Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

EAD apoia Museu do Aljube na digitalização de mais de 35 mil páginas do seu espólio

EAD apoia Museu do Aljube na digitalização de mais de 35 mil páginas do seu espólio
Share it:

 EAD apoia Museu do Aljube na digitalização de mais de 35 mil páginas do seu espólio

Foram digitalizados parte dos fundos de Oliveira Pio e Artur Pinto

A EAD - Empresa de Arquivo de Documentação, pioneira e líder de mercado de gestão documental em regime de outsourcing em Portugal, apoiou o Museu do Aljube Resistência e Liberdade na digitalização de parte do seu espólio, que agora está disponível online. Um dos principais objetivos deste projeto é potenciar o acesso simultâneo de arquivos, como é possível agora com os três fundos do museu: Oliveira Pio, Lino Bicari e da Biblioteca-Museu República e Resistência.

O processo de descrição e digitalização foi feito em três fases, ao longo de 2021 e 2022, tendo sido descritas 265 unidades de instalação do Museu República e Resistência e digitalizadas 16 737 páginas, às quais se somaram 15 760 páginas digitalizadas em relação ao espólio de Oliveira Pio e mais 2505 páginas do espólio de Artur Pinto, num volume total superior a 35 mil páginas.  Entre os formatos de arquivo estão cartas, comunicados, deliberações, declarações, recortes de imprensa e outras publicações.

O trabalho de digitalização dos espólios do museu encontra-se em curso e periodicamente a instituição torna-os públicos. A parceria entre a EAD e o museu tem, assim, contribuído para aprofundar a investigação sobre a resistência à ditadura e a luta pela liberdade.

A realização do projeto surge no âmbito dos serviços de digitalização de documentação histórica, com recurso a book scanners, equipamentos adequados à digitalização de livros antigos, telas, quadros, documentos planos, obras raras e históricas que necessitam de um manuseamento cuidado, com o mínimo de intervenção. No decorrer da realização do projeto, os documentos passam por diversos processos de controlo de qualidade, que globam todo o serviço da digitalização, resultando num trabalho final com elevados níveis de confiabilidade.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado deste projeto com o Museu do Aljube, pois esta é uma forma de contribuir para a preservação da história nacional. É importante lembrar de que documentar e preservar faz com que tenhamos sempre acesso ao caminho que nos levou aos dias de hoje”, sublinha João Inocêncio, diretor comercial da EAD.

Share it:

Post A Comment:

0 comments: