Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

5G e IA da Huawei contribuem para segurança do sector mineiro

5G e IA da Huawei contribuem para segurança do sector mineiro
Share it:
Após um ano desde o lançamento do MineHarmony, é agora anunciado que o sistema operacional entra na etapa de uso comercial com disponibilização a nível mundial.
A crise energética que se observa desde o início deste ano tem trazido consequências a nível global, nomeadamente com os aumentos no consumo de carvão. É com o objetivo de responder a esta realidade, proporcionando maior eficiência de trabalho e segurança para os intervenientes da actividade mineira, que a Huawei anuncia a fase de comercialização à escala mundial do sistema operacional MineHarmony. Com esta nova solução está então prometida uma nova era para a indústria da mineração, com a integração das tecnologias de 5G e Inteligência Artificial (IA) nos processos de escavação e extracção mineira.

E tendo em conta o peso da indústria de mineração em Portugal, importa aqui referir os números compilados até Setembro de 2022 pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). De acordo com a DGEG, no final do ano passado existiam 2867 trabalhadores a contribuir para a actividade dos 89 estabelecimentos de minérios metálicos e industriais existentes no País. No entanto, apesar de ser um sector com alguma representatividade, os avanços tecnológicos nele registados não acompanham a necessidade de protecção dos trabalhadores que estão constantemente expostos a riscos variados.

Assim, e para contrariar esta realidade, a Huawei apresenta soluções que podem ser utilizadas nos processos de escavação e de extracção das minas. Em ambos os momentos, com recurso a 5G e à IA, são apresentadas tecnologias de vídeo que permitem que exista um controlo remoto das actividades.

O processo de escavação de galerias subterrâneas é das operações que mais riscos comporta para os trabalhadores. Uma vez que a segurança depende de esforços manuais, mais de 50% dos acidentes são atribuídos a erro humano. As tecnologias de vídeo da Huawei, que integram 5G e IA, permitem o controlo remoto e preciso das máquinas mineiras, o que possibilita a melhoria do ambiente de trabalho, bem como da segurança mineira.

Depois, embora a extracção mineira controlada à distância se tenha tornado um consenso da indústria, um dos grandes desafios reside na visualização clara e em tempo real do espaço mineiro. Mas o MineHarmony, com recurso a tecnologia de IA e um algoritmo de edição automática de vídeo, consegue que imagens separadas sejam combinadas em sequências panorâmicas. Além disso, o algoritmo de filtragem de poeira ajuda a garantir vídeos de alta-definição em tempo real, num raio de 20 metros, mesmo quando a visibilidade é reduzida. Com tecnologia 5G a transmitir vídeo em tempo real e com a identificação precisa de anomalias, o sistema transforma as inspecções manuais com temporização em monitorização inteligente e reduz em 20% o número de pessoal necessário para inspecção subterrânea. O novo sistema da Huawei também simplifica as operações com inspecções não assistidas e abrange equipamentos de todas as dimensões com recurso a protocolos unificados. Estes permitem a partilha de dados entre equipamentos e a interconectividade entre utilizadores e dispositivos.

Foi no Huawei Connect 2022 que Ken Hu, Rotating Chairman da Huawei, apresentou o sistema operacional MineHarmony. E durante a sua intervenção, Hu salientou a dedicação da empresa em trabalhar com parceiros para ajudar os clientes da indústria a escolherem a tecnologia certa para as suas necessidades e a tirarem o máximo partido dela. "Para fornecer aos nossos clientes soluções baseadas em cenários que satisfaçam verdadeiramente as suas necessidades", disse o Rotating Chairman da Huawei, "temos de trabalhar lado a lado para compreender verdadeiramente os desafios na sua indústria".
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: