Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Devoteam deixa dicas para ajudar as empresas a serem mais sustentáveis

Devoteam deixa dicas para ajudar as empresas a serem mais sustentáveis
Share it:

 Devoteam deixa dicas para ajudar as empresas a serem mais sustentáveis

  • É imperativo que as empresas adotem uma estratégia de TI orientada para a sustentabilidade, bem como processos de negócio mais conscientes em relação ao ambiente.

Num momento em que a sustentabilidade é incontornável quando se fala de garantir o futuro do planeta, é imperativo que as empresas consigam contribuir para ela, para poderem manter a sua competitividade.

A Devoteam, consultora líder focada em estratégia digital, plataformas tecnológicas e cibersegurança, entende que esta realidade se faz sentir particularmente no contexto empresarial dos sistemas de TI e da utilização de dados. Assim, considera dois fatores decisivos para as empresas garantirem a sustentabilidade dos seus negócios no futuro: uma estratégia de TI orientada para a sustentabilidade e processos de negócio sustentáveis.

A importância de contar com uma estratégia de negócio sustentável

Alguns decisores e gestores empresariais temem o impacto negativo que uma estratégia sustentável pode ter na sua gestão orçamental. Embora este tipo de orientação corporativa seja sempre positivo para o ambiente, ainda é demasiadas vezes percecionado como sendo incompatível com as práticas comerciais.

A realidade é precisamente o contrário: uma estratégia de negócios centrada na sustentabilidade e na proteção ambiental é sempre mais vantajosa para as finanças das empresas. Ainda que tal possa não acontecer no imediato, é garantido a longo prazo. Quanto mais cedo as empresas incorporarem práticas comerciais adequadas nos processos existentes e utilizarem esta estratégia para planear os próximos passos da sua transformação digital, mais bem preparadas para o futuro estarão.

Assim, os líderes devem colocar-se quatro questões, cujas respostas são essenciais para alcançarem a sustentabilidade do seu ambiente de TI e de negócios:

  • Que hardware ou soluções Platform as a Service (PaaS) estão a ser utilizados para o armazenamento de dados?
  • De que forma são geridos os dados – e está a tirar-se o máximo proveito deles?
  • Que software é util?
  • Que estratégia cultural está definida para impulsionar ações sustentáveis?

Adotar processos de negócio sustentáveis

Começar a pensar na melhor forma de implementar uma estratégia de sustentabilidade é crucial. As conversações sobre o tema deverão abordar de que forma os processos de trabalho e equipamentos podem ser tornados eficientes em termos de carbono, bem como de que forma as políticas corporativas podem ser adaptadas e implementadas em toda a empresa.

Como o fazer na prática? Um bom exemplo é a transição para softwares e hardwares sustentáveis, que permitirá economizar recursos importantes, como a energia, de forma mais eficaz do que nos processos de negócio convencionais. Por outro lado, se uma empresa recorrer a fornecedores de soluções Cloud como Microsoft Azure, não terá necessidade de centros de dados dispendiosos. Recursos adicionais podem ser adicionados de forma flexível na Cloud, conforme as necessidades do momento – uma circunstância que apenas aumentaria as dificuldades e custos associados, se fossem utilizados os próprios centros de dados físicos.

As boas notícias são que as empresas que começam a abordar a questão da sustentabilidade já podem beneficiar das conquistas de outros pioneiros. A Microsoft, por exemplo, tem trabalhado arduamente para definir padrões ambientais e alcançar objetivos de sustentabilidade, e os seus serviços Cloud são agora neutros em carbono, e por isso uma solução perfeita para a transformação digital. Ninguém espera que os decisores tenham uma solução única, pronta a utilizar, que defina o rumo perfeito para a próxima década. Pelo contrário: estes planos devem ser elaborados em detalhe e implementados de modo ajustado aos processos individuais de cada empresa.

“Na Devoteam acreditamos na missão de utilizar a nossa experiência e conhecimento para ajudar a moldar o futuro de forma sustentável, tanto para os nossos clientes como para todas as gerações futuras. Cada vez mais empresas, independentemente da sua dimensão, utilizam infraestruturas e ambientes de TI sofisticados; por isso, os decisores e os responsáveis enfrentam a árdua tarefa de criar um ambiente digital sustentável e moderno. Naturalmente, este processo não pode ser conduzido apenas com retórica,” comentou Joana Salvado, Executive Director & Head of M Cloud da Devoteam. “É tempo de abordar a questão com uma mentalidade prática e definir prazos claros, para alcançar progressos significativos o mais rapidamente possível. É razoável e oportuno que os decisores possam contar com o apoio de empresas especializadas, como a Devoteam e a Microsoft, para enfrentar este desafio. Quando confrontados com uma tarefa desta dimensão, só é benéfico poder confiar em abordagens práticas, tecnologias modernas e ideias inovadoras para implementar a estratégia de sustentabilidade mais adequada.”

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: