Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Mais de 700 alunos já recorreram a bootcamps de tecnologia em Portugal para fazer uma mudança de carreira

Mais de 700 alunos já recorreram a bootcamps de tecnologia em Portugal para fazer uma mudança de carreira
Share it:

Mais de 700 alunos já recorreram a bootcamps de tecnologia em Portugal para fazer uma mudança de carreira

• Desde 2019, a escola de tecnologia Ironhack já formou no país mais de 25 nacionalidades diferentes 

Em três anos, mais de 700 alunos ingressaram na escola de formação em tecnologia Ironhack para fazer uma mudança total de carreira e entrarem em áreas tecnológicas essenciais no mercado, como Web Development, UX/UI, Data Analytics e Cybersecurity. Desse total, foram mais de 460 os portugueses que viram nos bootcamps de tecnologia uma forma rápida e fácil de fazer esta transição, um número que tem vindo a aumentar e a fazer crescer a procura fora dos centros urbanos - neste sentido, a proporção de alunos nos cursos em formato remoto aumentou, sobretudo nas zonas do Porto, Braga, Coimbra, Algarve e Ilhas.

A procura por competências em tecnologia fez-se sentir sobretudo em pessoas na faixa dos 26 aos 31 anos de idade nos cursos em formato full time e na faixa dos 32 aos 36 anos de idade nos cursos de part-time. A maioria chegou ao bootcamp sem qualquer experiência ou estudos na área tecnológica e com formação em áreas diversas como marketing, jornalismo, economia, contabilidade, entre outras. Tendo em conta que a profissão de programador (pessoa que cria e desenvolve softwares) é uma das mais procuradas atualmente, a preferência dos alunos recaiu sobre o curso de Web Development (45%), seguindo-se os cursos de Data Analytics (27%), UX/UI (26%) e Cybersecurity (3%).

Por sua vez, com uma média de 40% formandos estrangeiros de mais de 25 nacionalidades, mais de 240 alunos vindos de países como Brasil, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos têm também escolhido Portugal como um destino de excelência para iniciar a sua formação em tecnologia.

Segundo Catarina Costa, responsável pelo campus de Lisboa da Ironhack Portugal, “após as consequências deixadas pela pandemia, os portugueses estão cada vez mais a olhar para a área tecnológica como um caminho certo e um garante de sucesso no mundo do trabalho. Neste sentido, os bootcamps, pelo seu formato intensivo e prático e pelos apoios financeiros que oferecem, têm se tornado uma escolha óbvia para quem procura entrar nesta área, independentemente da sua experiência prévia e da sua condição financeira. Inclusive na Ironhack, temos colaborado com diferentes parceiros para a promoção de bolsas de formação. Além disso, desde que abrimos os nossos cursos em formato online, vemos também a importância de levar a formação tecnológica a novas zonas do país, com cada vez mais alunos a optarem por fazer esta mudança de carreira à distância.”

De acordo com Telma Rosário, uma das alunas do bootcamp de Web Development da Ironhack Lisboa já empregadas: “A Ironhack abriu-me para um mundo de novas oportunidades. Antes de me inscrever, sentia-me estagnada na minha carreira. Depois do bootcamp de web development, consegui um estágio numa empresa de tecnologia, que depois se transformou numa posição a tempo inteiro de Software Engineer”. 

A Ironhack disponibiliza, ainda, um serviço de acompanhamento de carreira, o Careerhack, durante todo o percurso dos alunos, que se estende até após a finalização do seu curso. Além disso, a escola tecnológica já conta com a confiança de mais de 100 empresas, que contratam regularmente a partir da poll de estudantes disponíveis.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: