Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Pontos de carregamento de veículos elétricos estão em risco de ataque

Pontos de carregamento de veículos elétricos estão em risco de ataque
Share it:
Os peritos da Check Point Software alertam que iniciativas ecológicas podem ser travadas, enquanto a cibersegurança dos pontos de carregamento de veículos elétricos for negligenciada
A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, destaca as ameaças cibernéticas que vêm com pontos de carregamento dos veículos elétricos (VE) e avisa que podem atrasar a adoção mais ampla dos VE.

Governos de todo o mundo estão a pressionar as empresas, para a utilização de tecnologias mais verdes, para combater as alterações climáticas e reduzir a sua dependência dos hidrocarbonetos. A Noruega construiu uma rede de 17.000 pontos de carregamento, enquanto o Departamento de Transportes dos EUA anunciou recentemente um plano de $5B para a criação de uma nova rede de estações de carregamento de VE. Já em Portugal, o governo, apoia a criação dos postos de carregamento, através de uma comparticipação de 80% no valor do posto, tendo que ser posteriormente ligado à rede Mobi.E. No entanto, embora as empresas automóveis estejam a aumentar a produção de novos veículos elétricos, a indústria automóvel não está a fazer o suficiente para lidar com as preocupações de cibersegurança em torno, do que são essencialmente dispositivos IoT.

Quando os utilizadores carregam os seus veículos, existe também uma ligação de dados entre o veículo e o servidor da empresa que gere o posto. As estações de carregamento estão ligadas à Internet e, como qualquer outro dispositivo IoT, são vulneráveis às ações dos cibercriminosos. Se um hacker conseguir ter acesso a um centro de carregamento, isto pode ter consequências graves, tais como:

Risco para a segurança do utilizador: Teoricamente, através de um ponto de carregamento, um hacker pode aceder ao sistema de gestão do motor de um veículo e ou comprometer a segurança, o desempenho ou desativar o veículo por completo. Imagine que o veículo em questão fosse uma ambulância, onde os atrasos poderiam constituir uma ameaça à vida.

Comprometer as Redes de Carregamento: Os hackers teriam a possibilidade de derrubar uma rede inteira de centros de carregamento, aproveitando apenas uma vulnerabilidade de um dispositivo. Isto poderia resultar em perda de receitas para o operador, bem como em incalculáveis perturbações na rede rodoviária.

Perda comercial: Para além de encerrar uma rede de hubs de VE, os hackers teriam acesso ao software de gestão dos operadores e poderiam atacar através de ransomware com os consequentes danos financeiros e de reputação. Além disso, muitas frotas comerciais estão a converter-se para energia elétrica e um hacker poderia desativar toda uma operação de entrega apenas a partir do portátil.

Sistemas de pagamento: Os hackers podem potencialmente comprometer os sistemas de pagamento num ponto central de VE, causando perdas financeiras para o condutor e/ou para o operador de rede.

Os hackers não perdem tempo a aumentar a escala e a sofisticação dos ataques. A Check Point Research relatou recentemente um aumento global de 59% apenas nos ataques de ransomware, enquanto a indústria de transportes do Reino Unido registou uma média de 979 ciberataques por semana durante os últimos seis meses. Como resultado, não demorará muito até que se note o potencial de exploração das estações de carregamento dos VE, pelo que é fundamental que as tecnologias mais recentes e mais ecológicas sejam protegidas.

"As alterações climáticas e a necessidade de reduzir a nossa dependência do petróleo realçam a mudança imperativa para meios e formas de transporte mais ecológicas. As preocupações com a cibersegurança podem ser outro obstáculo ao crescimento futuro do mercado de veículos elétricos, pelo que é vital que a indústria leve a sério a ameaça. Os dispositivos de carregamento não seguros são uma porta aberta a hackers cada vez mais sofisticados e, no entanto, existem soluções de segurança comprovadas para a Internet sem fios que poderiam prevenir tais ataques e encorajar ainda mais o desenvolvimento de viagens sustentáveis", Afirma Rui Duro Country Manager na Check Point Software
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: