Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.
hbo

NOVO DOCUMENTÁRIO "ESCAPE FROM KABUL" ESTREIA AMANHÃ, DIA 22 DE SETEMBRO NA HBO MAX

NOVO DOCUMENTÁRIO "ESCAPE FROM KABUL" ESTREIA AMANHÃ, DIA 22 DE SETEMBRO NA HBO MAX
Share it:
O novo documentário HBO Original, ESCAPE FROM KABUL, realizado por Jamie Roberts ("Four Hours at the Capitol", da HBO) e com produção executiva de Dan Reed ("Leaving Neverland" e "Four Hours at the Capitol", da HBO) estreia amanhã, dia 22 de setembro, na HBO Max.
ESCAPE FROM KABUL tem lugar durante 18 longos dias, em Agosto de 2021, desde a retirada das tropas americanas do Afeganistão até à subsequente evacuação de dezenas de milhares de cidadãos afegãos do aeroporto de Cabul após a tomada da cidade pelos Talibãs. Este documentário profundamente imersivo e emotivo tem imagens de arquivo nunca antes vistas de quem se encontrava no aeroporto, com entrevistas exclusivas de pessoas que lá estiveram durante todo o período, incluindo cidadãos afegãos que tentaram fugir, fuzileiros navais norte-americanos encarregados de gerir a evacuação e comandantes e combatentes talibãs que tinham tomado recentemente a cidade.

Após 20 anos de guerra entre os Talibãs, (um grupo fundamentalista Islâmico) e as forças da NATO, uma pequena força de fuzileiros navais norte-americanos foi destacada para Cabul a 13 de Agosto, com a intenção de evacuar cidadãos norte-americanos e afegãos "em risco" que tinham cooperado com os norte-americanos e as Forças Aliadas durante o conflito. A evacuação ordeira deveria ser implementada até ao prazo acordado de 31 de Agosto, mas quando os Talibãs assumiram inesperadamente o controlo da cidade dois dias após a chegada dos fuzileiros navais, os planos mudaram.

Com receio de represálias e atentados aos direitos humanos por parte dos Talibãs, milhares de homens, mulheres e crianças afegãs correram para o aeroporto, procurando uma rota de fuga. Os combatentes talibãs, incluindo tropas suicídas, cercaram o perímetro do aeroporto numa trégua difícil com as forças dos EUA e Aliados. Com pouco planeamento prévio, os fuzileiros navais norte-americanos lutaram diariamente para recuperar o local sobrecarregado, enquanto uma catástrofe humanitária se desenrolava, com cidadãos afegãos a passarem dias a fio no calor de Cabul, sem acesso a comida ou água, à espera de passar pelos portões do aeroporto. À medida que as multidões desesperavam cada vez mais para partir, uma sequência trágica de acontecimentos desenrolou-se, incluindo um devastador ataque suicida à bomba, pelo qual o ISIS reivindicou a responsabilidade, matando 13 militares norte-americanos e mais de 170 civis afegãos.

ESCAPE FROM KABUL surge do inesperado e histórico confronto que ocorreu no aeroporto de Cabul e tem lugar durante duas semanas e meia cruciais e dramáticas. Apesar do caos e sofrimento, 124.000 pessoas foram evacuadas durante o transporte aéreo de Cabul, o maior da história moderna dos EUA, marcando um fim devastador para a guerra mais prolongada da América. Uma excerto final, filmado na Primavera de 2022, confirma as restrições do governo Talibã às mulheres e raparigas e as represálias violentas, deixando um futuro incerto para os cidadãos afegãos que não puderam ser evacuados em Agosto de 2021.

A HBO Documentary Films apresenta ESCAPE FROM KABUL, em associação com a BBC, em parceria com a ARTE France e uma Produção AMOS Pictures. Realizado por Jamie Roberts, tem como produtor, Jamie Roberts, e como produtor executivo, Dan Reed. Para a HBO a coordenação de produção é de Anna Klein. As produtoras executivas são Nancy Abraham e Lisa Heller.
Share it:

hbo

Post A Comment:

0 comments: