Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

24% das médias empresas, consideram usar software pirata

24% das médias empresas, consideram usar software pirata
Share it:

 24% das médias empresas, consideram usar software pirata


O mais recente relatório da Kaspersky revela que 24% das empresas com 50 a 999 colaboradores estão prontas a utilizar alternativas pirateadas de software empresarial para diminuir os gastos em TI. Entre as pequenas empresas (com menos de 50 empregados), apenas 8% estão prontas a dar este passo. Esta medida pode afetar seriamente a segurança cibernética das empresas, uma vez que os hackers distribuem ativamente ficheiros maliciosos sob o disfarce de software habitualmente utilizado.

De acordo com a Kaspersky Security Network (KSN), em apenas oito meses (1), o número total de utilizadores que encontraram malware e software indesejado dissimulado como os produtos de software mais conhecidos para pequenas e médias empresas foi de 9,685. Em geral, 4.525 ficheiros maliciosos únicos ou potencialmente indesejáveis foram espalhados através de software não oficialmente distribuído (incluindo software pirateado) relacionado com PMEs.

O estudo da Kaspersky visa explorar que táticas de gestão de crises os líderes empresariais consideram mais bem-sucedidas, e como alguns passos podem afetar seriamente a resiliência cibernética de uma empresa. Medidas seguras como a procura de fornecedores de baixo custo e a adoção de alternativas gratuitas de software, habitual são mais populares entre os inquiridos, ganhando 41% e 32% respetivamente, mas 15% dos líderes empresariais inquiridos substituiriam o seu software por uma versão pirateada para cortar custos.

Quanto ao tipo de programas que os inquiridos acreditam poder substituir por cópias pirateadas, a maioria escolheu o software de gestão de projectos, marketing e vendas - 41% concordaram mesmo em utilizar um software de segurança cibernética pirateado.

(1) Os dados anónimos relacionados com a ameaça cibernética, foram fornecidos voluntariamente pelos utilizadores da Kaspersky durante o período de 1 de Janeiro de 2022, até 30 de Agosto de 2022


  


Que tipos de software poderia substituir por uma alternativa pirateada?


A falta de recursos é uma realidade comum às pequenas e médias empresas, mas a utilização de um software pirateado deve ser completamente excluída se uma organização valoriza a sua segurança, reputação e rendimentos. Cópias piratas de software geralmente vêm com trojans e miners e não contêm as correções ou patches disponibilizados pelos criadores para colmatar vulnerabilidades que possam ser exploradas por cibercriminosos. As alternativas oficiais livres são opções muito melhores para aqueles que precisam de poupar dinheiro em TI," – comenta Alexander Shlychkov, Product Marketing Lead at Kaspersky

Para evitar perdas financeiras e fugas de dados causadas pela instalação de software infetado, implemente as seguintes recomendações da Kaspersky:

Certifique-se de que os seus colaboradores utilizam contas padronizadas sem poderes de administração. Isso irá impedi-los de instalar acidentalmente um Trojan confundido com software de produtividade.

Pode utilizar soluções de segurança gratuitas. Normalmente têm menos funções do que os produtos pagos, mas mesmo assim podem ser muito úteis. Escolha uma solução com base nos resultados de testes independentes, e transfira-a diretamente do site do desenvolvedor.

Para evitar o custo de uma conta de eletricidade oculta de um minerador, tente controlar constantemente a eficiência dos seus dispositivos. Se o seu aparelho está a abrandar, sobreaquece e emite muito ruído até mesmo quando ninguém o está a utilizar, é possível que alguém tenha instalado um minerador no aparelho que está a sobrecarregar o processador e a placa de vídeo. Utilize uma solução de segurança que detete não só programas maliciosos, mas também instalações potencialmente indesejadas.

Atualize o seu sistema operativo, software de segurança, browser e todos os programas com os quais trabalha assim que uma nova atualização surja.

Implemente cópias de segurança regulares de ficheiros importantes num serviço de cloud computing e em hardware alternativo. Isso permitir-lhe-á ter uma cópia, mesmo que o serviço de resgate encripte os seus dados. Uma solução de segurança com recurso de restauração permitir-lhe-á reverter as acções executadas por malware no sistema operativo, fornecendo proteção contra criptogramas.

Mais recomendações sobre como proteger o seu negócio com, estão disponíveis no Kaspersky Low Budget Hub dedicado.

O relatório completo e mais informações sobre as tácticas de crise das pequenas e médias empresas estão disponíveis através do link.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: