Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Saúde e engenharia entre as áreas com mais emprego para os recém-diplomados

Saúde e engenharia entre as áreas com mais emprego para os recém-diplomados
Share it:
Plataforma Brighter Future da Fundação José Neves disponibiliza informação sobre empregabilidade dos cursos superiores
Escolher o curso ou a área profissional para seguir é um momento empolgante, mas a falta de conhecimento e de orientação pode tornar esse processo complexo. Nem sempre é fácil identificar, dentro das áreas para as quais se tem maior vocação, quais os cursos com maior empregabilidade. A plataforma Brighter Future, disponibilizada gratuitamente pela Fundação José Neves, fornece informação detalhada e relevante para ajudar os portugueses a tomarem decisões. Entre várias funcionalidades, revela dados sobre as tendências do mercado de trabalho, nomeadamente os 32 cursos que no ano de 2020 tiveram 100% de empregabilidade para os recém-diplomados, a maioria das áreas de saúde e engenharia.

“Decidir que curso queremos para a nossa vida não é uma decisão definitiva, mas tem um caráter muito importante para o futuro profissional. O Brighter Future é uma ferramenta gratuita e disponível para consulta, nomeadamente nesta altura do ano, crucial para os alunos que pretendem ingressar no ensino superior. A vasta e detalhada informação disponibilizada permite ajudar a tomar decisões conscientes e ter uma maior noção das necessidades do mercado de trabalho”, realça Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves

Entre os muitos indicadores, o Brighter Future aponta as necessidades dos empregadores e relaciona os cursos, formações, profissões e competências que respondem à procura existente, demonstrando por exemplo quais os cursos sem licenciados inscritos como desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Eram 32 no total em 2020, sendo 14 da área de saúde (10 dizem respeito à licenciatura em Enfermagem). Destacam-se ainda as áreas de engenharia, com 5 cursos, e arquitetura e construção, artes e ciências empresariais, cada uma com 2 cursos. Toda a informação sobre este indicador pode ser consultada aqui.

Noutro âmbito, os jovens enfrentam hoje desafios do mercado de trabalho fortemente marcados pela crise pandémica - de 2019 para 2020 verificou-se um aumento de cerca de 1,6% do risco de desemprego dos recém-diplomados do ensino superior. Quando chega o momento de decidirem em que área pretendem especializar-se, os alunos deverão avaliar a facilidade ou dificuldade em encontrarem emprego após a conclusão dos estudos. Quais são as áreas de formação e regiões com maior risco de desemprego? A resposta pode ser encontrada aqui.

Com as médias de entrada nos cursos superiores a aumentar, fruto de mudanças no panorama da educação devido às restrições impostas pela pandemia, torna-se igualmente essencial ter a máxima informação possível sobre os cursos, seja acerca de estatísticas, do número de inscritos e diplomados ou das provas de ingresso. Os jovens beneficiam agora de melhores condições para se apresentarem a concurso, mas, por outro lado, o número de vagas diminuiu, dificultando o acesso ao ensino superior. Em 2021, registou-se uma subida de 0,4 valores nas médias de entrada. O Brighter Future fornece informação mais detalhada aqui.

Uma escolha tão importante como a área de estudo, que irá influenciar o futuro de modo decisivo, poderá ser mais simples se for debatida no seio familiar. Com o objetivo de apoiar e facilitar esse processo, o Brighter Future disponibiliza ainda o “Guia para jovens e pais: como escolher o que estudar?”. Neste documento, os alunos e as respetivas famílias poderão encontrar conselhos úteis para fazerem uma escolha informada sobre a continuação dos estudos.

O portal Brighter Future é a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal, ao permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1.800 profissões e mais de 1.800 competências relevantes.

Disponibiliza informação de qualidade para escolher um futuro baseado em factos / tomar decisões sobre percursos educativos e profissionais de forma consciente e informada, e ainda Insights (informação agregada e sucinta sobre matérias mais relevantes), Guias (documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes e Simulador de carreira e baseadas em factos, que impactam as dimensões educativa, profissional e/ou o desenvolvimento pessoal) e um Simulador de carreira (ferramenta que permite dar aos portugueses a informação necessária para identificarem e compararem possíveis caminhos profissionais e os requisitos para darem esse passo.

São parceiros da FJN no portal Brighter Future, o INE, o IEFP, a DGES, as Universidades do Minho e de Aveiro, as tecnológicas Microsoft, Outsystems e Contentful, entre outros.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: