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Cuidado com a Cyber Monday: Fazer compras online com segurança enquanto se fazem os melhores negócios

Cuidado com a Cyber Monday: Fazer compras online com segurança enquanto se fazem os melhores negócios
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 Cuidado com a Cyber Monday: Fazer compras online com segurança enquanto se fazem os melhores negócios


 Os esquemas de phishing, domínios falsos e ataques de malware aumentam durante esta época do ano, de acordo com a Check Point Software.

Webloyalty assinala num estudo recente que, as vendas na Cyber Monday irão crescer este ano em 11% e que será feito um gasto médio de cerca de 155 euros, 5% mais do que em 2021.


A Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, quer sensibilizar os consumidores para que sejam prudentes com as suas compras na Cyber Monday enquanto viajam online em busca de ofertas incríveis.

A Cyber Monday surgiu em 2005 como uma continuação do longo fim-de-semana de compras que começou na Black Friday. A Black Friday, foi inicialmente destinada a vendas e compras em lojas físicas, e a "Cyber Monday" para a mesma, mas para lojas online e plataformas de comércio eletrónico. De acordo com um novo relatório da Adobe Analytics, estima que a "Cyber Monday" nos EUA continue a ser o maior dia de compras do ano, provocando um gasto impressionante de 11,2 mil milhões de dólares nos EUA, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado, contra apenas 1% de crescimento das vendas da Black Friday.

Atualmente ambas as datas são praticamente as mesmas e não têm diferenciação, não só em termos de compras e números, mas também nos ciberataques que recebem e que estão relacionados com estes dias de 'compras'. Com a resolução dos problemas na cadeia de fornecimento do ano passado, espera-se que as vendas e a participação na Cyber Monday aumentem exponencialmente à medida que os compradores se reúnem online para procurar negócios; as lojas de retalho online já começaram a fazer publicidade para os negócios da Cyber Monday, semanas antes do dia real de 28 de Novembro. O relatório da Webloyalty Black Friday 2022 mostra que este ano tanto as compras como os gastos em ambos os dias irão aumentar. Um aumento de 11% nas vendas e um gasto médio de 155 euros (5% mais do que em 2021), uma grande oportunidade para os cibercriminosos. 

Tendo como exemplo os dados mais recentes da Check Point Software referentes ao Amazon Prime Day verificamos como aumentou tanto o número de páginas relacionadas com o termo "amazon" como com ataques de phishing usando esta empresa como um pretexto. Foram criadas quase 1.900 páginas Web relacionadas com a Amazon e 10% delas eram fraudulentas. Sem ir mais longe, no ano passado, nos dias que antecederam a Black Friday, registou-se um aumento de 178% nas lojas Web fraudulentas a nível mundial. 

E não são só os websites que têm de ser observados, o phishing é também um grande protagonista nos dias de hoje. A Check Point Software publicou, recentemente, um relatório acerca de malware no Q3 que reflecte a forma como as empresas de entregas de pacotes e de transporte são utilizadas para imitar identidades e realizar ataques de phishing, e onde a DHL ocupa o primeiro lugar. Isto tem uma relação próxima com a Cyber Monday, uma vez que muitas das compras são feitas online e entregues com empresas de encomendas, tornando mais provável que as pessoas se tornem vítimas. 

Para que as pessoas possam tomar as precauções necessárias ao comprar os seus produtos favoritos, a Check Point Software pretende fornecer uma série de dicas para se manterem seguras enquanto participam nesta época de compras e ao começar a colocar as compras favoritas nos seus carrinhos de compras na Cyber Monday:

  1. Comprar sempre de uma origem fidedigna: o ideal é procurar o link no motor de busca que utilizamos na loja onde queremos comprar o produto. Clicar num link enviado a potenciais compradores por e-mail sem saber a sua origem pode ser potencialmente perigoso.
  2. Esteja atento a domínios semelhantes: é muito importante prestar atenção aos links e domínios das páginas web que introduzimos. Os erros de ortografia ou nomes mal escritos constituem um sinal de que as páginas aparentam ser iguais aos originais e que foram criadas para tentar atacar os utilizadores que entram. 
  3. As ofertas que parecem demasiado boas para serem verdadeiras serão, de facto, sempre demasiado boas para serem verdadeiras: verificar diversos sites para ver se a oferta é real ou não. Um desconto invulgar sobre um produto altamente procurado poderia ser um indicador claro de que se trata de um esquema.
  4. Procure sempre o cadeado: Os sites que têm o HTTPS em vez do HHTP são os sites seguros e autênticos. Além disso, eles terão um cadeado à sua frente para os distinguir dos outros. Só devemos entrar nestes, pois são os que cumprem as normas internacionais de segurança.  
  5. Ter soluções de segurança para os endpoints: também deve ter tais soluções de segurança para o seu correio eletrónico. Com esta medida muitos ciberataques e fugas de informação podem ser evitados. 
  6. Esteja sempre atento aos e-mails de reposição de senha: especialmente quando o volume de tráfego online está no seu auge, como por exemplo na Cyber Monday. Se receber um e-mail de reposição de palavra-passe não solicitado, visite sempre diretamente o website (não clique nos links) e altere a sua palavra-passe. 

 "A Cyber Monday é uma grande oportunidade para muitas pessoas obterem serviços e produtos de que necessitam com um grande desconto, embora também devam estar atentas a esquemas informáticos, phishing e ofertas especialmente com desconto", afirma Rui Duro Country Manager em Portugal na Check Point Software. "Neste tipo de dias de ofertas online, muitos cibercriminosos tentam fazer-se passar por empresas ligadas a tais ofertas especiais, tais como empresas de entregas ou lojas. É preciso continuar a manter a vigilância para não cair nas fraudes online, mesmo quando se gosta de fazer compras".

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