitorizar as garrafas de outros mergulhadores num raio de 10 metros, tornando-a a solução ideal para profissionais e instrutores de mergulho.

Prudência e medição

Debaixo de água, toda a cautela é pouca. Não se esqueça que este desporto tem lugar num ambiente natural instável. A aplicação de conselhos tais como não se mover mais do que o necessário; igualar a pressão do ouvido com a água para evitar dor; respirar normalmente; ou não tocar em nada do que vê, irá mantê-lo fora de perigo. Para mergulhar com mais precisão e fiabilidade, existem funcionaldiades e métricas que o ajudam a manter o controlo debaixo de água. Estes incluem modos de mergulho simples e multigas (nitrox e trimix); dados de temperatura; rebreather de circuito fechado; taxas de subida e descida; e informação de paragem e descompressão. A vantagem é que toda esta informação pode ser gerida a partir do próprio computador de mergulho.

Mantenha-se no rumo

Atenção, concentração e sensatez. Três regras básicas para garantir que os estímulos extraordinários do ecossistema subaquático não lhe causem a perda de rumo. As funcionaldiades úteis aqui incluem a compatibilidade do computador de mergulho com os sistemas GNSS à superfície, permitindo-lhe seguir os pontos de entrada e saída com conectividade avançada por satélite, e a bússola de três eixos, ideal para se manter no curso. E numa situação de emergência, os dispositivos de mergulho Garmin também podem ser ligados a um comunicador de satélite inReach - submersível até 100 metros2 - para que esteja sempre ligado, mesmo onde a cobertura móvel não chega.

E se realmente gosta de mergulhar, o natural é querer alcançar novas metas de profundidade e mergulhar cada vez mais fundo. São necessários muitos mergulhos e muitas situações diferentes na água para que este processo se desenrole. Os dispositivos de mergulho Garmin permitem-lhe registar e armazenar dados de até 200 mergulhos para que possa analisá-los, localizá-los, ver como se portou e se está pronto para dar um passo em frente. A métrica também pode ser partilhada com outros entusiastas através da Garmin Dive, uma aplicação para a descoberta de múltiplos locais de mergulho em todo o mundo.

Além das suas funcionalidades de expedição subaquática, os computadores de mergulho Garmin apresentam perfis de atividade para outros desportos tais como ciclismo, corrida, yoga, golfe, caminhadas e muito mais. Isto permite aos mergulhadores tirar o máximo partido do seu dispositivo, tanto dentro como fora de água.

Bem-estar físico e mental

A prática do mergulho tem grandes benefícios: reforça a musculatura devido aos movimentos debaixo de água; melhora o sistema respiratório e cardiovascular, melhorando a capacidade pulmonar; e também queima um grande número de calorias, uma vez que a temperatura fria da água causa um gasto de energia extra que obriga o corpo a queimar mais para manter o corpo à temperatura certa. Além disso, estar em contacto com a água produz uma maior sensação de relaxamento, contribuindo assim para o bem-estar emocional. A este respeito, os computadores de mergulho utilizam a medição diária do ritmo cardíaco para calcular uma pontuação de stress, pelo que, verificando o pulso, pode ver se o seu dia está calmo, equilibrado ou demasiado stressante. Além disso, o desgaste físico, e a sensação de constante alerta e atenção debaixo de água, traduz-se num aumento da fadiga. Tudo isto ajudará o seu corpo a descansar melhor e regulará os padrões de sono que pode monitorizar a partir do dispositivo, dando-lhe uma completa decomposição das fases do sono, uma pontuação diária do sono, bem como dados de oximetria de pulso e respiração.

Cada mergulho é diferente, mas uma coisa nunca muda: a necessidade de conhecer os seus limites para que possa regressar em segurança à superfície. Ganhe fiabilidade e precisão com as características dos computadores de mergulho Garmin - Descent G1 y Descent Mk2 Series - e desfrute de todos os benefícios do desporto.

Desenvolvidos de dentro para fora, os produtos Garmin revolucionaram a vida dos corredores, ciclistas, nadadores e atletas de todos os níveis e capacidades. Comprometidos com o desenvolvimento de tecnologia que ajude as pessoas a permanecerem ativas e a elevarem o seu desempenho. Garmin acredita que cada dia é uma oportunidade para inovar e superar o passado. Outras marcas de fitness da Garmin incluem Tacx® e Firstbeat Analytics™.

1 O mergulho recreativo tem 15 milhões de praticantes em todo o mundo e está a aumentar 5% anualmente (20/05/2016). Mediterranean Diving Show. Disponível em: https://www.mdivingshow.com/el-buceo-recreativo-suma-15-millones-de-practicantes-a-nivel-mundial-y-experimenta-un-incremento-de-un-5-anual/#:~:text=El%20buceo%20recreativo%20suma%2015,5%25%20anual%20%E2%80%93%20Mediterranean%20Diving%20Show

2 Requer dispor de uma a caixa à prova de água inReach Mini.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: