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Defined.ai lidera o novo consórcio de inteligência artificial aprovado pelo Governo Português

Defined.ai lidera o novo consórcio de inteligência artificial aprovado pelo Governo Português
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 Defined.ai lidera o novo consórcio de inteligência artificial aprovado pelo Governo Português

 

  • Accelerat.ai é o novo consórcio apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência que, com um investimento de €34,5 milhões, visa acelerar a transformação digital em Portugal e em língua portuguesa.
  • Tecnologia permitirá reduzir os custos ao setor público e privado em Portugal, ao automatizar 80% das resoluções de apoio ao cliente.

 

A Defined.ai (antiga DefinedCrowd), principal fornecedora de dados, ferramentas e serviços superiores de Inteligência Artificial (IA), acaba de anunciar o consórcio Accelerat.ai, um projeto aprovado pelo Governo Português através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este novo consórcio representa um investimento de 34,5 milhões de euros que se destinam a acelerar a transformação digital dos setores público e privado de Portugal. O projeto, nascido no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, liderado pelo IAPMEI, é também o primeiro de muitos projetos do Centro de Excelência em IA de Portugal.

O consórcio visa facilitar o desenvolvimento de aplicações de IA fiáveis ​​e a utilização de dados recolhidos de forma ética em língua portuguesa de Portugal. De acordo com Daniela Braga, Fundadora e CEO da Defined.ai, “Este novo consórcio tem uma missão muito clara: desenvolver programas de IA de língua portuguesa europeia, algo que, até à data, ainda não tem sido abordado de forma eficiente no campo da IA ​​Conversacional, especialmente no setor público e domínios específicos da indústria.” 

Acrescenta ainda que “Se um programador quiser usar interfaces de voz no mercado português, vê-se na obrigação de usar modelos genéricos com bastante margem de erro ou em inglês e português do Brasil, não sendo este o idioma preferencial dos portugueses. Colmatar esta lacuna é um dos principais objetivos deste consórcio que agora anunciamos.”

Além da Defined.ai – que irá liderar o novo consórcio – fazem parte da Accelerat.ai, um conjunto de empresas que inclui Devscope, NOS, Instituto Superior Técnico de Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, FC.Id e INESC-Id. Empresas como a IBM, Microsoft, Axians, Talkdesk e KPMG juntam-se com potenciais parceiros e/ou conselheiros. Na lista de clientes interessados estão a Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco e Santander (no setor da banca), SPMS e SNS (no Ministério da Saúde), AMA (Transformação Digital), Ministério da Segurança Social, EDP e Galp (nos setores da eletricidade e gás), a NOS, e ainda a Worten e a seguradora Fidelidade.

O novo consórcio irá criar 44 novos postos de trabalho qualificado em Portugal, e contará ainda com o contributo de milhares de portugueses que, em regime crowd-source, criam os dados para o desenvolvimento desta tecnologia.  

Melhorar o atendimento ao cliente – em língua materna

O novo consórcio Accelerat.ai irá desenvolver uma tecnologia exclusiva que pode ser facilmente expandida para outros mercados da UE, e que permitirá otimizar o atendimento ao cliente nos setores público e privado através de assistentes virtuais emparelhados com centros de contacto como um serviço em português europeu. Com estas melhorias, estima-se que será possível reduzir os custos alocados ao automatizar 80% das resoluções de apoio ao cliente. A Accelerat.ai dará aos clientes acesso à tecnologia de IA mais recente de uma forma independente do fornecedor de cloud, infraestrutura ou tecnologia. 

Os clientes poderão escolher qual a tecnologia, seja modelo completo de IA conversacional, componente de reconhecimento de voz (ASR), componente de processamento de linguagem natural (NLP) ou resposta de texto para voz (TTS) que melhor se enquadra no seu serviço. O modelo de negócio será também baseado em subscrições flexíveis e fáceis de configurar. 

“Algumas das aplicações terão avatares de voz e vídeo que falarão com as pessoas, tornando possível encomendar comida por voz sem tirar os olhos do jogo de futebol ou confirmar a receção do cheque família e transferi-lo para a conta poupança enquanto se conduz” esclarece Daniela Braga, a propósito deste lançamento. 

O atendimento ao cliente estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e a um custo extraordinariamente mais reduzido. Inicialmente concebido para ajudar os portugueses, este sistema irá impactar todos os cidadãos da UE no futuro devido à sua modularidade multilingue.


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