Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO EUROPEU APRESENTADO NO CESAE DIGITAL

PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO EUROPEU APRESENTADO NO CESAE DIGITAL
Share it:

PROGRAMA DE REQUALIFICAÇÃO EUROPEU APRESENTADO NO CESAE DIGITAL

 

O CESAE Digital apresentou iniciativa europeia “Reskilling 4Employment (R4E)” que pretende requalificar 20 mil portugueses em situação de desemprego ou profissões de risco. Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho, define-a como “uma iniciativa de máxima importância para colmatar a necessidade de profissionais qualificados”.

O CESAE Digital realizou, no passado dia 10 de novembro, a Sessão de Abertura do Programa R4E – Reskilling for Employment, nas suas instalações no Porto e que contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes e de representantes de algumas das maiores empresas nacionais e que estão também incluídas neste programa como a SAP, o BPI, Fidelidade, Sonae, Millennium, Galp, CTT, Bosch e Manpower.

Durante a sessão, Miguel Fontes destacou a importância do programa Reskilling for Employment (Requalificar para o Emprego) classificando-a como “uma iniciativa de máxima importância para colmatar a necessidade de profissionais qualificados”. Este foi também o momento de congratular as empresas que “tomaram nas suas mãos a liderança de perceberem que ao abrigo das suas necessidades e da sua responsabilidade social deviam dinamizar uma iniciativa com estas características”, realçando ainda o papel do CESAE Digital como um centro de excelência focado na requalificação digital.

Para Luís Manuel Ribeiro, presidente do CESAE Digital, requalificar, é hoje, “a resposta mais rápida e mais eficaz para colmatar as necessidades do mercado. Daí a importância deste programa, que muito nos orgulhamos de integrar.”

 Por seu lado, António Pêgo, diretor do CESAE digital, realçou a importância de ter o apoio das empresas parceiras e que estão “no lado bom da qualificação”, referindo ainda que “este é um programa europeu, que terá o CESAE Digital como um dos responsáveis do cluster digital, e que nos vai permitir criar programas de formação à medida das empresas e das necessidades de requalificação”.

Espera-se que o R4E – Reskilling for Employment venha requalificar 20 mil portugueses em situação de desemprego ou com profissões em risco até 2025.

 Nesta sessão de apresentação do R4E – Reskilling for Employment, estiveram também presentes o Presidente do IEFP, Domingos Lopes; o Presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro; a Delegada Regional do Norte IEFP, Carla Vale; a Diretora do Departamento de Formação Profissional do IEFP, Conceição Matos; assim como os membros do Conselho de Administração do CESAE Digital e alguns representantes das Empresas PRO_MOV R4E.

O PRO_MOV R4E é um programa de formação que tem como objetivo a requalificação de profissionais para o emprego. O programa acompanha o formando desde a candidatura até aos primeiros meses do novo emprego. Adicionalmente, ajuda na seleção da formação mais adequada, organiza visitas ao futuro local de trabalho e prepara os formandos para as entrevistas de emprego. O PRO_MOV aloca também um mentor com experiência na área de formação do formando, de modo que este seja acompanhado ao longo do seu percurso e na adaptação ao novo emprego.

De referir que como responsável pela formação da área digital, o CESAE Digital deu já início ao primeiro curso, integrado neste programa, o Software Developer, que começou no passado dia 2 de novembro. Este curso pretende promover a requalificação profissional de jovens e adultos e capacitar profissionais para o domínio técnico especializado em temáticas relacionadas com a programação e desenvolvimento de plataformas web e mobile, gestão de bases de dados e engenharia de software.

O curso de Software Developer conta com uma turma bastante heterogénea, tanto nas idades, como nos níveis de qualificação ou nas antigas experiências profissionais. Desde um pianista de jazz, a informáticos, a um assistente administrativo, como alunos recém-formados do ensino secundário ou a especialistas em marketing digital, a turma é composta por adultos esperançosos e empenhados em mudar a sua vida e entrar no mercado de trabalho com uma qualificação especializada numa área com tantas potencialidades.

Luís Manuel Ribeiro, destaca ainda a importância do empenho dos formandos e da sua coragem em mudar de carreira e não duvida do seu sucesso no reingresso no mercado de trabalho, após concluírem esta formação. Requalificar é acrescentar valor à formação e experiência de cada participante!

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: